Faculdade de Ciências e Tecnologia

Gravação Eletrónica de Informação

Código

11049

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências dos Materiais

Créditos

6.0

Professor responsável

Joana Maria Doria Vaz Pinto Morais Sarmento, Pedro Miguel Cândido Barquinha

Horas semanais

5

Total de horas

5

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final desta unidade curricular pretende-se que o aluno tenha noções consolidadas sobre os diferentes tipos de memórias (voláteis e não voláteis) e arquiteturas actualmente existentes, dando um enfoque especial à tecnologia Flash. Pretende-se que o aluno adquira competências inerentes à caracterização eléctrica dos dispositivos de memória. Irão ser abordadas as tecnologias emergentes nesta área e pretende-se ainda que o aluno possa desenvolver um conhecimento crítico e e fundamentado nesta área onde irão ser lançados novos trabalhos de investigação no departamento.

Pré-requisitos

A unidade curricular não tem este ano precedências obrigatórias, embora seja recomendao que os estudantes tenham os conceitos inerentes às disciplinas de Física (I, II ou III)  e Microelectrónica.

Conteúdo

  • Evolução da tecnologias de Armazenamento e memória: Classificação e requisitos
  • Memória e Gravação de informação: Processamento de informação e armazenamento.
  • Memórias com base na tecnologia dos Semicondutores; Arquiteturas e componentes
  •        RAM (SRAM, DRAM), ROM (Mask ROM, PROM, EPROM)
  • Dispositivos de Armazenamento Óticos
  • Dispositivos de Armazenamento Magnético (Discos rígidos)
  • Tecnologia Flash:
  1.      Principios de fabricação e caracterização
  2.     Optimização (materiais, camadas de armazenamentod e carga, configurações)
  3.     Limitações
  • Memórorias RAM Ferro-eléctricas (FeRAM)
  • Memórias de Mudança de Fase (PCM-RAM)
  • Memórias RAM resistivas ReRAM
  • CBRAM (Conductive Bridge RAM)
  • Memristors para memórias não voláteis

Bibliografia

  • D. K. Schroder, Semiconductor Material and Device Characterization, 3rd ed., Wiley (2006).
  • A.K. Sharma, Advanced Semiconductor Memories: Architectures, Designs and Applications, Wiley -IEEE Press, (2002).
  • Hai Li and Yiran Chen, Nonvolatile Memory Design: Magnetic, Resistive, and Phase Changing, CRC Press, (2011).
  • B. Jacob, S.W. Ng, D.T. Wang, Memory Systems: Cache, DRAM, Disk, Morgan Kaufmann Publishers, Elsevier, (2008).
  • M.A. Plonus, Applied Electromagnetics, McGraw-Hill (1986)

Método de ensino

A disciplina é constituída por aulas teórico-práticas (TP) e aulas práticas (P). Nas aulas TP, os conceitos teóricos relativos aos dispositivos de gravação e memória são apresentados, enquadrando esta tecnologia com as técnicas de fabricação e de caracterização que foram referidas noutras unidades UC. As aulas P incluem sessões de resolução de problemas, sessões de exploração/inspeção de dispositivos de memória comerciais (magnéticos, óticos e de semicondutores) e sessões laboratoriais em dispositivos de microeletrónica fabricados nos nossos laboratórios. Ao longo do semestre vão sendo realizados mini-testes de 10 a 15 minutos de duração, que permitem avaliar o acompanhamento da matéria e integrar o aluno nos trabalhos apresentados. No final, os alunos realizam um mini-projecto em grupo onde podem aprofundar temas específicos, e prepararam uma apresentação do tema que será avaliada em termos da qualidade do material apresentado, do trabalho de grupo e da componente individual.

Método de avaliação

Nota final: (50% parte teórica + 50 % parte prática)

A componente teórica terá um peso de 50% do valor da nota final, e é obtida através de: i) realização de dois testes durante o semestre (T1 e T2)  e em que a média dos dois testes deverá ser superior a 9.5 valores; ii) Realização de uma exame no final do semestre que engloba toda a matéria e em que para aprovação à cadeira a nota deverá ser superior a 9.5 valores.

A componente prática tem um peso de 50 % na nota final e é obtida através da frequência nas aulas práticas e resposta questionários práticos que irão ser fornecidos aos alunos durante as aulas práticas (30%), e na apresentação de um trabalho em grupo sobre um tema a fornecer durante o semestre relativo a tecnologias de memória (20%).

Frequência:

 - Componente prática aprovada. (superior a 9.5 valores)

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