
Urbanismo, Transportes e Ambiente
Código
10372
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente
Créditos
3.0
Professor responsável
João António Muralha Ribeiro Farinha
Horas semanais
3
Língua de ensino
Português
Objectivos
Proporcionar ao futuro Engenheiro capacidades para analisar e compreender a organização e o funcionamento dos sistemas urbanos e os modos de produção da cidade, com especial incidência sobre a vertente da mobilidade e transportes, dos usos do solo, da interacção entre actividades urbanas e das implicações e desafios ambientais gerados em geral pelas cidades.
Visa-se dotar o aluno de conhecimentos sobre as causas e as consequências dos principais problemas ambientais e de sustentabilidade associados às cidades e colocá-lo em posição de poder intervir de forma competente na sua resolução. Aumentam-se para isso as suas competências específicas no referente aos principais instrumentos de intervenção urbanística, às políticas e estratégias europeias e nacionais de ambiente urbano, à mobilidade urbana sustentável, à requalificação integrada do tecido urbano para a sustentabildiade e à satisfação das necessidades sociais e melhoria da qualidade de vida da população.
O aluno ganhará também competências gerais para se integrar em equipas multidisciplinares que intervenham no planeamento e gestão do tecido urbano, rentabilizando a sua formação de base, de engenheiro do ambiente, e abrindo perspectivas de trabalho.
Pré-requisitos
Sem requisitos específicos.
Conteúdo
"Urbanismo, Transportes e Ambiente"
O estudo dos aglomerados urbanos na perspectiva do seu comportamento ambiental e funcionamento sistémico. Organização espacial das funções urbanas. A estruturação física e funcional das cidades. Modelos de estruturação urbana e sustentabilidade (concentração/dispersão, monocêntrica/policentrica, centralidade/periferia, etc.). O ecossistema urbano. As vertentes da Estratégia Temática da União Europeia para o Ambiente Urbano: (i) Gestão urbana sustentável, (ii) Transportes urbanos sustentáveis, (iii) Design urbano sustentável, (iv) Construção urbana sustentável. A forte relação entre o ordenamento espacial dos aglomerados e o sistema de transportes. O estudo do sistema de transportes urbanos e aprofundamento das implicações ambientais dos diferentes modos de transporte. Os Planos de Gestão de Mobilidade Sustentável, ancorados na Estratégia Temática da UE sobre Ambiente Urbano. O urbanismo, a produção de cidade, os principais actores na cidade e alguns dos principais desafios e tendências actuais. O zonamento. As classes de usos do solo nos planos urbanos. Parâmetros urbanísticos. Índices de ocupações, densidades, indicadores e outros elementos reguladores da ocupação e transformação do solo. A cidade e o tecido social, referência aos principais desafios de carácter socio-cultural. Os espaços públicos, os grandes e os pequenos equipamentos colectivos, os espaços verdes urbanos, as infra-estruturas e a criação de centralidades. A ecologia urbana, os bairros ecológicos (estudo de casos), a ecologia da rua e a rua residencial multinacional. Análise de intervenções/projectos integrados para a requalificação urbana, transportes e ambiente.
Bibliografia
. Cidades do Futuro - Desafios, Visões e Perspectivas; Comissao Europeia, Direcao Geral da Politica Regional; EU, Bruxelas, Outubro 2011. Disponível em: http://ec.europa.eu/regional_policy/conferences/citiesoftomorrow/index_en.cfm
- Cidades para um Pequeno Planeta; Rogers, Richard; Ed. Gustavo Gili, Barcelona, 2001.
· City and Environment; European Commission; Brussels and Luxembourg, 1994.
· Ecologically Based MunicipalLand Use Planning; Honachefsky, William; Ed: Lewis Publishers, USA, 2000.
. "Energias Urbanas - Desafios Urbanos"; Memorando da Conferência Städtische Energien/Urban Energies; German Federal Ministry of Transport, Building and Urban Development, Berlim, Outubro 2012. Disponível em: http://www.bmvbs.de/EN/UrbanAndRuralAreas/UrbanEnergies/Memorandum/memorandum_node.html
· Modelos Integrados de Uso do Solo-Transportes – Perspectivas de Aplicação à Área Metropolitana de Lisboa; Almeida, Elisabete; Teses de Mestrado LNEC; Lisboa, 1997.
· Sustaining Cities - Environmental Planning and Management in Urban Design; Leitmann, Josef; Ed. McGraw-Hill, 1999.
· Sustainable Communities – The Potential for Eco-Neighbourhoods; Ed. Barton, Hugh; Earthscan Publications; London, 2000.
. Urban Future 21 – A Global Agenda for 21’s Century Cities; Hall, Peter and Pfeiffer, Ulrich; The Federal Ministry of Transport, Building and Housing of Germany; Ed. Alexandrine Press, Oxford 2000.
Método de ensino
Exposição dos conteúdos teórico-práticos pelo docente em sala de aula e com o apoio de vários meios de comunicação (powerpoints, vídeos, páginas especializadas da internet, etc.). Discussão em grupo sobre temas fulcrais. Análise de estudo de casos. Exercícios de aplicação em aulas práticas. Trabalhos individuais sobre temas específicos centrados na interação entre urbanismo, transportes e ambiente.
A avaliação de conhecimentos é realizada através de testes, trabalhos de grupo e da participação activa nas aulas práticas.
Método de avaliação
Avaliação Contínua
- 25% Trabalho Individual (sobre Eco-Bairros);
- 25% Trabalho Prático de Grupo (Interface de Transportes e Eficiência Urbana Sustentável)
- 25% Teste 1
- 25% Teste 2