
Empreendedorismo
Código
10380
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Créditos
3.0
Professor responsável
Virgílio António Cruz Machado
Horas semanais
6
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final desta unidade curricular, os alunos deverão ter desenvolvido um espírito empreendedor, uma atitude de trabalho em equipa e estar aptos a:
1) Identificar ideias e oportunidades para empreenderem novos projetos;
2) Conhecer os aspetos técnicos e organizacionais inerentes ao lançamento dos projetos empreendedores;
3) Compreender os desafios de implementação dos projetos (ex: mercado, financiamento, gestão da equipa) e encontrar os meios para os ultrapassar;
4) Expor a sua ideia e convencer os stakeholders.
Pré-requisitos
O conteúdo programático foi desenhado para incentivar o aluno ao empreendedorismo e à perceção e análise da envolvente em busca de oportunidades de negócio, de forma a que consiga aplicar os conhecimentos adquiridos:
1) na transformação de conhecimento científico em ideias de negócio;
2) na criação, seleção e desenvolvimento de uma ideia para um novo produto ou serviço;
3) na elaboração de um plano de negócio e de um plano de marketing;
4) na exposição das suas ideias em curto tempo e em ambientes stressantes.
Conteúdo
O empreendedorismo como estratégia de desenvolvimento pessoal e organizacional. Processos de criação de ideias. A proteção da propriedade intelectual: patentes e formalismos técnicos. A gestão de um projeto de empreendedorismo: planeamento; comunicação e motivação; liderança e gestão de equipas Marketing e inovação para o desenvolvimento de novos produtos e negócios. O plano de negócios e o estudo técnico-financeiro. Financiamento e Sistemas de Incentivos: formalidades e formalismos. A gestão do crescimento e o intra-empreendedorismo.
Bibliografia
Livros:
Paul Burns, (2010), "Entrepreneurship and Small Business: Start-up, Growth and Maturity", Palgrave Macmillan, 3rd Ed.
Kotler, P. (2011), "Marketing Management", Prentice-Hall.
Shriberg, A. & Shriberg (2010), "Practicing Leadership: Principles and Applications", John Wiley & Sons, 4th Ed., USA.
Spinelli, S. & Rob Adams (2012). “New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century”. McGraw-Hill Higher Education; 9 Ed.
Thomas H. Byers, Richard C. Dorf, Andrew Nelson (2010) “Technology Ventures: From Idea to Enterprise”, 3rd Ed., McGraw-Hill Higher Education
Robert D. Hisrich, (2009). "International Entrepreneurship: Starting, Developing, and Managing a Global Venture", Sage Publications, Inc
R.D. Hisrich, M.P. Peters & D.A. Shepherd, “Entrepreneurship”, 7th ed., McGraw-Hill Int’l Ed., 2007.
Scott A. Shane (2008) “Technology Strategy for Managers and Entrepreneurs”, Prentice Hall.
Guy Kawasaki (2004), “The Art of the Start: The Time-Tested, Battle-Hardened Guide for Anyone Starting Anything”, Penguin Group Inc.
Revistas científicas:
Entrepreneurship Theory and Practice (http://eu.wiley.com/WileyCDA/WileyTitle/productCd-ETAP.html)
Journal of Entrepreneurship (http://joe.sagepub.com/)
International Entrepreneurship and Management Journal (http://www.springer.com/business+%26+management/entrepreneurship/journal/11365)
International Journal of Entrepreneurial Behaviour & Research (http://www.emeraldinsight.com/products/journals/journals.htm?id=ijebr)
Entrepreneurship & Regional Development, an International Journal (http://www.tandf.co.uk/journals/tepn)
Journal of Business Venturing (http://www.journals.elsevier.com/journal-of-business-venturing/)
International Small Business Journal (http://isb.sagepub.com/)
Método de ensino
Considerando o tempo disponível (5 semanas), a metodologia de ensino preconiza que em cada semana sejam discutidos e trabalhados (em grupo) os temas apresentados, os quais tinham sido definidos nos objetivos de aprendizagem. Na 1ª semana os temas a abordar estão relacionados com os aspetos estratégicos do empreendedorismo, a geração de ideias, a liderança e a gestão de equipas; como resultado os alunos deverão constituir e organizar as suas equipas para poderem definir o problema que se pretende resolver. Na 2ª semana, os temas apresentados permitirão que o aluno possa evoluir no seu projeto acrescentando opções de soluções ao problema identificado na semana anterior e proceder à seleção de uma delas. Na 3ª semana, a abordagem ao mercado e às condições de comercialização viabilizarão a concretização do plano de marketing. Na 4ª semana, abordar-se-ão os aspetos relacionados com a viabilidade financeira do projeto, possibilitando a realização do respetivo plano de negócio e do seu financiamento. Na última semana, abordar-se-á o processo de exposição da ideia aos potenciais interessados, tendo os alunos que realizar a apresentação e defesa do seu projeto num elevator pitch, perante um júri.
Neste sentido, a metodologia privilegia
1) a apresentação de casos práticos e de sucesso;
2) a promoção de competências nos domínios comportamentais, nomeadamente, no que respeita ao desenvolvimento do sentido crítico, à defesa de ideias e argumentos baseados em dados técnico-científicos, à tolerância e capacidade de gestão de conflitos em situações adversas e stressantes.
3) a participação dos alunos nos trabalhos colocadas ao longo da unidade curricular e a sua apresentação.
Método de avaliação
Este curso será ministrado a alunos dos 4º ou 5º anos dos programas de "Mestrado integrado" e de 2º ciclo (mestrado).
O programa é dimensionado para decorrer entre o 1º e o 2º semestre (Janeiro-Fevereiro), num período de 5 semanas, envolvendo um total de 45 horas presenciais (TP), organizadas em 15 sessões de 3 horas e exigindo um esforço global da ordem de 3 ECTS.
As aulas presenciais baseiam-se na exposição dos conteúdos do programa. Os estudantes serão solicitados a aplicar as competências adquiridas através da criação e desenvolvimento de uma ideia (produto ou negócio).
Assente nos princípios da multidisciplinaridade, as aulas integrarão alunos provenientes de diversos cursos com vista a promover a integração de conhecimento derivado de várias áreas científicas e envolverão professores e "mentores" com background diverso nos domínios da engenharia, da ciência, da gestão e dos negócios.
A avaliação compreende a apresentação e defesa da ideia num elevator pitch e do respetivo relatório (realizado em grupo de 4-5 elementos). A apresentação contribuirá com 50% e o relatório com 50% para a nota final.
Será utilizada a metodologia do “banco de valores” para atribuição da nota individual, de acordo com a seguinte formula:
( C x N ) + N / 2
em que C será a classificação do júri e N o nº de elementos do grupo
Cursos
- Engenharia Electrotécnica e de Computadores
- Engenharia Informática
- Perfil de Construção
- Engenharia de Materiais
- Engenharia Mecânica
- Perfil Urbanismo e Transportes
- Engenharia Civil (Estruturas e Geotecnia)
- Engenharia de Micro e Nanotecnologias
- Atuariado, Estatística e Investigação Operacional
- Perfil de Engenharia Sanitária
- Engenharia Biomédica
- Perfil de Geotecnia
- Bioquímica para a Saúde
- Especialidade em Teoria, História e Técnicas
- Engenharia Química e Bioquímica
- Química Bioorgânica
- Engenharia e Gestão Industrial
- Conservação - Restauro
- Genética Molecular e Biomedicina
- Tecnologias de Produção e Transformação Agro-Industrial
- Perfil de Estruturas
- Bioquímica
- Matemática Financeira
- Engenharia e Gestão da Água
- Bioenergia
- Especialidade em Ciências da Conservação
- Engenharia de Energias Renováveis
- Engenharia Física
- Biotecnologia
- Matemática Pura
- Perfil de Engenharia de Sistemas Ambientais
- Engenharia Civil (Reabilitação de Edifícios)
- Engenharia Geológica