Faculdade de Ciências e Tecnologia

Estática

Código

9369

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Civil

Créditos

6.0

Professor responsável

Carlos Manuel Chastre Rodrigues, João Carlos Gomes Rocha de Almeida

Horas semanais

7

Língua de ensino

Português

Objectivos

A Estática constitui a 1ª etapa na formação específica do eng. civil, com a introdução dos conceitos fundamentais que permitem o equilíbrio e o cálculo de esforços em estruturas isostáticas e que está na base do dimensionamento de estruturas.

Esta unidade curricular tem por objectivo desenvolver a capacidade para analisar problemas da mecânica dos sistemas de pontos materiais e dos corpos rígidos em repouso (estática) e resolver, aplicando conceitos teóricos e metodologias práticas, problemas correntes de Eng. Civil.

No final desta unidade os alunos deverão ser capazes de:

1. Fazer o equilíbrio em 2D e 3D;

2. Desenhar diagramas de corpo livre de uma estrutura;

3. Identificar tipos de carregamentos e de apoios e determinar a estatia e as reacções de uma estrutura isostática;

4. Relacionar a carga, o esforço transverso e o momento flector;

5. Determinar os diagramas de esforços de estruturas isostáticas e de treliças;

6. Calcular centros de gravidade e momentos estáticos e de inércia de secções.

Pré-requisitos

Para ter um bom êxito na aprendizagem os alunos devem ter conhecimentos de geometria analítica, álgebra linear e análise matemática.

Conteúdo

  • Apresentação da disciplina
    1. Objectivos e programa da disciplina
    2. Organização da disciplina. Métodos de avaliação
    3. Acesso e utilização da informação disponível na página da cadeira
  • Introdução a Estática
    1. Princípios e conceitos fundamentais.
    2. Acções nas estruturas.
    3. Sistema de unidades.
    4. Grandezas
  • Sistemas de vectores
    1. Sistemas de vectores deslizantes. Operações vectoriais. Elementos de decomposição de um vector. Componentes cartesianas de um vector.
    2. Momento de um vector em relação a um ponto e a um eixo. Momento de um binário. Binários equivalentes.
    3. Elementos de redução de um sistema de vectores. Lei de propagação de momentos resultantes. Teorema de Varignon. Eixo central de um sistema de vectores.
    4. Casos particulares de sistemas equivalentes a vector único.
  • Estática da partícula.
    1. Equilíbrio da partícula no plano e no espaço.
  • Estática do corpo rígido.
    1. Tipos de apoios. Reacções em apoios. Estatia de um corpo rígido. Ligações mal distribuídas.
    2. Equilíbrio de um corpo rígido no plano e no espaço. Diagramas de corpo livre.
  • Sistemas de corpos rígidos
    1. Ligações internas. Forças interiores. Terceira lei de Newton.
    2. Equilíbrio de sistemas de corpos rígidos.
      1. Métodos de análise.
    3. Estruturas articuladas isostáticas.
      1. Método dos nós e método das secções.
  • Esforços internos em estruturas isostáticas planas
    1. Tipos de carregamentos e apoios.
    2. Esforços internos. Diagramas de esforços em estruturas isostáticas.
    3. Relações entre carga, esforço transverso e momento flector
    4. Estatia de uma estrutura.
  • Geometria de massas
    1. Centro de gravidade e centroides. Momentos estáticos.Secções e corpos compostos. Cargas distribuídas numa linha. Pressão hidrostática
    2. Momentos de inércia de superfícies. Momento de inércia em relação a um eixo.Momento de inércia polar. Produto de inércia. Translação e rotação dos eixos. Superfícies compostos.

Bibliografia

  1. F.P. BEER, E.R. JOHNSTON, D. MAZUREK e E.R EISENBERG Mecânica Vetorial para Engenheiros, Estática,. 9ª Ed. Ed. Mc Graw-Hill, 2009.
  2. R.C. HIBBELER, Engineering mechanics : statics, 13th edition, Pearson Prentice Hall , 2013.
  3. I. CISMASIU, Estática: Elementos de Estudo, DEC/FCT/UNL, 2009.

Método de ensino

Todos os temas da disciplina são abordados nas aulas teóricas e nas aulas práticas.

A exposição e explicação dos vários conceitos, princípios e métodos é efectuada nas aulas teóricas e exemplificada com a resolução de alguns problemas ilustrativos.

Nas aulas práticas promove-se a discussão dos problemas propostos e os alunos são incentivados a resolver individualmente os problemas mais significativos da lista dos exercícios propostos.

Fora das aulas práticas os alunos são incentivados a resolver individualmente de modo interactivo um conjunto de problemas propostos.

Método de avaliação

A avaliação contínua desta Unidade Curricular será realizada através de uma Avaliação Teórico-Prática, composta por 3 mini-testes (MT), com a duração de 20 minutos, e por 2 testes (T), com a duração de 1 hora. Cada um destes elementos de avaliação será classificado de 0 a 20 valores.

A classificação final da UC é obtida através da seguinte expressão:

Classificação Final= 0.1*(MT1+MT_2+MT_3)+0.35*(T1+T2)

A aprovação nesta UC resulta do cumprimento da Frequência e da obtenção de uma Classificação Final igual ou superior a 9.5 valores.

NOTA: não se impõe nota mínima em nenhum dos testes/mini-testes.

Para a obtenção da Frequência é exigido que o aluno esteja presente (e participe activamente quando solicitado) em 2/3 de todas as aulas realizadas (aulas teóricas+turno prático).

Existirá ainda um Exame de Recurso, com a duração de 3h, para os alunos (com Frequência) que não tenham obtido aprovação durante a avaliação contínua, ou que pretendam melhorar a classificação.

Este exame será estruturado em 5 grupos (G) classificados de 0 a 20 valores. A matéria de cada um destes grupos corresponde, respetivamente, à matéria do 3 mini-testes e dos 2 testes.

A classificação final dos alunos que participem no Exame de Recurso, é obtida através da seguinte expressão:

Classificação Final= 0.1*[max(MT1,G1)+max(MT2,G2)+max(MT3,G3)]+0.35*[max(T1,G4)+max(T1,G5)]

Os alunos que obtenham classificação final superior ou igual a 17 valores devem realizar prova oral para confirmação da nota. Neste caso, a classificação do aluno será a classificação da prova oral. Caso optem por não realizar a prova oral, ser-lhes-á atribuída a classificação de 17 valores.

Refere-se ainda que para os testes/exame não é permitida a utilização de nenhum material de apoio excepto da máquina calculadora (não gráfica sem capacidade de programação e armazenamento de dados).

Cursos