Faculdade de Ciências e Tecnologia

História da Arte da Antiguidade

Código

2685

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

6.0

Professor responsável

Alicia Miguélez Cavero, Rita Andreia Silva Pinto de Macedo

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

OBJECTIVOS

A obra de arte estudada numa perspectiva interdisciplinar, num cruzamento de saberes entre História da arte História //Arqueologia / Conservação e Restauro/

Articular os conhecimentos de História da Arte e os da Conservação e Restauro tendo em conta a valorização do Património de época antiga.

Privilegiar o estudo das manifestações artísticas passíveis de serem objeto de intervenção durante o curso.

Articular os conhecimentos entre História da arte internacional e nacional

Estabelecer metodologias para o estudo da disciplina

COMPETÊNCIAS  

No final desta unidade curricular o estudante terá adquirido aptidões que lhe permitam:

- reconhecer as principais características da arte antiga

- compreender o enquadramento histórico-artístico desse mesmo período

- analisar uma obra de forma individual, bem como estabelecer paralelismos entre obras de um mesmo período

- fazer interligações entre as diversas culturas antigas, tendo a capacidade de reconhecer influências e heranças bem como elementos inovadores

- demonstrar capacidade critica de investigação e desenvolvimento de trabalhos

- ser capaz de aplicar metodologias de investigação em História da Arte 

 

Conteúdo

Introdução

Semana 26 setembro 2016

Aulas 1 e 2 (2h+2h)  

O qué é a Arte

O que é a História da Arte?

Actividade: Brain Storming com os alunos

Leitura obrigatória: ARGAN, Giulio C., “Preambulo a história da arte”. In ARGAN, Giulio C. – FAGIOLO, Maurizo (1992) – Guia de História da Arte. Lisboa: Editorial Estampa, 13-41.

Leitura complementária: Donald Preziosi, “Art History: Making the Visible Legible.” In The Art of Art History: A Critical Anthology, ed by Donald Preziosi. Oxford: University Press, 2009, 7-11.

 

A Antiguidade  

Semana 3 de Outubro 2016

Aulas 3 e 4 (2h+2h)   

A Antiguidade: contextualização espacio-temporal. As primeiras manifestações artísticas. A arte da Antiguidade: Culturas.

Actividade: comentário de obras de arte. Como é que se analisa uma obra de arte?

Leitura complementária:  Susan Woodford, “Modos de ver pinturas”. A Arte de ver a arte, Rio de Janeiro: Zahar Editores, 7-13.

 

O Antigo Egipto

Semana 10 de Outubro 2016

Aulas 5 e 6 (2h+2h)  

Topografía e Periodização do Antigo Egipto

As pirâmides

Estudo de caso: O livro dos Mortos

Actividade: Visita de estudo: Museu Nacional de Arqueologia. Visita à coleção de Antiguidades egípcias.

Preparação do trabalho em grupo com apresentação oral no final do semestre: Divisão da turma em grupos que irão estudar uma peça do museu.

Leitura complementária: FIGUEIREDO, Á. (2005) - The Lisbon Mummy Project: The employment of non-destructive methods in mummy studies (226KB pdf).

 

O Oriente Próximo

Semana 17 de Outubro 2016

Aulas 7 e 8 (2h+2h)  

Topografía, periodização e culturas no Próximo Oriente. Mesopotâmia: entre o Tigre e o Eufrates

Estudo de caso: os Fenícios em Portugal

 
Leitura: Arruda, Ana Margarida; Freitas, Vera Teixeira de; Oliveira, C.P. (2007) – “Os Fenícios e a urbanização no Extremo Ocidente: o caso de Castro Marim”. In Lopez Castro (ed.) - Las ciudades fenicio-punicas en el Mediterráneo Occidental. III Colóquio del Internacional del centro de Estudios Fenicios y punicos, CEFYP, p. 459-482.
https://www.academia.edu/1841274/Os_Fen%C3%ADcios_e_a_urbaniza%C3%A7%C3%A3o_no_Extremo_Ocidente_o_caso_de_Castro_Marim

 

A Idade de Bronze no Mediterrâneo e a Grécia arcaica

Semana 24 Outubro 2016

Aulas 9 e 10 (2h+2h)  

A primeira arte das ilhas Cícladas, Creta e Micenas

Introdução histórica. As origens do templo grego. A Grécia geométrica e o mundo homérico. A criação das ordens arquitectónicas. Os primeiros tipos escultóricos. Os primeiros programas narrativos. Decoração e narrativa na cerâmica arcaica.

Estudo de caso: O vaso François: estudo estilístico, iconográfico e do restauro da peça

Recursos:http://web.archive.org/web/20140211025128/http://www.ac-nancy-metz.fr/enseign/lettres/LanguesAnciennes/Ariane/images_ar/Fr/comune_FirenzeC7-4.pdf

 

Semana 31 de Outubro 2016

Aula 11 - Dia 31 - Visita ao Laboratório de Vidro e Cerámica com a Doutora Augusta Lima.

Aula 12-  Dia 1 de Novembro (feriado)

 

A Grécia clássica

Semana 7 de Novembro 2016

Aulas 13 e 14 (2h+2h)  

A Atenas de Péricles

O século IV e a crise da polis clássica

A Acrópole de Atenas e o Partenon

Estudo de caso: Os mármores de Elgin e o processo do seu traslado desde Atenas ao British Museum em Londres. Petição do governo grego para a devolução das peças.

Textos de apoio:

http://www.britishmuseum.org/about_us/news_and_press/statements/parthenon_sculptures.aspx

http://odysseus.culture.gr/a/1/12/ea121.html

 

O Helenismo    

Semana 14 de Novembro 2016

Aulas 15 e 16 (2h+2h)   

A herança de Alexandre Magno

O reino de Pérgamo

Estudo de caso: O grupo do Laocoonte. Processos de restauro: a Reconstituição do braço direito

Recursos:

http://www.digitalsculpture.org/laocoon/index02.html

http://www.digitalsculpture.org/laocoon/chronology/index.html

 

A arte etrusca

Semana 21 de Novembro 2016

Aulas 17 e 18 (2h+2h)   

Etrúria e a formação da arte romana

A escultura tumular etrusca

Actividade adicional: Seguimento dos trabalhos em grupo

 

A arte romana – República e Alto Império

Semana 28 de Novembro 2016

Aulas 19 e 20 (2h+2h)   

O Alto Império

Augusto e a arte do século I d.C.

A era dos Antoninos e dos Severos

Estudo de caso: A Ara Pacis Augustae (Roma, 13-19 a.C.). Análise escultórico e iconográfico. Significado político do monumento.

Recursos:

LA ROCCA, E., Ara Pacis Augustae: in occasione del restauro Della fronte orientale. Roma: L‘Erma di Bretschneider, 1995. http://www.lerma.it/bookstore/preview/de000059-preview.pdf

http://www.arapacis.it/

http://www.richardmeier.com/?projects=ara-pacis-museum-2

 

 

A arte romana – Baixo Império e Desintegração  

Semana 5 de Dezembro 2016

Aulas 21 e 22 (2h+2h)

O Baixo Império

A desintegração do Império Romano

Estudo de caso: a pintura romana em Pompeia

Recursos

https://www.khanacademy.org/humanities/ancient-art-civilizations/roman/wall-painting/a/roman-wall-painting-styles

 

Lusitânia romana

Semana 12 de Dezembro 2016

Aulas 23 e 24 (2h+2h)  

Seminário com o Professor Pedro Redol

Arquitectura e urbanismo romano em Portugal

Visita de Estudo: Lisboa-Teatro romano. Arquitectura, urbanismo e mosaico romano em Portugal

Recursos

Bibliografia

ALARCÃO, Jorge (dir. ) (1986) – História da Arte em Portugal. Do Paleolitico à arte visigótica. Lisboa; Alfa.

ALARCÃO, Jorge (1986) – O domínio romano em Portugal. Mem Martins: Europa-América.

BAIRRÃO OLEIRO, José Manuel (1995) – Notas sobre mosaicos romanos em Portugal. Estudos de Arte e História. Lisboa: Vega.

CALADO, Margarida, PAIS DA SILVA, Jorge Henrique (2005) - Dicionário de Termos da Arte e Arquitectura. Lisboa: Editorial Presença.

Como reconhecer... A Arte Egípcia; A Arte Mesopotâmica; A Arte Grega; A Arte Etrusca; A Arte Romana. Lisboa: Edições 70.

GOMBRICH, Ernst H. (1993) – A História da Arte. Lisboa: Editora.

KEMP, Martin (coord.) (2006) – História da Arte no Ocidente. Lisboa: Editorial Verbo.

Método de ensino

METODOLOGIA DE ENSINO

De acordo com os estudos universitários decorrentes do Processo de Bolonha, a metodologia desta disciplina é dinâmica e interactiva. Pretende-se que haja um efectivo envolvimento dos alunos nas aulas, estabelecendo um contínuo diálogo com o professor, quer levantando questões, quer investigando sobre tópicos propostos pela professora, quer discutindo os artigos e textos de leitura obrigatória.

 

 

Método de avaliação

METODOLOGIA DE ENSINO E AVALIAÇÃO

De acordo com os estudos universitários decorrentes do Processo de Bolonha, a metodologia desta disciplina é dinâmica e interactiva. Pretende-se que haja um efectivo envolvimento dos alunos nas aulas, estabelecendo um contínuo diálogo com o professor, quer levantando questões, quer investigando sobre tópicos propostos pela professora, quer discutindo os artigos e textos de leitura obrigatória.

A avaliação da disciplina será contínua e far-se-á com base em três elementos, dois relativos à parte teórica e outro da parte prática. Os elementos da parte teórica consistirão num teste global -realizado no final do semestre e consistente na identificação e comentário de 10 imagens (35% do valor total da avaliação)- e um resumo dum texto, com um 15%. O elemento da parte prática será a realização dum trabalho em grupo (35%) com apresentação final oral (15%).

NF = 0,5NT+0,5*NP

NT=0,35*teste global + 0,15*comentário; 

NP = 0,35*trabalho de grupo + 0,15*apresentação; 

 

Critérios de avaliação

Na avaliação da disciplina serão consideradas as seguintes competências:

A objetividade e a capacidade de síntese;
A clareza da expressão escrita, correção ortográfica e domínio da língua portuguesa;

A utilização correta dos conceitos de acordo com os conteúdos das disciplinas;
A utilização correta do vocabulário histórico-artístico

Realização/participação nas atividades da sala de aula:

Realização de trabalho de casa (leitura de textos)

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