
Seminário em Arte e Ciência I
Código
10843
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
3.0
Professor responsável
Christopher Damien Auretta, Robert Wiley
Horas semanais
3
Total de horas
42
Língua de ensino
Português
Objectivos
(i) plano das aprendizagens/aquisições de conhecimentos:
- conceptualizar as ideias motoras da modernidade e a sua evolução até aos nossos dias tal como se manifestam na cultura científica e artística
- discernir o impacte da racionalidade científica e técnico-científica na compreensão actual do mundo social e pessoal, bem como a sua representação e mediação por artistas e suas obras
- compreender por via de análise de manifestações da criação científica e artística a relação estreita entre a representação objectiva do mundo (domínio das ciências naturais e das engenharias) e a compreensão da vida com base nas artes interpretativas de imanência histórico-subjectiva
- adquirir uma maior compreensão das técnicas básicas de comunicação escrita e oral
- aprender a pesquisar, documentar e organizar um trabalho de reflexão escrita e/ou oral
- dominar regras essenciais de argumentação com vista ao desenvolvimento de um ponto de vista bem fundado e à expressão de ideias em vários graus de abstracção
(ii) plano da aquisição de competências:
- produzir um discurso crítico acerca de aspectos problemáticos da cultura científica e artística moderna
- contextualizar os fenómenos da cultura artística e científica numa perspectiva diacrónica e dinâmica
- elaborar uma compreensão da cultura artística e científica de um modo coerente e incisivo mediante a utilização de conceitos complexos oralmente e por escrito
- identificar, resumir e desenvolver correctamente o conteúdo, ponto de vista e enquadramento conceptual das obras abordadas
- avaliar de modo coerente e com fluência conceptual exemplos da cultura artística e científica que exijam um elevado grau de análise e de interpretação
Pré-requisitos
Alunos inscritos no Mestrado em Art e Ciência do Vidro/VICARTE
Todos os alunos inscritos num curso de primeiro e segundo ciclos da FCT
Conteúdo
PRIMEIRO SEMESTRE (SEIS TÓPICOS E UM ATELIER DE ESCRITA A DECORRER AO LONGO DO SEMESTRE)
· ARTE E ARTISTA/CIÊNCIA E CIENTISTA: MANIFESTOS, CARTAS, DIÁRIOS E ENTREVISTAS: NA ENCRUZILHADA DA TEORIA E DOS CASOS DE ESTUDO: I
· ARTE, CIÊNCIA E A COMUNIDADE HUMANA: I
Teoria:
Estudos de caso:
· A ARTE E A IMAGEM: A FOTOGRAFIA: I
Teoria:
Estudos de caso:
· A ARTE EM MOVIMENTO: CINEMA: I
Teoria:
Casos de estudo:
· A ARTE E A CIDADE: MODERNIDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM DIÁLOGO COM A ARTE: I
Teoria: Excertos de obras da bibliografia fundamental
Casos de estudo:
· A ARTE E A INVESTIGAÇÃO: A ARTE E O LABORATÓRIO/A ARTE NO LABORATÓRIO: I
Teoria: Arte Molecular Art, Bioarte, Arte multi-media
Casos de estudo:
· ATELIER DE ESCRITA: I
Um workshop para autores de teses, diários e “journaling” e outras formas escritas de auto-apresentação
Bibliografia
Anker, Susanne and Dorothy Nelkin. The Molecular Gaze, Art in the Genetic Age, Kahn, Louis, Writings, Lectures, Interviews, Mazlish, Bruce, The Uncertain Sciences, Silvester, David. Interviews with Frances Bacon, Science, Not Art, Ten Scientist’ Diaries e Art, Not Chance: Nine Artists’ Diaries, The Oxford Book of Modern Science Writing. Org. Richard Dawkins, The Third Culture, Beyond the Scientific Revolution,Wilson, Edward O. Consilience, The Unity of Knowledge
Método de ensino
1) uma abordagem maiêutica na sala de aula: a construção de um saber mediante um diálogo, ora estruturado, ora espontâneo, interligando ideias e obras oriundas da cultura artística e científica moderna;
2) a abordagem a estes temas à luz da conceptualização contemporânea da pedagogia crítica;
3) a utilização de IGNOREes livrescas e multi-média com vista ao desenvolvimento da voz crítica de cada participante em trabalhos escritos e em apresentações orais.
Método de avaliação
Um projecto escrito (com base em ateliers de escrita organizados ao longo do semestre, bem como a elaboração de um diário de reflexões sobre os temas abordados neste seminário); uma apresentação oral no final do semestre; assiduidade e participação semanal no diálogo em torno dos textos teóricos, bem como dos casos de estudo abordados.