
Métodos Matemáticos da Física
Código
11678
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Física
Créditos
6.0
Professor responsável
António Carlos Simões Paiva
Horas semanais
3
Total de horas
60
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os objectivos da disciplina são a aquisição de proficiencia na aplicação de métodos matemáticos na resolução de problemas da física.
Esta disciplina também faz uso de software de álgebra computacional com os alunos a poderem realizar cálculos, gráficos e simulações numéricas.
Pré-requisitos
Aprovação em A.L.G.A. e Análise Matemática IB, IIB, IIIB e IVB, ou Análise Matemática ID, IID e IIID.
Conteúdo
Cálculo Variacional
Séries e Transformadas de Fourier
Complementos de Funções de Variável Complexa
Bibliografia
1- Métodos Matemáticos para Físicos e Engenheiros, José Paulo Santos e Manuel Fernandes Laranjeira, Fundação da FCT
2- Mathematical Methods in the Physical Sciences, Mary L. Boas, Wiley
Método de ensino
A disciplina está organizada em aulas teórico-práticas, em que será apresentada a matéria do curso, incluindo exemplos de aplicação.
Método de avaliação
Artigo 1º
1) De acordo com o Regulamento de Avaliação da FCT a avaliação em “Métodos Matemáticos da Física” enquadra-se no tipo Avaliação distribuída com dispensa de exame final.
Artigo 2º (Classificação da avaliação)
1) A avaliação consiste em dois mini-testes (durante o horário de aulas) e num pequeno projecto a ser implementado com o software "Mathematica".
2) Cada mini-teste tem uma valorização de 30% para a classificação final e o projectos os restantes 40%. A classificação de cada componente de avaliação é arredondada às unidades.
3) Consideram-se aprovados os alunos que na ponderação enumerada no nº2 obtenham classificação final igual ou superior a 10 valores, depois de arredondada às unidades.
4) Os alunos que não obtenham aprovação na Avaliação contínua ou a tendo, pretendam fazer Melhoria, têm a possibilidade de realizar um exame final.
5) Os alunos que na ponderação enumerada no nº2 ou no exame final obtenham classificação final superior a 16 valores, depois de arredondada à unidade, são admitidos a uma prova oral.
6) Na prova oral mencionada no número anterior, os alunos podem subir ou descer a nota final com a garantia de classificação mínima de 16 valores.
7) A ausência à prova oral referida no número anterior traduz a aceitação por parte do aluno da nota final de 16 valores.
8) Nos restantes casos, não previstos nos números anteriores, o aluno reprova à disciplina.