Faculdade de Ciências e Tecnologia

Bioenergia

Código

8854

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências e Tecnologia da Biomassa

Créditos

6.0

Professor responsável

Benilde Simões Mendes, Nuno Carlos Lapa dos Santos Nunes

Horas semanais

4

Total de horas

56

Língua de ensino

Português

Objectivos

Aquisição de conhecimentos, capacidades e competências: (1) Importância da bioenergia num mercado global de energia; (2) Produção e aproveitamento de biomassa proveniente de culturas energéticas, da floresta e dos resíduos como alternativa energética; (3) Sistemas de produção de biogas a partir de resíduos; (4) Processos de produção de bio-etanol a partir de culturas energéticas e de resíduos.  Produção de bio-diesel a partir de culturas oleaginosas e de resíduos; (5) Impactes ambientais e normas de qualidade.

Pré-requisitos

Não se prevêem.

Conteúdo

1. Bioenergia no contexto de um mercado global de energia. Abordagem conceptual, instrumentos, objectivos estratégicos. Sustentabilidade, segurança, competitividade, regulação, infra-estrutura. Directiva 2009/28/EC.2.

2. Biomassa e conceito de resíduo. Tipologia de resíduos. Sistemas de produção de biogás a partir biomassa e resíduos. Vias de reconversão/valorização. Análise energética. Impactes ambientais e normas de qualidade.

3. Biomassa florestal e culturas energéticas. Definição e âmbito. Culturas ricas em açúcares, em biomassa lenho-celulósica, em fibra e em óleos. Impacte ambiental e dimensão económica e social.

4. Importância, tipos e produção dos biocombustíveis, Produção de bioetanol a partir de culturas energéticas e de resíduos lenho-celulósicos. Produção de biodiesel a partir de oleaginosas, resíduos alimentares e gorduras animais. Impactes ambientais e normas de qualidade.

Bibliografia

Hasenauer, H. (2005) Sustainable Forest Management. Growth Models for Europe, Hasenauer, H. (Ed.), Springer-Verlag (Publs.), 398 pp (ISBN 978-3540260981)

Sorensen, Bent (2007) Renewable Energy Conversion, Transmission, and Storage, Academic Press (Ed.), 334 pp, (ISBN 978-0123742629)

Naim H. Afgan and Maria da Graça Carvalho (2000) Sustainable Assessment Method for Energy Systems:indicators, criteria and decision making procedure. Kluwer Academic Publishers (Eds.), 192 pp, (ISBN 0792378768)

Bridgwater A. V. (2008) Advances in Thermochemical Biomass Conversion, Vol. I, Bridgwater A. V. (Ed.), Springer (Publs.), 1770 pp (ISBN 0751401714)

J. F. Santos Oliveira (2005) Gestão Ambiental. Lidel - Edições Técnicas Lda (Ed.), (ISBN 972-757-328-2), 344 pp.

El Bassam, N. (2010) Handbook of Bioenergy Crops - A complete reference to species, development and applications. London, United Kingdom: Earthscan, Ltd., 516 pp.

 

Método de ensino

As metodologias incluem a exposição oral do tema, nas sessões teóricas pelo docente, e a sua discussão e análise crítica, no final ou no decurso da exposição. Nas sessões teórico-práticas é desenvolvida a aplicação dos temas e resolução de problemas, de modo a consolidar os conhecimentos adquiridos e as capacidades de exposição e argumentação crítica individual e em grupo.

 

Método de avaliação

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da FCT a avaliação é contínua e realizada em três momentos de avaliação. Cada momento de avaliação é constituído por um teste individual, com um contributo cumulativo de 35% , 35% e 30% na classificação final. Os estudantes que não obtiverem aprovação realizam um exame final de recurso.

A aprovação na unidade curricular, avaliação contínua ou exame final, requer uma classificação mínima de 9,5 valores (escala de 20 valores).

Cursos