
Geologia
Código
10351
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Terra
Créditos
3.0
Professor responsável
Ligia Nunes de Sousa Pereira de Castro
Horas semanais
3
Total de horas
54
Língua de ensino
Português
Objectivos
Nesta disciplina propedêutica pretende-se que os alunos adquiram um conhecimento de base amplo e minimamente aprofundado sobre as Geociências, assim como sobre o papel e importância da Geologia como ciência aplicada e de apoio à decisão na Engenharia do Ambiente.
Pré-requisitos
Não são exigidos requisitos prévios.
Conteúdo
Teóricas
1. Enquadramento da disciplina nas Ciências e Engenharia do Ambiente. Origem e significado dos termos: Geologia e Ciências da Terra. Objecto de estudo da Geologia e as disciplinas que a compõem.
2. Minerais e rochas. Origem, características, textura, composição e modo de formação das rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. Métodos de classificação. Distribuição dos vários tipos de rochas na Terra.
3. Processos de sedimentação, ambiente de deposição e diagénese com base na interpretação e classificação das rochas sedimentares.
4. Geomorfologia. Mapa geomorfológico e modelo digital de terreno. Formas de relevo e processos físicos e químicos com elas relacionados. Geologia no controlo morfológico do terreno. Carta geomorfológica de Portugal e as grandes unidades morfoestruturais.
5. Origem e evolução da Terra. Aspectos gerais da evolução da Terra e da Vida. Os grandes intervalos de tempo geológico e Orogenias. Evolução do Homem. A evolução futura da posição dos continentes. Introdução à Cartografia Geológica. Alguns aspectos históricos da cartografia geológica portuguesa.
6. Deformação da Terra. Descrição e classificação de estruturas geológicas. Neotectónica e risco sísmico. Actividade neotectónica no território Nacional.
7. Recursos hídricos. Origem, natureza, distribuição, movimento e exploração. Preservação das águas subterrâneas e superficiais.
8. Geologia aplicada a obras de engenharia. Parâmetros físicos e mecânicos estudados para a caracterização geotécnica dos solos e das rochas. Estudos envolvidos na caracterização de terrenos para obras de engenharia.
9. Geologia de Portugal e “Geomonumentos”. Património geológico e Geoconservação. A Estratégia Nacional para a Conservação da Natureza e Biodiversidade. Património geológico e conceito de Geoparque.
10. Geologia e Ambiente.
Práticas
1. Minerais essenciais. O ciclo das rochas. Análise macroscópica dos principais tipos de rochas e respectivos processos geológicos. Localização em Portugal e principais aplicações das rochas.
2. Cartas topográficas. Mapas geológicos: perfis e interpretação.
Bibliografia
Bibliografia
Condie, K.C. & Sloan, R.E. (1998). Origin and Evolution of Earth. Prentice Hall, New Jersey, 485 p.
Press, F. Siever, R.; Grotzinger, J. & Jordan, T.H. (2003). Understanding Earth. W. H. Freeman & Co., New York, 4ª ed.
Skinner, B. & Porter, S. (1992). The Dynamic Earth. John Wiley & Sons, Inc., New York, 2ª ed.
Matthews, M.; Simons, N. & Menzies, B. (2005). A short course in Geology for Civil Engineers. Thomas Telford, London, 302 p.
Vallejo, L.I.G. (Coord.) (2002). Ingeniería Geológica. Prentice Hall, Madrid, 744 p.
Método de ensino
Aulas teóricas para exposição das matérias incluídas no programa e aulas práticas para estudo e observação de minerais e de rochas. Interpretar cartas geológicas e construir perfis geológicos.
Método de avaliação
• A avaliação da disciplina divide-se em componente teórica (T) e componente prática (P).
• A avaliação contínua da disciplina consta da realização de 4 testes correspondentes a 4 partes distintas das matérias teóricas e práticas:
T1–1ª parte teórica; T2–2ª parte teórica; P1-1ª parte prática; P2–2ª parte prática.
• A classificação final (F) é obtida da seguinte forma: F=(T + P)/2, em que T=(T1+T2)/2 e P=(P1+P2)/2
• Para que o aluno possa ser considerado aprovado à disciplina, terá de cumprir os seguintes requisitos:
1º Ter obtido “frequência”, ou seja, ter registado presença num mínimo de 2/3 do total de aulas práticas (P) e de aulas teóricas (T) dadas ao longo do semestre;
2º Ter efectuado todas as componentes de avaliação teórica (T1 e T2) e prática (P1 e P2);
3º Ter obtido, pelo menos, 6/20 valores em P2;
4º A média final ser F>= 9,5/20 valores (escala 0-20).
• No caso do 1º requisito não ser cumprido, o aluno fica excluído de frequência à disciplina; no caso de qualquer dos 3 últimos requisitos não ser cumprido, o aluno fica admitido/a a exame final.
• A obtenção de nota mínima (>= 6,0) em P2 na componente de avaliação contínua, permite a dispensa dessa parte da avaliação na época de exame. Qualquer classificação parcial obtida nos testes será válida até ao final do ano lectivo.