Faculdade de Ciências e Tecnologia

Microbiologia C

Código

10359

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

3.0

Professor responsável

Paula Maria Theriaga Mendes Bernardo Gonçalves

Horas semanais

3

Total de horas

27

Língua de ensino

Português

Objectivos

Apreciar a diversidade microbiana e as relações entre os principais grupos de microrganismos numa perspectiva evolutiva, bem como a diversidade metabólica e estrutural. 

 Executar e compreender as técnicas laboratoriais básicas de microbiologia. Observação (microscopia óptica), cultura e isolamento de microrganismos.

Pré-requisitos

Princípios básicos da bioquímica e biologia molecular.

Conteúdo

Módulo I: Visão global da Microbiologia 
Os microrganismos como células e os seus ambientes naturais
A antiguidade da vida microbiana
O impacto dos microrganismos nos seres humanos
As raízes históricas da microbiologia: as contribuições de Pasteur e de Koch
A Microbiologia moderna
Visão global da estrutura celular 
A árvore evolutiva da vida: Bactérias, Arquebactérias e Eucariontes
Diversidade fisiológica dos microrganismos
Módulo II: Estrutura celular e evolução 
As paredes celulares das bactérias e das arquebactérias
Principais estruturas intracelulares e extracelulares em procariontes
Flagelos, mobilidade e quimiotaxis
Pricipais grupos filogenéticos das bactérias: Proteobactérias, Bactérias Gram+ e Cianobactérias
Principais grupos filogenéticos das Arquebactérias: Euryarcheota e Crenarqueota
Estrutura celular dos eucariontes: mitocondrias, cloroplastos e outros organelos.
Filogenia dos Eucariontes: principais grupos de microganismos eucariontes.
A origem da vida microbiana e evolução Darwiniana; a origem endossimbiótica das células eucariontes.
Módulo III:Nutrição, crescimento e metabolismo 
Nutrição microbiana
Noções de bioenergética, reacções de oxidação-redução, dadores e receptores de electrões (revisão)
Fermentação e Respiração
Diversidade do metabolismo energético (tópicos)
Fotossíntese e autotrofismo (tópicos)
Fixação de azoto
Os ciclos do carbono, do azoto e do enxofre
O ciclo de crescimento microbiano
Factores que afectam o crescimento microbiano

Bibliografia

- M.T. Madigan et al., “Brock Biology of Microorganisms”, 12th ed., Pearson , 2009 (ou outras edições do mesmo livro)

Método de ensino

As aulas teóricas consistirão na explicação/discussão das matérias com suporte de apresentações de power point.

Nas aulas práticas os alunos terão oportunidade de praticar as técnicas básicas do laboratório de Microbiologia - cultura e quantificação de microrganismos, microscopia e isolamento de microrganismos.

Método de avaliação

1. Aprovação - Para obter aprovação na disciplina de Microbiologia o aluno terá que conseguir uma classificação final igual ou superior a 9,5 (dez) valores tanto no teste que avalia a  componente prática como no teste que avalia a componente teórica.

2. Componente teórico-prática: 85% da nota final resultará da realização de dois testes, a efectuar nas datas fixadas durante o semestre. Tal como estabelecido no perfil curricular da FCT/UNL, os testes substituem a Época Normal de Exame. A realização dos testes requer pré-inscrição. A classificação consistirá na média ponderada das classificações obtidas nos dois testes, calculada do seguinte modo:

-O teste que contempla o conteúdo teórico contribui com 50% da classificação final

-O teste que contempla o conteúdo das aulas práticas contribui com 35% da classificação final.

3. Componente laboratorial: 15% da nota final corresponde à avaliação do desempenho do aluno durante as aulas de laboratório.

OS ALUNOS NÃO PODEM TER CONSIGO DURANTE OS TESTES QUAISQUER APARELHOS, TAIS COMO TELEMÓVEIS, CALCULADORAS OU OUTROS.

O exame de recurso incide sobre toda a componente teórico-prática.

3. Frequência - Para obter frequência o aluno terá que frequentar as aulas práticas de laboratório  (nº máx. faltas: 2). 


4. Melhoria de classificações -  A realização de melhoria segue as Normas Gerais de Avaliação da FCT/UNL. Não é possível melhorar a componente laboratorial.

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