Faculdade de Ciências e Tecnologia

História da Arte Contemporânea

Código

2693

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

6.0

Professor responsável

Rita Andreia Silva Pinto de Macedo

Horas semanais

4

Total de horas

68

Língua de ensino

Português

Objectivos

Ao longo desta unidade curricular o estudante adquirirá competências e capacidades que lhe permitam:

- Analisar, de forma problematizada, a arte contemporânea (Séc. XIX e XX), distinguindo a multiplicidade de tendências estéticas, integrando-as no seu contexto histórico e abrindo campo para a fundamentação na produção de juízos.

- pensar criticamente a história da arte contemporânea, conseguindo reflectir sobre a produção artística dos vários períodos fora dos esquemas tradicionais da história da arte.

- demonstrar capacidade crítica na realização de trabalhos de pesquisa ou síntese em história da arte

- compreender as metodologias de investigação em História da Arte, enquanto parte integrante do processo de decisão em intervenções de conservação e restauro.

Conteúdo

1. A Arte dos séculos XIX e XX e a conservação e restauro.

2. Antecedentes do Iluminismo. Razão e sensibilidade.

2.1. Neoclassicismo e revivalismos no contexto do Movimento Romântico.

2.2. A génese da Lisboa Pombalina e as suas consequências.

2.3. Património monumental: revivalismo e ecletismo.

3. Paisagem e retrato ao longo do século XIX.

3.1. Do naturalismo ao realismo na Pintura e na Escultura.

3.2. O surgimento da fotografia. A pintura impressionista.

4. Arquitectura e Urbanismo na segunda metade de Oitocentos: Novos materiais e novas tecnologias.

5. O surgimento da ideia de Vanguarda.

5.1. Expressionismo e Cubismo. Abstracção.

5.2. Futurismo e vanguardas russas. O Dada.

5.3. Regresso à ordem. Surrealismo e Novos Realismos. Os regimes totalitários e a arte entre as duas guerras.

6. O pós II Guerra Mundial nas artes plásticas: as neo-vanguardas.

7. Informalismos, Nova-Figuração, Nouveau Réalisme  e Pop Art.

7.2. A preponderância do objecto na produção artística dos anos 60.

7.3. Profusão de novos materiais. O exemplo KWY.

7.4. Desmaterialização da Arte: perfomance e arte conceptual.

8. Repensar as noções de Conservação e Restauro?

 

Bibliografia

 

 

 BIBLIOGRAFIA GERAL

AA.VV, Art since 1900: Modernism, Antimodernism, Postmodernism (Ed. H. Foster, R. Krauss, Y-A Bois, B. Buchloh), Londres, Thames  Hudson, 2004

AA.VV., História da Arte em Portugal, Lisboa, Publicações Alfa, 1986.

AA.VV., História da Arte Portuguesa, (Dir. Paulo Pereira), Lisboa, Círculo de Leitores, 1995.

AA.VV., Mortality-Imortality?: The Legacy of XXst Century (ed. Miguel Angel Corzo), Los Anheles, Getty, 1999.

A.A.VV., Science et Conscience du Patrimoine - Actes des Entretiens du Patrimoine (dir. Pierre Nora), Paris, Fayard, 1994.

ARGAN, Giulio Carlo, L''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''Arte Moderna, Firenze, Sansoni, 1970 (ed. brasileira: São Paulo, Compaª das Letras, 1992).

BENEVOLO, Leonardo, História de la Arquitectura Moderna, Barcelona, Gustavo Gili, 1996.

CHOAY, Françoise, L''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''Allégorie du Patrimoine, Paris, Editions du Seuil, 1992.

FUSCO, Renato de, História da Arte Contemporânea, Lisboa, Presença, 1988.

FERRIER, Jean-Louis, L''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''Aventure de l''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''Art au XIXème Siècle, Paris, Hachette, 1991.

FRANÇA, José-Augusto, A Arte em Portugal no século XIX, Lisboa, Bertrand, 1991, 2 vols.

FRANÇA, José- Augusto, A Arte em Portugal no século XX, Lisboa, Bertrand, 1991.

FRANCASTEL, Pierre, Arte e Técnica nos séculos XIX e XX, Lisboa, Livros do Brasil, 1963.

GOITIA, Fernando Chueca, Breve História do Urbanismo, Lisboa, Presença, 1982.

HITCHOCK, Henry-Russel, Architecture: nineteenth and twentieth centuries, London, Penguin, 1986. (Arquitectura de los siglos XIX y XX. Madrid, Cátedra, 1981)

LUCIE-SMITH, Edward, Art today, London, Phaidon, 1995.

PATETTA, Luciano, Historia de la Arquitectura - Antologia Critica, Madrid, Celeste Ediciones, 1997.

RAMIREZ, Juan Antonio, Historia del Arte - El Mundo Contemporáneo, Madrid, Alianza, Editorial, 1997.

BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA

Fornecida no decorrer das aulas.

 

 

 

Método de ensino

 

A disciplina terá:

1. uma componente expositiva das matérias com utilização de imagens projectadas; a visualização de imagens permite uma melhor compreensão da matéria, servindo igualmente para desenvolver a cultura visual e artística dos alunos.

2. uma componente participativa (teórico-prática) na qual os alunos são encorajados a fazer uma análise formal e crítica das obras, de forma a desenvolverem a capacidade de observação e reflexão, bem como a capacidade de transmissão de conhecimentos de forma clara. 

Método de avaliação

A avaliação inclui um teste (50%), um trabalho escrito (25%) e uma apresentação oral (25%). A classificação final resulta da média ponderada destes três elementos de avaliação. Os alunos que não obtenham a nota mínima de 9,5 durante o período de avaliação contínua terão a possibilidade de se apresentar a exame de recurso. Neste caso, a nota final será a média entre o exame de recurso e o trabalho escrito. 

Cursos