
Introdução à Investigação Operacional
Código
8575
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Matemática
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria do Carmo Proença Caseiro Brás
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Introduzir os alunos à Investigação Operacional, que lida com a modelação e otimização de sistemas. Na área da Otimização estuda-se a Programação Linear. Em seguida, os alunos são introduzidos à Teoria da Decisão e à Teoria das Filas de Espera. Finaliza-se a unidade curricular com a abordagem da Simulação e suas aplicações às Filas de Espera.
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Álgebra Linear e de Probabilidades.
Conteúdo
1 – Programação Linear:
Formulação de Problemas em Programação Linear;
Método Gráfico;
Algoritmo do Simplex;
Análise Pós-Optimalidade e Análise de Sensibilidade;
Programação Linear Inteira: Algoritmo de Branch and Bound;
Algoritmo dos Transportes.
2 – Teoria da Decisão:
Decisão em Incerteza e Risco;
Árvores de Decisão.
3 – Filas de Espera:
Estrutura Básica dos Sistemas de Espera;
Modelos de Filas de Espera baseados no Processo de Nascimento e Morte;
Modelos envolvendo distribuições não exponenciais;
Modelos de Filas de Espera com Disciplina Prioritária;
Redes de Filas de Espera.
4 – Simulação:
Métodos de geração de Números Pseudo-Aleatórios;
Aplicações às Filas de Espera.
Bibliografia
1. Introduction to Operations Research (1990 - 5ªEd.), Hillier, Lieberman - Mc Graw Hill
2. Operations Research - An Introduction(1992 - 5ª Ed.) Taha - Prentice Hall
3. "Elementos de apoio às aulas de IIO", "Enunciados de Exercícios de IIO", Ruy A. Costa
4. Investigação Operacional (1996), Valadares Tavares et al - Mc Graw Hill
Método de ensino
Os "conceitos-base" da disciplina serão lecionados nas aulas teóricas. Nas aulas práticas serão realizados exercícios de aplicação dos conceitos apresentados nas aulas teóricas.
Os alunos dispõem de elementos de apoio às aulas teóricas, bem como dos enunciados dos exercícios utilizados nas aulas práticas.
A plataforma de ensino à distância moodle será utilizada para facultar aos alunos atividades semanais de apoio à aprendizagem.
Método de avaliação
Este é um Resumo do Método de Avaliação desta unidade Curricular. Na página Clip em Documentação de Apoio > Outros poderá aceder ao Documento Completo com o Método de Avaliação.
Esta unidade curricular terá uma avaliação teórico-prática constituída por dois testes, ou um exame em Época de Recurso e uma avaliação sumativa (Participação) constituída por dois elementos de avaliação, de entre os três disponibilizados. A componente de Participação será avaliada com a resolução de 2 exercícios nas aulas teóricas ou práticas (sem aviso prévio) e ainda com a utilização das atividades semanais de apoio à aprendizagem disponibilizadas no moodle. Cada elemento de Participação estará cotado de 0-1 valor, sendo considerados para apuramento da nota de Participação de cada aluno, os 2 elementos com melhores classificações produzidas. Os 2 testes, ou o exame terão o peso de 90% a que acresce a componente de Participação.
Todos os alunos deverão assistir às aulas práticas para poderem ter acesso à avaliação. Os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante não inscritos numa turma P estarão dispensados da obrigatoriedade de frequência das aulas.
Qualquer fraude no processo de avaliação de conhecimentos implica a reprovação no corrente ano letivo (incluindo a Época Especial) e será participada ao Conselho Executivo para procedimento disciplinar. Implica, ainda, a Exclusão, com perda de Frequência obtida neste ano letivo.
Para se submeter a uma prova de avaliação um aluno terá SEMPRE de se inscrever no moodle para a prova de avaliação, com pelo menos uma semana de antecedência e levar consigo para a prova um Caderno de Exame sem ser preenchido, que deverá entregar ao docente à entrada da sala.
É exigida FREQUÊNCIA a TODOS os alunos para poderem ser avaliados nesta unidade curricular. Consulte o Documento completo para detalhes!
Em caso de Reprovação, a “Frequência” obtida num ano letivo, mantém-se válida apenas no ano letivo seguinte.
A desistência do 1º Teste impedirá o acesso ao 2º Teste. Um aluno que não realize ou desista de um teste ficará Reprovado em Época Normal.
A "Melhoria de Nota" subentende inscrição adequada na Divisão Académica. Haverá lugar à melhoria de nota se a nova classificação obtida em exame for maior que a anterior classificação final.
Consulte o documento com o Método de Avaliação de Conhecimentos (completo) no Clip em Documentação de Apoio > Outros.