
História da Arte da Antiguidade
Código
2685
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Conservação e Restauro
Créditos
6.0
Professor responsável
Alicia Miguélez Cavero, Rita Andreia Silva Pinto de Macedo
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
OBJECTIVOS
A obra de arte estudada numa perspectiva interdisciplinar, num cruzamento de saberes entre História da arte História //Arqueologia / Conservação e Restauro/
Articular os conhecimentos de História da Arte e os da Conservação e Restauro tendo em conta a valorização do Património de época antiga.
Privilegiar o estudo das manifestações artísticas passíveis de serem objeto de intervenção durante o curso.
Articular os conhecimentos entre História da arte internacional e nacional
Estabelecer metodologias para o estudo da disciplina
COMPETÊNCIAS
No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido aptidões que lhe permitam:
- reconhecer as principais características da arte antiga
- compreender o enquadramento histórico-artístico desse mesmo período
- analisar uma obra de forma individual, bem como estabelecer paralelismos entre obras de um mesmo período
- fazer interligações entre as diversas culturas antigas, tendo a capacidade de reconhecer influências e heranças bem como elementos inovadores
- demonstrar capacidade critica de investigação e desenvolvimento de trabalhos
- ser capaz de aplicar metodologias de investigação em História da Arte
Conteúdo
Introdução
Semana 26 setembro 2016
Aulas 1 e 2 (2h+2h)
O qué é a Arte
O que é a História da Arte?
Actividade: Brain Storming com os alunos
Leitura obrigatória: ARGAN, Giulio C., “Preambulo a história da arte”. In ARGAN, Giulio C. – FAGIOLO, Maurizo (1992) – Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 13-41.
Leitura complementária: Donald Preziosi, “Art History: Making the Visible Legible.” In The Art of Art History: A Critical Anthology, ed by Donald Preziosi. Oxford: University Press, 2009, 7-11.
A Antiguidade
Semana 3 de Outubro 2016
Aulas 3 e 4 (2h+2h)
A Antiguidade: contextualização espacio-temporal. As primeiras manifestações artísticas. A arte da Antiguidade: Culturas.
Actividade: comentário de obras de arte. Como é que se analisa uma obra de arte?
Leitura complementária: Susan Woodford, “Modos de ver pinturas”. A Arte de ver a arte, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 7-13.
O Antigo Egipto
Semana 10 de Outubro 2016
Aulas 5 e 6 (2h+2h)
Topografía e Periodização do Antigo Egipto
As pirâmides
Estudo de caso: O livro dos Mortos
Actividade: Visita de estudo: Museu Nacional de Arqueologia. Visita à coleção de Antiguidades egípcias.
Preparação do trabalho em grupo com apresentação oral no final do semestre: Divisão da turma em grupos que irão estudar uma peça do museu.
Leitura complementária: FIGUEIREDO, Á. (2005) - The Lisbon Mummy Project: The employment of non-destructive methods in mummy studies (226KB pdf).
O Oriente Próximo
Semana 17 de Outubro 2016
Aulas 7 e 8 (2h+2h)
Topografía, periodização e culturas no Próximo Oriente. Mesopotâmia: entre o Tigre e o Eufrates
Estudo de caso: os Fenícios em Portugal
Leitura: Arruda, Ana Margarida; Freitas, Vera Teixeira de; Oliveira, C.P. (2007) – “Os Fenícios e a urbanização no Extremo Ocidente: o caso de Castro Marim”. In Lopez Castro (ed.) - Las ciudades fenicio-punicas en el Mediterráneo Occidental. III Colóquio del Internacional del centro de Estudios Fenicios y punicos, CEFYP, p. 459-482.
https://www.academia.edu/1841274/Os_Fen%C3%ADcios_e_a_urbaniza%C3%A7%C3%A3o_no_Extremo_Ocidente_o_caso_de_Castro_Marim
A Idade de Bronze no Mediterrâneo e a Grécia arcaica
Semana 24 Outubro 2016
Aulas 9 e 10 (2h+2h)
A primeira arte das ilhas Cícladas, Creta e Micenas
Introdução histórica. As origens do templo grego. A Grécia geométrica e o mundo homérico. A criação das ordens arquitectónicas. Os primeiros tipos escultóricos. Os primeiros programas narrativos. Decoração e narrativa na cerâmica arcaica.
Estudo de caso: O vaso François: estudo estilístico, iconográfico e do restauro da peça
Semana 31 de Outubro 2016
Aula 11 - Dia 31 - Visita ao Laboratório de Vidro e Cerámica com a Doutora Augusta Lima.
Aula 12- Dia 1 de Novembro (feriado)
A Grécia clássica
Semana 7 de Novembro 2016
Aulas 13 e 14 (2h+2h)
A Atenas de Péricles
O século IV e a crise da polis clássica
A Acrópole de Atenas e o Partenon
Estudo de caso: Os mármores de Elgin e o processo do seu traslado desde Atenas ao British Museum em Londres. Petição do governo grego para a devolução das peças.
Textos de apoio:
http://www.britishmuseum.org/about_us/news_and_press/statements/parthenon_sculptures.aspx
http://odysseus.culture.gr/a/1/12/ea121.html
O Helenismo
Semana 14 de Novembro 2016
Aulas 15 e 16 (2h+2h)
A herança de Alexandre Magno
O reino de Pérgamo
Estudo de caso: O grupo do Laocoonte. Processos de restauro: a Reconstituição do braço direito
Recursos:
http://www.digitalsculpture.org/laocoon/index02.html
http://www.digitalsculpture.org/laocoon/chronology/index.html
A arte etrusca
Semana 21 de Novembro 2016
Aulas 17 e 18 (2h+2h)
Etrúria e a formação da arte romana
A escultura tumular etrusca
Actividade adicional: Seguimento dos trabalhos em grupo
A arte romana – República e Alto Império
Semana 28 de Novembro 2016
Aulas 19 e 20 (2h+2h)
O Alto Império
Augusto e a arte do século I d.C.
A era dos Antoninos e dos Severos
Estudo de caso: A Ara Pacis Augustae (Roma, 13-19 a.C.). Análise escultórico e iconográfico. Significado político do monumento.
Recursos:
LA ROCCA, E., Ara Pacis Augustae: in occasione del restauro Della fronte orientale. Roma: L‘Erma di Bretschneider, 1995. http://www.lerma.it/bookstore/preview/de000059-preview.pdf
http://www.richardmeier.com/?projects=ara-pacis-museum-2
A arte romana – Baixo Império e Desintegração
Semana 5 de Dezembro 2016
Aulas 21 e 22 (2h+2h)
O Baixo Império
A desintegração do Império Romano
Estudo de caso: a pintura romana em Pompeia
Recursos
Lusitânia romana
Semana 12 de Dezembro 2016
Aulas 23 e 24 (2h+2h)
Seminário com o Professor Pedro Redol
Arquitectura e urbanismo romano em Portugal
Visita de Estudo: Lisboa-Teatro romano. Arquitectura, urbanismo e mosaico romano em Portugal
Recursos
Bibliografia
ALARCÃO, Jorge (dir. ) (1986) – História da Arte em Portugal. Do Paleolitico à arte visigótica. Lisboa; Alfa.
ALARCÃO, Jorge (1986) – O domínio romano em Portugal. Mem Martins: Europa-América.
BAIRRÃO OLEIRO, José Manuel (1995) – Notas sobre mosaicos romanos em Portugal. Estudos de Arte e História. Lisboa: Vega.
CALADO, Margarida, PAIS DA SILVA, Jorge Henrique (2005) - Dicionário de Termos da Arte e Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença.
Como reconhecer... A Arte Egípcia; A Arte Mesopotâmica; A Arte Grega; A Arte Etrusca; A Arte Romana. Lisboa: Edições 70.
GOMBRICH, Ernst H. (1993) – A História da Arte. Lisboa: Editora.
KEMP, Martin (coord.) (2006) – História da Arte no Ocidente. Lisboa: Editorial Verbo.
Método de ensino
METODOLOGIA DE ENSINO
De acordo com os estudos universitários decorrentes do Processo de Bolonha, a metodologia desta disciplina é dinâmica e interactiva. Pretende-se que haja um efectivo envolvimento dos alunos nas aulas, estabelecendo um contínuo diálogo com o professor, quer levantando questões, quer investigando sobre tópicos propostos pela professora, quer discutindo os artigos e textos de leitura obrigatória.
Método de avaliação
METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO
De acordo com os estudos universitários decorrentes do Processo de Bolonha, a metodologia desta disciplina é dinâmica e interactiva. Pretende-se que haja um efectivo envolvimento dos alunos nas aulas, estabelecendo um contínuo diálogo com o professor, quer levantando questões, quer investigando sobre tópicos propostos pela professora, quer discutindo os artigos e textos de leitura obrigatória.
A avaliação da disciplina será contínua e far-se-á com base em três elementos, dois relativos à parte teórica e outro da parte prática. Os elementos da parte teórica consistirão num teste global -realizado no final do semestre e consistente na identificação e comentário de 10 imagens (35% do valor total da avaliação)- e um resumo dum texto, com um 15%. O elemento da parte prática será a realização dum trabalho em grupo (35%) com apresentação final oral (15%).
NF = 0,5NT+0,5*NP
NT=0,35*teste global + 0,15*comentário;
NP = 0,35*trabalho de grupo + 0,15*apresentação;
Critérios de avaliação
Na avaliação da disciplina serão consideradas as seguintes competências:
A objetividade e a capacidade de síntese;
A clareza da expressão escrita, correção ortográfica e domínio da língua portuguesa;
A utilização correta dos conceitos de acordo com os conteúdos das disciplinas;
A utilização correta do vocabulário histórico-artístico
Realização/participação nas atividades da sala de aula:
Realização de trabalho de casa (leitura de textos)