
Processos Ambientais
Código
11485
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
3.0
Professor responsável
Francisco Manuel Freire Cardoso Ferreira, Tomás Augusto Barros Ramos
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta unidade curricular tem como objetivo fornecer conteúdos teóricos e práticos sobre ambiente e sustentabilidade, e respetivos sistemas, fluxos e suas inter-relações, sendo dado especial enfase à avaliação do estado do ambiente e às alterações climáticas e energia.
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam:
- Compreender e conhecer os principais conceitos e indicadores de avaliação do estado do ambiente e do ordenamento território em Portugal, os processos de avaliação de desempenho ambiental, bem como as interações entre energias renováveis e o ambiente, energia e alterações climáticas
- Ser capaz de contribuir para avaliações do estado do ambiente em diferentes setores de atividade económica, incluindo o setor energético e para analisar as interações entre energia, ambiente e alterações climáticas em situações de projetos reais.
Conteúdo
1. Desenvolvimento dos principais conceitos e fundamentos sobre ambiente e sustentabilidade
2. Indicadores de avaliação do estado do ambiente e do ordenamento território em Portugal
3. Processos e métodos de avaliação do desempenho ambiental de atividades económicas
4. Análise da dinâmica das energias renováveis no funcionamento do sistema elétrico – relações entre produção de diferentes IGNOREes, objetivos de redução do consumo, eficiência energética e comportamentos dos consumidores
5. As energias renováveis e a sua interação com o ambiente (vantagens/desvantagens nos domínios ar, água, ruído, conservação da natureza e ordenamento)
6. Energia e alterações climáticas
7. Compreensão dos modelos de desenvolvimento para 2050
Bibliografia
- Agência Portuguesa do Ambiente (Ramos, T.B., Coordenação Científica) (2007). Sistema de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável – SIDS Portugal. Lisboa.
- European Environment Agency (2010) European Environment- State and Outlook. Copenhagen.
- Everett, B., Boyle, G., Peake, S. and Ramage, J., 2012. Energy Systems and Sustainability: Power for a Sustainable Future, 2nd edition, Oxford University Press, 640 pp.
- Mulder, K. (2006) Sustainable Development for Engineers: A Handbook and Resource Guide. Greenleaf Publishing.
- Rotmans, J., Vries, B. (eds.) (1997). Perspectives on Global Change. The Targets Approach. National Institute of Public Health and the Environment. Cambridge, University Press.
- United Nations Environment Programme (2002) Global Environment Outlook. London: Earthscan, UNEP.