
Fotografia Documental
Código
11006
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
3.0
Professor responsável
José António Sanches Ramos
Horas semanais
6
Total de horas
84
Língua de ensino
Português
Objectivos
Introdução
Pretende-se proporcionar condições para que os estudantes do Curso de Conservação e Restauro através da prática com vários materiais e equipamentos, adquiram competências para operar o meio fotográfico de forma crítica e sólida.Neste domínio concede-se prioridade à abordagem dos princípios técnicos que conformam as imagens fotográficas, em especial a tomada de vistas em estúdio e exterior. A frequência deste módulo nesta tecnologia deverá ser entendida como um percurso dinâmico de apreensão de uma matéria a dominar através do conhecimento, tendo como auxílio os equipamentos específicos. Chama-se a atenção que o domínio dos equipamentos tem íntima ligação com uma estruturação mental que tem na sua base o conhecimento pela experimentação e pelo estudo.
Objectivos
- Desenvolver exercício e conhecimento dos instrumentos, procedimentos e métodos, privilegiando o processamento fotoquímico p&b e a captação da imagem.
- Consolidar e desenvolver conhecimentos adquiridos, tendo em vista uma compreensão das opções metodológicas documentais.
- Proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos no manuseamento da câmara fotográfica no plano da tomada de vistas, bem como de diferentes IGNOREes de iluminação.
Conteúdo
Conteúdos Programáticos
1 - A formação da Imagem. A Luz.
2 – Emulsões, Fotosensibilidade. Escalas
3- Fotograma.O tempo e o grau de translucidez dos materiais.
4- Registo com caixa com furo de agulha, estenopo. Pin-hole.
5- A noção de abertura relativa: o diafragma. O tempo no binómio com o diafragma fixo.
6- Câmaras fotográficas. Formatos pequenos, médios e grandes.
7- Distâncias focais. Escalas de reprodução. Modificações perspecticas.
9- Profundidade de campo:Ver, manipular, transferir.
10- A exposição quantificada pelo tempo
11- Implicações do tempo na ”construção” da imagem.
12- Materiais fotosensíveis a preto e branco
13- Películas de baixa, média e alta sensibilidade. Processamentos
14- Impressão. Tipos de papéis de ampliação e reveladores.
15- Sensibilidade cromática de películas preto e branco. Filtragens para películas pancromáticas.
16- Iluminação Artificial, luz contínua e instantânea.
17- Teoria da cor para uso fotográfico.
18- Principais tipos de filtros:
- Conversores (séries 80 e 85)
- Correctores (séries 81 e 82)
- Compensadores (séries CC)
19- Síntese aditiva e síntese subtractiva. Princípio das tricromias.
20- Introdução à Fotografia Electrónica (Digital). Equipamentos.Técnicas.
21- Captação electrónica, tratamento e impressão de imagem.
Bibliografia
Método de ensino
Nesta UC desenvolve-se a metodologia de ensino em duas áreas, teórica, com módulos expositivos, e prática. Dividindo-se esta em: tomada de vistas em estúdio e exterior e câmara escura.
No estúdio pratica-se a captação em ambiente digital, de diferentes originais, volumétricos e planos: vidro, metal, madeira,documentos gráficos, texteis, pintura. Executada com duas IGNOREes de iluminação, contínua e instantânea. E diferentes acessórios, difusores e reflectores.
Na câmara escura para além do contacto com a manipulação de materiais p&b e respectivo processamento, os estudantes realizam dois exercícios, fotograma e tomada de vistas em pin hole (estenopo), duas sub disciplinas nativas da fotografia.
Método de avaliação
A execução do Programa baseia-se na explanação e demonstração dos vários conteúdos em aula, e no cumprimento de vários exercícios práticos.Estes exercícios serão avaliados isoladamente tendo no entanto o estudante a exigência de contemplar a execução de um portefólio final, contendoinformações técnicas em forma de memória descritiva.Para a avaliação final será constituído um júri para o efeito que apreciará o portefólio de forma global tendo em conta as avaliações parcelares já realizadas, a assiduidade e a participação e empenho demonstrados nas aulas,atribuindo então a nota final.