Faculdade de Ciências e Tecnologia

Introdução à Conservação e Restauro II

Código

10106

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Filomena Meireles Abrantes de Macedo Dinis, Rita Andreia Silva Pinto de Macedo

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Conteúdo

1. Conceitos

1.1  Definição do conceito de Património e dos conceitos de Preservação, Conservação e Restauro.

1.2  Exercício de aplicação de conceitos: visitas a Património Edifício e a Laboratórios de Conservação e Restauro.

2. Evolução

2.1  A história do restauro e as origens da conservação como ciência. 

2.2  Principais teorias do restauro: de John Ruskin a Cesari Brandi.

2.3  Novos paradigmas: de Salvador Muñoz Viñas a Frank Hassard.

3. Formação

3.1  O papel das organizações internacionais na formação e estatuto profissional do conservadore-restaurador.

3.2  Principais documentos normativos para a Profissão. 

4. Deontologia da Profissão

4.1  Valores patrimoniais e condicionantes impostas ao trabalho do conservador/restaurador .

4.2  Limites da intervenção restauradora: conceito de reversibilidade e retratibilidade.

4.3  Relação do conservador/restaurador com outras profissões: a equipa interdisciplinar.

4.4  Usufruto e acessibilidade versus conservação e restauro.

Bibliografia

Boito, C., I nostri vecchi monumenti. Conservare o restaurare? Nueva antologia, nº87, 1886.

Brandi, C., Teoria del restauro. Roma: Ed. di Storia e Letteratura, 1963.

Giovannoni, G., Restauro dei monumenti. Roma, 1946.

Hassard, F., “Towards a New Vision of Restoration ....”Journal of Institute of Conservation 32, no. 2 (Sept. 2009): 149-150.

Muñoz-Viñas, S., Contemporary Theory of Conservation. Oxford: Elsevier Butterworth-Heinemann, 2005.

Riegl, A. Le culte moderne des monuments... . Paris: Éditions du Seuil, 1984.

Ruskin, J. “Lamp of Memory.” Chap. 6 in Seven Lamps... British Authors 3951. Leipzig: B. T., 1907.

Viollet-le-Duc, E-E. “Restoration.” In The Foundations ... Dictionnaire Raisonné, translated by Kenneth D. W., 193-228. NY: George Braziller, 1990.

 

 

 


Método de avaliação

Avaliação somativa: 10%

Trabalho prático, em grupo: avaliado através de  3 apresentações (10% cada)

Teste - 60%

Cursos