
Neurobiologia
Código
7633
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
6.0
Professor responsável
Margarida Casal Ribeiro Castro Caldas Braga
Horas semanais
4
Total de horas
66
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo fundamental desta disciplina é a aquisição de conhecimentos sólidos no que diz respeito aos processos celulares e moleculares envolvidos na transmissão sináptica.
Espera-se nesta disciplina que os alunos atinjam as seguintes competências gerais: i) entender a organização funcional do sistema nervoso central e periférico; ii) caracterizar do ponto de vista estrutural e funcional neurónios e células da glia; iii) expor os mecanismos envolvidos numa sinapse activa e a forma de modular farmacologicamente essa actividade; iv) identificar mecanismos celulares envolvidos na pasticidade sináptica em modelos clássicos de estudos de memória e aprendizagem; v) identificar mecanismos celulares patológicos na origem de diversas doenças neurodegenerativas; vi) conhecer e compreender abordagens laboratoriais aplicadas no estudo da neurobiologia celular e molecular.
Por último, pretende-se o aluno adquira competências de pesquisa de literatura recente sobre temas leccionados e consiga fazer uma exposição e discussão crítica de trabalhos científicos. Pretende-se fundamentalmente que os alunos sedimentem os conhecimentos adquiridos na componente teórica da disciplina e adquiram a capacidade de interpretar dados obtidos experimentalmente.
Pré-requisitos
Formação em Biologia Celular e Molecular é fortemente aconselhável.
Conteúdo
1. Breve perspectiva histórica do conhecimento da função nervosa. Métodos de exploração da função neural: TAC, MRI,. FMRI, SPECT, PET.
2. Organização do sistema nervoso: Sistema nervoso central e periférico.
3. Caracterização de neurónio e as células da glia.
4. Sinapses eléctricas e sinapses químicas.
5. Impulso eléctrico e potencial de acção.
6. Conceito de neurotransmissor. Neurotransmissores clássicos (Acetilcolina, Aminoácidos excitatórios e inibitórios, Catecolaminas, Serotonina) e neuropeptídeos: metabolismo, exocitose, efeitos celulares no neurónio pós-sináptico, vias de sinalização intracelular e efeitos fisiológicos.
7. Modulação farmacológica do funcionamento de sinapses; potenciais alvos terapêuticos.
8. Efeitos de drogas licítas e elícitas no funcionamento de sinapses específicas.
9. Mecanismos moleculares de memória em Aplysia californica.
10. Mecanismos celulares e moleculares subjacentes ao aparecimento e desenvolvimento de algumas doenças neurodegenerativas, tais como doença de Alzheimer e a doença de Parkinson.
Bibliografia
D Purves, Augustine GJ, Fitzpatrick D, Hall WC, LaMantia AS, McNamara JO, Williams SM. Neuroscience. Sinauer Associates Inc Publishers, Sunderland, Massachusetts USA. 4th Ed.
Siegel GJ, Agranoff BW, Albers RW, Fisher SK, Uhler M. Basic Neurochemistry. Molecular, cellular and medical aspects. Lippincott Williams & Wilkins. 6th Ed.
Kandel ER, Schwartz JH, Jessel TM (2000) Principles of Neural Science. McGraw-Hill. ISBN: 0838577016
Squire LR e Kandel ER (2000) Memória. Da mente às moléculas. Porto Editora, Portugal. ISBN: 9720451343
Artigos científicos (disponíveis na página moodle da disciplina)
Método de ensino
As aulas teóricas são baseadas em livros de texto e artigos recentes da literatura cientifica. As aulas são na generalidade do tipo expositivo, com recurso a data show.
As aulas práticas incluem experiências laboratoriais e envolvem a análise crítica e discussão dos resultados.
Método de avaliação
A) Frequência na disciplina:
1. Para a obtenção da frequência à disciplina ao alunos têm que frequentar, no mínimo, 2/3 das aulas práticas leccionadas. A presença nas aulas P é registada em fichas de presença.
2. As faltas são marcadas 10 minutos após o início das aulas P (10h40m), no entanto o aluno pode optar por assistir à aula. Duas faltas de atraso superiores a 10 min, seja no início da aula ou no meio (após eventual intervalo) sem justificação são convertidas em faltas de presença
3. Atestados e outras justificações válidas para as faltas só serão aceites se entregues na aula da semana imediatamente após o dia da falta.
4. Os trabalhadores estudantes, e outros casos de excepção, que não frequentem as aulas práticas devem realizar uma avaliação (a combinar com a docente) para a obtenção da frequência à disciplina.
O aluno sem frequência à disciplina não pode apresentar-se a exame de recurso, nem terá nota válida nas componentes de avaliação teórica/ prática, contínua e sumativa.
B) Avaliação na disciplina
B.1) Regras de Avaliação
A classificação final da disciplina (escala de 0 a 20 valores) resulta da soma das notas das 3 componentes da avaliação:
i) Avaliação da componente teórica/prática (70% = 14 valores). Dois testes parciais escritos, para avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e práticas, com duração máxima de 1,5 h cada teste, sem nota mínima cada teste. A data dos testes é divulgada no inicio das aulas, e marcada no CLIP, e não há data(s) alternativa(s), nem repetição de nenhum dos dois testes. Caso o aluno falte a um dos testes terá nota zero nesse teste. A nota obtida é resultante da média aritmética simples dos dois testes, calculada até às décimas.
Em alternativa, os alunos podem ter aprovação na disciplina através da realização de um exame final (Época de Recurso), e cuja classificação é correspondente a 60% da classificação final da disciplina.
A aprovação exige a obtenção, no mínimo de 7 valores em 14 valores na média aritmética dos 2 testes, ou na nota do exame de recurso.
ii) Avaliação contínua (prática) (15% = 3 valores). Elaboração de um trabalho escrito em grupo sob a forma de mini-artigo científico com os resultados das experiências efectuadas nas aulas práticas anteriores (resultados de Western blot e Immunoblot e marcação de núcleos com Hoechst).
As de elaboração dos trabalhos escritos serão fornecidas em documentos anexos no início do semestre.
O trabalho deve ser feito em grupos de 3 alunos.
Os trabalhos devem ser entregues em papel, à docente ou na secretaria do DCV até ao encerramento da secretaria no dia 2.12.2016. Trabalhos entregues fora deste prazo serão penalizados em 50% da nota, se entregues nos 2 dias úteis seguintes ao prazo estipulado. Não serão aceites passado este prazo.
A nota desta componente de avaliação resulta da avaliação do trabalho escrito, e da discussão do trabalho com os alunos a realizar no dia 15.12.2016. Na discussão do trabalho, os alunos vão defender a nota, podendo a mesma manter-se ou descer (até 0,5 val).
iii) Avaliação de projecto (15% = 3 valores). Consiste num momento de avaliação individual que tem por base a elaboração de um abstract/resumo de um artigo científico relacionado com algum dos tópicos leccionados durante as aulas, fornecido pela docente (em que essa componente do artigo é omitida). A avaliação decorre num momento definido no início da disciplina, de forma individual e tem a duração máxima de 2 horas. O trabalho pode ser escrito em português ou em inglês e as regras específicas (nº de palavras, nº de caracteres e formato) serão definidas no momento da avaliação.
Não há datas alternativas de entrega e realização dos trabalhos.
- Todas as informações estão disponíveis no CLIP (Neurobiologia, Neub, 7633).
- Os critérios de avaliação específicos das componentes de avaliação são divulgados na 1ª aula e disponibilizados no CLIP e na página ‘moodle’ da disciplina.
B.2) Condições para obter Aprovação
Ter frequência e ter classificação igual ou superior a 7/14 valores na avaliação da componente teórica/ prática; ter nota final resultante da soma das 3 componentes de avaliação igual ou superior a 9,5 valores.
Exame de Recurso
Avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e práticas. Exame escrito com duração máxima de 2,5 h. Destina-se aos alunos reprovados (nota final inferior a 9,5 valores), mas com frequência à disciplina e nota nas outras componentes de avaliação.
Alunos com Frequência anterior com nota da componente de avaliação contínua e sumativa
Os alunos com frequência em anos anteriores e com nota da componente de avaliação contínua estão dispensados das aulas teoricas e práticas e mantêm a nota anterior dessas componentes (na proporção de peso da nota do ano lectivo actual; as notas serão convertidas por uma regra de 3 simples), mas terão obrigatoriamente de ser avaliados na componente de avaliação teórica/teorico-prática.
Melhoria de nota
Aplica-se a regra definida pela FCT/UNL 2016/2017.