Faculdade de Ciências e Tecnologia

Novas Tecnologias no Ensino da Matemática

Código

10787

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

António Manuel Dias Domingos

Horas semanais

5

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta disciplina tem como objectivo geral proporcionar aos alunos uma abordagem dos vários tipos de tecnologias disponíveis, cuja utilização na sala de aula possa favorecer o ensino e a aprendizagem da matemática. Pretende-se assim:

Identificar os novos objectivos educacionais que se tornam relevantes com o aparecimento das novas tecnologias,

Discutir as condições de sucesso para a integração das novas tecnologias na atividade da sala de aula,

Explorar em pormenor o funcionamento de cada uma das tecnologias apresentadas,

Identificar as potencialidades e limitações de cada uma delas,

Desenvolver materiais para a sala de aula, tendo por base a utilização das tecnologias estudadas.

Pré-requisitos

não tem

Conteúdo

O programa da disciplina é composto pelos seguintes temas:

Calculadoras gráficas – funções

Calculadoras gráficas – estatística e sucessões

Sensores para recolha dados

Internet (applets, Moodle)

Cabri-géomètre (2D, 3D)

Geometer’s Sketchpad

Calculadoras gráficas TI Nspire  CX e CAS

Derive

Excel

Modellus

Bibliografia

Domingos, A. (1994). Materiais para a aula de matemática. Funções e modelação. Lisboa: Projecto Pólya, Secção Ciências da Educação da FCT/UNL.

Junqueira, M. (1994). Materiais para a aula de matemática. Geometria. Lisboa: Projecto Pólya, Secção Ciências da Educação da FCT/UNL.

Ponte, J. P., Canavarro, A. P. (1997). Matemática e Novas Tecnologias. Lisboa: Universidade Aberta.

Veloso, E. (Ed.). (1998). Geometria. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

Wilder, S. J., & Pimm, D. (2005). Teaching Secondary Mathematics with ICT: Open University Press.

Hoyles, C.; Lagrange, J. (2010). Mathematics Education and Technology – Rethinking the Terrain: Springer.

Método de ensino

Os alunos serão organizados em grupos. Cada grupo será responsável pelo enquadramento teórico de um tema, gerindo a discussão do mesmo com os restantes alunos.

Cada grupo será responsável pela apresentação/exploração de uma ou mais tecnologias. Deverá ainda elaborar/selecionar um conjunto de tarefas para a sala de aula cuja exploração possa ser fortemente beneficiada pelo recurso à tecnologia.

O professor apoia os alunos nas preparação das suas apresentações. Por vezes pode fazer uma introdução prévia ao tema em estudo.

Método de avaliação

A avaliação será contínua e terá por base:

- a participação dos alunos no trabalho da aula,

- a apresentação/exploração do uso das tecnologias,

- a elaboração/seleção de um conjunto de tarefas, a ser explorado com base no uso da tecnologia.

Cursos