
Novas Tecnologias no Ensino da Matemática
Código
10787
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Matemática
Créditos
6.0
Professor responsável
António Manuel Dias Domingos
Horas semanais
5
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta disciplina tem como objectivo geral proporcionar aos alunos uma abordagem dos vários tipos de tecnologias disponíveis, cuja utilização na sala de aula possa favorecer o ensino e a aprendizagem da matemática. Pretende-se assim:
Identificar os novos objectivos educacionais que se tornam relevantes com o aparecimento das novas tecnologias,
Discutir as condições de sucesso para a integração das novas tecnologias na atividade da sala de aula,
Explorar em pormenor o funcionamento de cada uma das tecnologias apresentadas,
Identificar as potencialidades e limitações de cada uma delas,
Desenvolver materiais para a sala de aula, tendo por base a utilização das tecnologias estudadas.
Pré-requisitos
não tem
Conteúdo
O programa da disciplina é composto pelos seguintes temas:
Calculadoras gráficas – funções
Calculadoras gráficas – estatística e sucessões
Sensores para recolha dados
Internet (applets, Moodle)
Cabri-géomètre (2D, 3D)
Geometer’s Sketchpad
Calculadoras gráficas TI Nspire CX e CAS
Derive
Excel
Modellus
Bibliografia
Domingos, A. (1994). Materiais para a aula de matemática. Funções e modelação. Lisboa: Projecto Pólya, Secção Ciências da Educação da FCT/UNL.
Junqueira, M. (1994). Materiais para a aula de matemática. Geometria. Lisboa: Projecto Pólya, Secção Ciências da Educação da FCT/UNL.
Ponte, J. P., Canavarro, A. P. (1997). Matemática e Novas Tecnologias. Lisboa: Universidade Aberta.
Veloso, E. (Ed.). (1998). Geometria. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Wilder, S. J., & Pimm, D. (2005). Teaching Secondary Mathematics with ICT: Open University Press.
Hoyles, C.; Lagrange, J. (2010). Mathematics Education and Technology – Rethinking the Terrain: Springer.
Método de ensino
Os alunos serão organizados em grupos. Cada grupo será responsável pelo enquadramento teórico de um tema, gerindo a discussão do mesmo com os restantes alunos.
Cada grupo será responsável pela apresentação/exploração de uma ou mais tecnologias. Deverá ainda elaborar/selecionar um conjunto de tarefas para a sala de aula cuja exploração possa ser fortemente beneficiada pelo recurso à tecnologia.
O professor apoia os alunos nas preparação das suas apresentações. Por vezes pode fazer uma introdução prévia ao tema em estudo.
Método de avaliação
A avaliação será contínua e terá por base:
- a participação dos alunos no trabalho da aula,
- a apresentação/exploração do uso das tecnologias,
- a elaboração/seleção de um conjunto de tarefas, a ser explorado com base no uso da tecnologia.