
Vibrações Mecânicas e Ruído
Código
3668
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Créditos
6.0
Professor responsável
António Paulo Vale Urgueira
Horas semanais
5
Total de horas
70
Língua de ensino
Português
Objectivos
O aluno deve apreender os fundamentos da teoria das vibrações de sistemas mecânicos e ser capaz de criar modelos físicos e matemáticos que lhe permitam projectar ou modificar sistemas mecânicos ou estruturas simples. Na área do ruído o aluno deve ficar a conhecer as suas noções básicas.
Pré-requisitos
Para melhor aprendizagem da matéria e ter sucesso nesta unidade curricular, é fundamental que o estudante tenha obtido aprovação prévia nas disciplinas de Mecânica Aplicada I e II e Mecânica dos Sólidos I e II.
Conteúdo
Introdução. Tipos de solicitações dinâmicas. Discretização de sistemas mecânicos. Escolha dos graus de liberdade. Elementos de um sistema vibratório. Molas e amortecedores. Equações do movimento. Princípio de D''''''''Alembert, dos Trabalhos Virtuais e de Hamilton. Sistemas com um grau de liberdade. Resposta em vibração livre não amortecida e com amortecimento. Amortecimento viscoso, histerético e devido ao atrito seco. Resposta a uma solicitação harmónica de amplitude constante e devido à existência de massas rotativas. Transmissibilidade. Isolamento de vibrações. Solicitação periódica e impulsiva. Sistema com dois graus de liberdade. Frequências e modos naturais de vibração. Sistema com N graus de liberdade. Métodos de determinação de frequências naturais. Sistemas contínuos. Vibrações longitudinais, transversais e torsionais. Conceitos fundamentais sobre ruído. Pressão, intensidade e potência sonoras. Efeito do ruído no ser humano. Medição e controlo de ruído.
Bibliografia
Singiresu S Rao - Mechanical Vibrations; 3ª edição Addison-Wesley
António P. Vale Urgueira - Manual de Apoio à Disciplina edição de 2004
S. Graham Kelly - Fundamentals of Mechanical Vibrations; McGraw-Hill
Engineering Vibrations - Daniel J. Inman
Método de ensino
A leccionação da disciplina reparte-se em aulas teóricas de caracter expositivo nas quais se apela sistematicamente à participação dos alunos e aulas práticas onde se resolvem problemas aplicados a situações que se encontram no domínio da engenharia mecânica, frequentemente recorrendo a simuladores didácticos.
Método de avaliação
A avaliação distribuída compreende a realização de 3 componentes de avaliação escrita (teórica-prática) designadas por T1, T2 e T3. A média final é calculada do seguinte modo:
Média final = 0,15 T1 + 0,45 T2 + 0,40 T3
A aprovação na disciplina depende da obtenção da média de 9,5 valores na avaliação distribuída, ou da obtenção da nota de 9,5 valores no exame de recurso.
A obtenção de nota superior a 16 valores dependerá da realização de uma prova oral.