
Rotações Laboratoriais B
Código
10773
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
3.0
Professor responsável
Luís Jaime Gomes Ferreira da Silva Mota
Horas semanais
4
Total de horas
32
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido novas competências relacionadas com a realização de trabalho experimental de investigação, nomeadamente:
-Planear o trabalho experimental
-Registar correctamente e de forma sistematizada os resultados
-Analisar criticamente os resultados, reajustar hipóteses e procedimentos de trabalho
-Discutir os seus resultados no contexto global do projecto
-Descrever e discutir os resultados por escrito
Pré-requisitos
Estar inscrito no Mestrado de Genética Molecular e Biomedicina.
Conteúdo
O conteúdo programático da unidade curricular está ligado ao projeto de investigação no qual o aluno está inserido. O aluno deverá completar um conjunto de tarefas experimentais contabilizando 32 h de laboratório. Pretende-se que o aluno fique a conhecer em detalhe o projeto de investigação na sua globalidade e que compreenda de que forma as tarefas que lhe foram atribuídas contribuem para os objectivos globais.
Bibliografia
A bibliografia estará relacionada com o projecto de investigação ao qual cada estará associado.
Método de ensino
A aprendizagem decorrerá principalmente no laboratório sob orientação do investigador envolvido no projecto ao qual o estudante está associado. A discussão de resultados e o planeamento decorrerão de forma flexível durante as sessões de laboratório. Para além disso espera-se que o aluno estude em autonomia a bibliografia indicada em cada caso que consistirá tipicamente num conjunto de artigos científicos que enquadram a temática do projecto.
No decurso do trabalho o desempenho do aluno será avliado tendo em conta a sua motivação e interesse e a sua capacidade para desenvolver e planear o trabalho e discutir resultados. No final será também avaliado o relatório final do trabalho e arespectiva discussão.
Método de avaliação
A avaliação será feita por meio de um relatório sobre as actividades desenvolvidas (40% da nota final) e avaliação contínua do desempenho de cada aluno por parte dos docents envolvidos (60% da nota final). O desempenho do estudante no laboratório deverá ter em conta:
-interesse, motivação, postura
-planeamento e preparação do trabalho experimental
-caderno de laboratório
-capacidade de analisar criticamente os resultados