Faculdade de Ciências e Tecnologia

Hidrocolóides na Alimentação

Código

9773

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Química

Créditos

3.5

Professor responsável

Maria Paulina Estorninho Neves da Mata

Horas semanais

3

Total de horas

42

Língua de ensino

Português

Objectivos

Familiarização com um conjunto de hidrocolóides usados pela indústria alimentar ou na produção alimentar em pequena escala.
Os alunos devem ficar a conhecer as suas origens, características estruturais e a relação entre estrutura e propriedades, funções e aplicações.

Conteúdo

Hidrocolóides – características gerais e estudo de algumas classes de hidrocolóides (agar, amido e amidos modificados, gelatina, carraginatos,
xantano, gelano, pectinas, alginatos, galactomananos e derivados da celulose) : suas origens, estruturas moleculares, comportamento e
características.
Aplicações de hidrocolóides na alimentação como texturizantes, adesivos, estabilizantes, em revestimentos, formação de geles líquidos e encapsulamento de sabor.

Bibliografia

- Phillips, G. O.; Williams, P. A., Handbook of Hydrocolloids, Woodhead Publishing Ltd (1 Jun 2000

- Nussinovitch, A., Water-Soluble Polymer Applications in Foods, Blackwell, 2003

 - Hoefler, A. C., Hydrocolloids: Practical Guides for the Food Industry, Amer Assn of Cereal Chemists, 2004

 - Coultate, T., Food: The chemistry of it’s components , Royal Society of Chemistry, 2009

 - Belitz, H.D., Grosch, W., Schieberle, P., Food chemistry . Springer, 2004 

Método de ensino

Os métodos de ensino incluem:
a) exposição, utilizando o datashow, da matéria teórica;
b) aulas teórico-práticas, em que se discutem artigos ou casos concretos de técnicas e processos culinários;
c) aulas práticas, em que os alunos têm oportunidade de executar experiências;
d) utilização de website com material de estudo e contacto à distância via email.

Método de avaliação

Provas individuais, escritas, classificadas de 0 a 20 valores.  (35%)

Projecto individual, classificado de 0 a 20 valores.  (65%)

Obrigatória a participação em 2/3 das aulas.

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