Faculdade de Ciências e Tecnologia

Empreendedorismo

Código

11128

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa

Créditos

3.0

Total de horas

45

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final desta unidade curricular, os alunos deverão ter desenvolvido um espírito empreendedor, uma atitude de trabalho em equipa e estar aptos a:

1) Identificar ideias e oportunidades para empreenderem novos projetos;

2) Conhecer os aspetos técnicos e organizacionais inerentes ao lançamento dos projetos empreendedores;

3) Compreender os desafios de implementação dos projetos (ex: mercado, financiamento, gestão da equipa) e encontrar os meios para os ultrapassar;

4) Expor a sua ideia e convencer os stakeholders.

Pré-requisitos

O conteúdo programático foi desenhado para incentivar o aluno ao empreendedorismo e à perceção e análise da envolvente em busca de oportunidades de negócio, de forma a que consiga aplicar os conhecimentos adquiridos:

1) na transformação de conhecimento científico em ideias de negócio;

2) na criação, seleção e desenvolvimento de uma ideia para um novo produto ou serviço;

3) na elaboração de um plano de negócio e de um plano de marketing;

4) na exposição das suas ideias em curto tempo e em ambientes stressantes.

Conteúdo

O empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento pessoal e organizacional. Processos de criação de ideias. A proteção da propriedade intelectual: patentes e formalismos técnicos. A gestão de um projeto de empreendedorismo: planeamento; comunicação e motivação; liderança e gestão de equipas Marketing e inovação para o desenvolvimento de novos produtos e negócios. O plano de negócios e o estudo técnico-financeiro. Financiamento e Sistemas de Incentivos: formalidades e formalismos. A gestão do crescimento e o intra-empreendedorismo.

Bibliografia

Livros:

Paul Burns, (2010), "Entrepreneurship and Small Business: Start-up, Growth and Maturity", Palgrave Macmillan, 3rd Ed.

Kotler, P. (2011), "Marketing Management", Prentice-Hall.

Shriberg, A. & Shriberg (2010), "Practicing Leadership: Principles and Applications", John Wiley & Sons, 4th Ed., USA.

Spinelli, S. & Rob Adams (2012). “New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century”. McGraw-Hill Higher Education; 9 Ed.

Thomas H. Byers, Richard C. Dorf, Andrew Nelson (2010) “Technology Ventures: From Idea to Enterprise”, 3rd Ed., McGraw-Hill Higher Education

Robert D. Hisrich, (2009). "International Entrepreneurship: Starting, Developing, and Managing a Global Venture", Sage Publications, Inc

R.D. Hisrich, M.P. Peters & D.A. Shepherd, “Entrepreneurship”, 7th ed., McGraw-Hill Int’l Ed., 2007.

Scott A. Shane (2008) “Technology Strategy for Managers and Entrepreneurs”, Prentice Hall.

Guy Kawasaki (2004), “The Art of the Start: The Time-Tested, Battle-Hardened Guide for Anyone Starting Anything”, Penguin Group Inc.

                  

Revistas científicas:

Entrepreneurship Theory and Practice (http://eu.wiley.com/WileyCDA/WileyTitle/productCd-ETAP.html)

Journal of Entrepreneurship (http://joe.sagepub.com/)

International Entrepreneurship and Management Journal (http://www.springer.com/business+%26+management/entrepreneurship/journal/11365)

International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research (http://www.emeraldinsight.com/products/journals/journals.htm?id=ijebr)

Entrepreneurship & Regional Development, an International Journal (http://www.tandf.co.uk/journals/tepn)

Journal of Business Venturing (http://www.journals.elsevier.com/journal-of-business-venturing/)

International Small Business Journal (http://isb.sagepub.com/)

Método de ensino

Considerando o tempo disponível (5 semanas), a metodologia de ensino preconiza que em cada semana sejam discutidos e trabalhados (em grupo) os temas apresentados, os quais tinham sido definidos nos objetivos de aprendizagem. Na 1ª semana os temas a abordar estão relacionados com os aspetos estratégicos do empreendedorismo, a geração de ideias, a liderança e a gestão de equipas; como resultado os alunos deverão constituir e organizar as suas equipas para poderem definir o problema que se pretende resolver. Na 2ª semana, os temas apresentados permitirão que o aluno possa evoluir no seu projeto acrescentando opções de soluções ao problema identificado na semana anterior e proceder à seleção de uma delas. Na 3ª semana, a abordagem ao mercado e às condições de comercialização viabilizarão a concretização do plano de marketing. Na 4ª semana, abordar-se-ão os aspetos relacionados com a viabilidade financeira do projeto, possibilitando a realização do respetivo plano de negócio e do seu financiamento. Na última semana, abordar-se-á o processo de exposição da ideia aos potenciais interessados, tendo os alunos que realizar a apresentação e defesa do seu projeto num elevator pitch, perante um júri.

Neste sentido, a metodologia privilegia

1) a apresentação de casos práticos e de sucesso;

2) a promoção de competências nos domínios comportamentais, nomeadamente, no que respeita ao desenvolvimento do sentido crítico, à defesa de ideias e argumentos baseados em dados técnico-científicos, à tolerância e capacidade de gestão de conflitos em situações adversas e stressantes.

3) a participação dos alunos nos trabalhos colocadas ao longo da unidade curricular e a sua apresentação.

Método de avaliação

Este curso será ministrado a alunos dos 4º ou 5º anos dos programas de "Mestrado integrado" e de 2º ciclo (mestrado).

O programa é dimensionado para decorrer entre o 1º e o 2º semestre (Janeiro-Fevereiro), num período de 5 semanas, envolvendo um total de 45 horas presenciais (TP), organizadas em 15 sessões de 3 horas e exigindo um esforço global da ordem de 3 ECTS.

As aulas presenciais baseiam-se na exposição dos conteúdos do programa. Os estudantes serão solicitados a aplicar as competências adquiridas através da criação e desenvolvimento de uma ideia (produto ou negócio).

Assente nos princípios da multidisciplinaridade, as aulas integrarão alunos provenientes de diversos cursos com vista a promover a integração de conhecimento derivado de várias áreas científicas e envolverão professores e "mentores" com background diverso nos domínios da engenharia, da ciência, da gestão e dos negócios.

A avaliação compreende a apresentação e defesa da ideia num elevator pitch e do respetivo relatório (realizado em grupo de 4-5 elementos). A apresentação contribuirá com 50% e o relatório com 50% para a nota final.

Será utilizada a metodologia do “banco de valores” para atribuição da nota individual, de acordo com a seguinte formula:

(  C x N  ) + N / 2

em que C será a classificação do júri e N o nº de elementos do grupo

Cursos