Faculdade de Ciências e Tecnologia

Investigação Operacional

Código

10361

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Ruy Araújo da Costa

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Introduzir os alunos de Licenciaturas em Engenharia à Investigação Operacional, que lida com a modelação e otimização de sistemas. Na área da Otimização estuda-se a Programação Linear. Em seguida, os alunos são introduzidos à Gestão de Projectos e à Teoria da Decisão. Finaliza-se a disciplina com a abordagem da Simulação e suas aplicações.

Pré-requisitos

Os alunos deverão ter conhecimentos sólidos de Cálculo Matricial e de Probabilidades.

Conteúdo

1.
Programação Linear
1.1.
Formulação de Problemas de Programação Linear
1.2.
Algoritmo Simplex
1.3.
Formulação Matricial. Algoritmo Simplex Revisto
1.4.
Dualidade
1.5.
Análise de Sensibilidade e Pós-Otimalidade

 

2. Gestão de Projetos
2.1.
Método do Caminho Crítico (C.P.M.)
2.2.
Gestão de recursos associados a um projeto
2.3.
Redução da duração de um projeto
2.4. Técnica PERT
   

 

3.
Teoria da Decisão
3.1.
Critérios de decisão em Situação de Incerteza e em Situação de Risco
3.2.
Decisões Sequenciais
3.3.
Introdução à Decisão Multicritério

 

4.
Simulação
4.1.
Aspectos ''''''''''''''''''''''''''''''''Técnicos'''''''''''''''''''''''''''''''' da Simulação
4.2.
Geração de Números Pseudo-Aleatórios
4.3.
Aplicações

Bibliografia

1.
Investigação Operacional (1996), Valadares Tavares et al - Mc Graw Hill
2.
Operations Research - An Introduction(1992 - 5ª Ed.) Taha - Prentice Hall
3.
Introduction to Operations Research (1990 - 5ªEd.), Hillier, Lieberman - Mc Graw
4.
Programação Linear (Vol. 1) (1984), Ramalhete et al - Mc Graw Hill
5.
"Elementos de apoio às aulas de Investigação Operacional (B)", "Enunciados de Exercícios de Investigação Operacional (B)", Ruy A. Costa

Método de ensino

Os "conceitos-base" da disciplina serão leccionados nas aulas teóricas.   Nas aulas práticas serão feitos exercícios de aplicação dos conceitos apresentados nas aulas teóricas.  

Os alunos dispõem de elementos de apoio às aulas teóricas, bem como dos enunciados dos exercícios utilizados nas aulas práticas.

A plataforma de ensino à distância moodle será utilizada para facultar aos alunos atividades semanais de apoio à aprendizagem.

Método de avaliação

Este é um Resumo do Método de Avaliação desta unidade Curricular. Na página Clip em Documentação de Apoio > Outros poderá aceder ao Documento Completo com o Método de Avaliação.

 

Esta unidade curricular terá uma avaliação teórico-prática constituída por dois testes, ou um exame em Época de Recurso e uma avaliação sumativa constituída por dois elementos de avaliação, de entre três disponibilizados.

Os 2 Testes, ou o Exame terão o peso de 90% a que acresce a componente de Participação (máx: 2 valores).

A Participação de cada aluno é avaliada durante o período letivo, com recurso aos seguintes elementos: 2 exercícios a serem realizados nas aulas T ou P – sem aviso prévio e apenas nos turnos onde cada aluno esteja inscrito no Clip – com duração de 15 minutos cada um e um 3º elemento, constituído pelas atividades semanais de apoio à aprendizagem no moodle . A classificação de Participação, P, de cada aluno será a soma das 2 melhores classificações obtidas nos 3 elementos de Participação.

Qualquer fraude no processo de avaliação de conhecimentos implica a reprovação no corrente ano letivo (incluindo a Época Especial) e será participada ao Conselho Executivo para procedimento disciplinar. Implica, ainda, a Exclusão, com perda de Frequência obtida neste ano letivo.

Para se submeter a uma prova de avaliação um aluno terá SEMPRE de se inscrever no moodle para a prova de avaliação, com pelo menos uma semana de antecedência e levar consigo para a prova um Caderno de Exame sem ser preenchido, que deverá entregar ao docente à entrada da sala. 

 

É exigida FREQUÊNCIA a TODOS os alunos para poderem ser avaliados nesta unidade curricular. 

Em caso de Reprovação, a “Frequência” obtida num ano letivo, mantém-se válida apenas no ano letivo seguinte

 

A desistência num Teste ou a não realização de um Teste impedirá o acesso aos Testes subsequentes. Um aluno que desista num Teste ficará Reprovado em Época Normal.

  

A "Melhoria de Nota" subentende inscrição adequada na Divisão Académica. Haverá lugar à melhoria de nota se a nova classificação obtida em exame for maior que a anterior classificação final. 

Consulte o documento com o Método de Avaliação de Conhecimentos (completo) no Clip em Documentos de Apoio > Outros.

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