
Química Forense
Código
7916
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Maria Ferreira da Costa Lourenço
Horas semanais
3
Total de horas
45
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que o estudante desenvolva competências na área dos princípios de investigação em química forense e compreensão do modo de acção de várias famílias de xenobióticos.
Conteúdo
I – Enquadramento
Estatística, Amostragem, Qualidade dos resultados
Controle de qualidade
II – Elementos essenciais
Preparação de amostras, análises e métodos instrumentais
III – Análise de drogas
Drogas e Farmacologia
Análise forense de drogas
Drogas de caráter básico
IV – Análise química da evidência física
A química da combustão - fogo posto, explosão, disparo
Bibliografia
1. Peter White, Crime Scene To Court - The essentials of Forensic Science, 2nd Ed. , RSC, 1998.
2. Fred Smith, Handbook of Forensic Drug Analysis, RSC, 2004.
3. S. Bell, Forens ic Chemistry, Pearson, 2006.
4. Tilstone, Savage, Clark, Forensic Science - An Encyclopedia of History, Methods, and Techniques, ABC CLIO, 2006.
5. Robert M. Silverstein, Francis X. Webster, David Kiemle, Spectrometric Identification of Compounds, 7th Ed, Wiley, 2005.
6. D. Skoog, Fundamentals of analytical Chemistry, Thomson, 8th Ed, 2003.
Método de ensino
A UC tem componentes teórica e prática. Aulas teóricas são presenciais leccionadas com recurso a apresentação em power-point. É incentivada a participação ativa dos alunos na sequência de apresentação dos temas.
Em cada uma das aulas práticas é feita a exposição dos conceitos específicos de cada trabalho a realizar em escrita directa no quadro, seguida da realização do trabalho experimental pelos alunos no laboratório.
Método de avaliação
Componente teórica (70%) – 2 testes (média ≥ 9,5) ou Recurso com nota ≥ 9,5 valores.
Componente prática (30%) – 4 trabalhos práticos, 1 relatório e 1 note (nota global ≥ 9,5). Consiste na frequência.
(Laboratório – 10%, Relatório – 10%, Note – 10%).
O Recurso pode ser usado como melhoria da média anterior doa dois testes, e fará média com a nota da frequência para a classificação final.