
Métodos de Análise Prospectiva
Código
9787
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
6.0
Professor responsável
António Paulo Brandão Moniz de Jesus
Horas semanais
3
Total de horas
90
Língua de ensino
Português
Objectivos
O programa pretende desenvolver o conhecimento da análise prospectiva (foresight) como um dos principais métodos de avaliação de tecnologia.
Pré-requisitos
Capacidade de aceder a bases de dados e a tratamento estatístico.
Boa compreensão de textos escritos em inglês e capacidade de se integrar em grupos de discussão em inglês.
Disponibilidade em participar nas atividades de simulação desenvolvidas na disciplina.
Conteúdo
- O que é a análise prospectiva?
- Gestão de processos de inovação e a decisão tecnológica
- Revisão dos principais métodos utilizados
- participativos
- brainstroming
- futures workshops
- com especialistas
- Delphi
- SWOT
- cenários
- roadmapping
- outros métodos
- extrapolação
- benchmarking
- scanning
- análise morfológica
- participativos
- Laboratórios de simulação
- futures workshops
- SWOT
- método Delphi
- outros métodos
Bibliografia
Banse et al.(2011) On Prospective Technology Studies, Karlsruhe, KIT Scientific Publ
Futures Group (1994) Scenarios, Futures Research Methodology, AC/UNU Millennium Project
Georghiou et al. (2008) The Handbook of Technology Foresight, E. Elgar
Glenn, Gordon, (2002) 2002 The State of the Future, Washington, UNU
Keenan, Miles, Koi-Ova 2003, Handbook of Knowledge Society Foresight EuroFound, Dublin
Moniz (2006), Foresight methodologies to understand changes in the labour process, Enterprise and Work Innovation Studies, 2, 105-116
NISTEP (2005) The Science and Technology Foresight Survey, Tokyo, Report 97
Popper et al. (2007) Global Foresight Outlook 2007 EFMN
Shell International: Scenarios: An Explorer’s Guide, 2003, 55 pp
Schwartz (1991) The Art of the Long View. New York: Doubleday
Von Reibnitz (1988) Scenario Techniques McGraw-Hill
Método de ensino
Nas aulas explicar-se-ão e discutir-se-ão os sucessivos tópicos do programa da cadeira. No último terço de cada aula proceder-se-á, sempre que possível, à resolução de um problema prático cuja solução requeira a aplicação dos conhecimentos aprendidos no início da aula.
Os métodos de ensino são diversificados e envolvem: a) exposição, b) discussão e análise crítica de textos e material audiovisual, c) pesquisa e sistematização de informação científica.
Método de avaliação
A avaliação é realizada de modo contínuo ou por exame. Para a avaliação contínua deverão ser cumpridos os seguintes objectivos:
a) participação nas aulas
b) elaboração de uma recensão crítica
c) elaboração de relatório
A ponderação de cada um desse elementos é a seguinte:
- participação 30%
- recensão 20%
- relatório 50%