Faculdade de Ciências e Tecnologia

Fotografia Documental

Código

11006

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

3.0

Professor responsável

José António Sanches Ramos

Horas semanais

6

Total de horas

84

Língua de ensino

Português

Objectivos

Introdução

Pretende-se proporcionar condições para que os estudantes do Curso de Conservação e Restauro através da prática com vários materiais e equipamentos, adquiram competências para operar o meio fotográfico de forma crítica e sólida.Neste domínio concede-se prioridade à abordagem dos princípios técnicos que conformam as imagens fotográficas, em especial a tomada de vistas em estúdio e exterior. A frequência deste módulo nesta tecnologia deverá ser entendida como um percurso dinâmico de apreensão de uma matéria a dominar através do conhecimento, tendo como auxílio os equipamentos específicos. Chama-se a atenção que o domínio dos equipamentos tem íntima ligação com uma estruturação mental que tem na sua base o conhecimento pela experimentação e pelo estudo. 

Objectivos

 - Desenvolver exercício e conhecimento dos instrumentos, procedimentos e métodos, privilegiando o processamento fotoquímico p&b e a captação da imagem. 

- Consolidar e desenvolver conhecimentos adquiridos, tendo em vista uma compreensão das opções metodológicas documentais. 

- Proporcionar o desenvolvimento de conhecimentos no manuseamento da câmara fotográfica no plano da tomada de vistas, bem como de diferentes IGNOREes de iluminação. 

 

Conteúdo

Conteúdos Programáticos                     

1 - A formação da Imagem. A Luz.

2 – Emulsões, Fotosensibilidade. Escalas          

3- Fotograma.O tempo e o grau de translucidez dos materiais.           

4- Registo com caixa com furo de agulha, estenopo. Pin-hole.           

5- A noção de abertura relativa: o diafragma. O tempo no binómio               com o diafragma fixo.           

6- Câmaras fotográficas. Formatos pequenos, médios e grandes.           

7- Distâncias focais. Escalas de reprodução. Modificações             perspecticas.                         

9- Profundidade de campo:Ver, manipular, transferir.           

10- A exposição quantificada pelo tempo           

11- Implicações do tempo na ”construção” da imagem.

12- Materiais fotosensíveis a preto e branco           

13- Películas de baixa, média e alta sensibilidade.                  Processamentos                            

14- Impressão. Tipos de papéis de ampliação e reveladores.           

15- Sensibilidade cromática de películas preto e branco. Filtragens para películas pancromáticas.           

16- Iluminação Artificial, luz contínua e instantânea.                      

17- Teoria da cor para uso fotográfico.                     

18- Principais tipos de filtros:         

- Conversores (séries 80 e 85) 

- Correctores  (séries  81 e 82) 

- Compensadores (séries CC)                     

19- Síntese aditiva e síntese subtractiva. Princípio das tricromias.                     

20- Introdução à Fotografia Electrónica (Digital).             Equipamentos.Técnicas.                       

21- Captação electrónica, tratamento e impressão de imagem. 

 

Bibliografia

ADAMS, Ansel, The Negative. Trustees of The Ansel Adams Publishing Rights Trust, 1981                                                    ADAMS, Ansel, The Print. Trustees of The Ansel Adams Publishing Rights Trust,1983                                                ADAMS, Ansel, The Camera. Trustees of The Ansel Adams Publishing Rights Trust,1980ANG, Tom, Manual de Fotografia Digital, Civilização Editores,Porto, 2004AUMONT, Jacques , L’Image,: Nathan. Paris, 1990BOURDIEU,Pierre, (dir.),Un art moyen, essai sur les usages sociaux de la photographie. Éditions de                                                                                             Minuit, 2 iéme edit. Paris , 1995BURGIN,Victor, (dir),Thinking Photography. Ed, Macmillan Press, London, 1982BARTHES, Roland,  A Câmara Clara,: Ed. 70. Lisboa, 1981DALY,Tim, Fotografia Digital- um guia prático, Centralivros, Lisboa, 2000DUBOIS, Philippe,  O Acto Fotográfico,: Veja, Lisboa, 1992EPHRAUMS, Eddie, De la Chambre Noire au Numerique,La Compagnie du Livre, Paris,2005FRADE, Pedro, Miguel  Figuras do Espanto,: ASA. Lisboa,1992FREUND, Giséle, Fotografia e Sociedade,: Vega, 2ª ed. Lisboa 1995GERVEREAU, Laurent, Voir, Comprendre, Analyser les Images,: La Decouverte. Paris 1997JACOBSON, Ralph E. Manual de Fotografia, Omega. 1996JOLY, Martine  L’Image et les Signes,: Nathan Université. Paris 1994KRAUS, Rosalind  Le Photographique,: Ed. Macula. Paris 1990LABBE, Pierre, Photoshop CS2, Éditions Eyrolles, Paris, 2005MARIN, Louis  Des Pouvoirs de l’Image,: Seuil. Paris 1993SONTAG, Susan  Ensaios sobre a Fotografia, Lisboa: Dom Quixote. 1986TARRANT, Jon,Digital Camera Techniques, Focal Press, 2003VILCHES, Lorenzo  La lectura de la imagen, Barcelona: Paidós. 1995

 

Método de ensino

 

 

Nesta UC desenvolve-se a metodologia de ensino em duas áreas, teórica, com módulos expositivos, e prática. Dividindo-se esta em: tomada de vistas em estúdio e exterior e   câmara escura.

No estúdio pratica-se a captação em ambiente digital, de diferentes originais, volumétricos e planos: vidro, metal, madeira,documentos gráficos, texteis, pintura. Executada com duas IGNOREes de iluminação, contínua e instantânea. E diferentes acessórios, difusores e reflectores.

Na câmara escura para além do contacto com a manipulação de materiais p&b e respectivo processamento, os estudantes realizam dois exercícios, fotograma e tomada de vistas em pin hole (estenopo), duas sub disciplinas nativas da fotografia.

 

Método de avaliação

A execução do Programa baseia-se na explanação e demonstração dos vários conteúdos em aula, e no cumprimento de vários exercícios práticos.Estes exercícios serão avaliados isoladamente tendo no entanto o estudante a exigência de contemplar a execução de um portefólio final, contendoinformações técnicas em forma de memória descritiva.Para a avaliação final será constituído um júri para o efeito que apreciará o portefólio de forma global tendo em conta as avaliações parcelares já realizadas, a assiduidade e a participação e empenho demonstrados nas aulas,atribuindo então a nota final.

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