
Aplicações de Sinais
Código
10483
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Electrotécnica
Créditos
6.0
Professor responsável
Raúl Eduardo Capela Tello Rato
Horas semanais
4
Total de horas
58
Língua de ensino
Português
Objectivos
1 - Perante um problema concreto, o aluno deve saber extrair algumas características qualitativas do sinal em causa, nomeadamente, as referentes a periódico/aperiódico, determinístico/aleatório e ocupação frequencial, de forma a decidir quais as ferramentas adequadas de análise e modelação a utilizar.
2 - Usar, com destreza, a) os métodos de análise e detecção adequados, nomeadamente, os de análise espectral e correlação; b) criação de modelos lineares, nomeadamente, autorregressivos.
3 – Saber usar e projectar sistemas lineares que permitam separar sinais em componentes mais simples para facilitar o seu estudo e processamento.
Pré-requisitos
Teoria de Sinais
Conteúdo
1 - Revisão de conceitos básicos. SLIT Discretos.
2 - Análise Espectral: Métodos de Blackmann-Tukey e Bartlett-Welch. Métodos de Alta Resolução: Capon, Min-Norm e MUSIC
3 - Predição Linear. Métodos de estimação: correlação, covariância e Burg. Estruturas “Ladder/lattice”.
4 - Tópicos avançados (*):
a) Algoritmos Adaptativos.
b) O modelo ARMA. Estimação de parâmetros.
c) Processamento em agregados adaptativos
d) Transformada de Ôndulas
e) Distribuições Tempo-Frequência
* A escolher 1 dos temas de acordo com os interesses particulares do aluno
Bibliografia
1 - Processamento Digital de Sinais por M. D. Ortigueira, Fundação Calouste Gulbenkian, 2005.
2 - Jonathan Steyn, "Digital Signal Processing", Wiley, 2000
3 - Ifeachor, E., C., Jervis, B., W., “Digital Signal Processing: A Practical Approach”, Addison-Wesley Publishing Company, 1993, Great Britain.
4 - DeFatta, D., Lucas, J. G. e Hodgkiss, W. S., “Digital Signal Processing; A System Design Approach”, Wiley, 1988.
5 - Proakis, J. G. e Manolakis, D. G., “Digital Signal Processing: Principles, Algorithms, and Applications”, Prentice-Hall, 1996.
Método de ensino
Exposição teórico prática e trabalhos
Método de avaliação
Exame e trabalhos