
Biologia Celular B
Código
10520
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Vida
Créditos
3.0
Professor responsável
Margarida Casal Ribeiro Castro Caldas Braga
Horas semanais
3
Total de horas
27
Língua de ensino
Português
Objectivos
O objectivo fundamental desta UC é a aquisição de conhecimentos no que diz respeito à estrutura da célula eucariota, e à função dos principais organelos, bem como à forma de comunicação célula-meio extracelular e célula-célula.
Espera-se que no final deste curso os alunos tenham atingido as seguintes competências gerais: i) entender a organização funcional da célula eucariota; ii) caracterizar do p.v. estrutural e funcional os principais organelos celulares; iii) expor os mecanismos envolvidos na comunicação célula-meio extracelular; iv) identificar mecanismos celulares envolvidos na comunicação célula-célula.
Por último, pretende-se o aluno adquira competências de pesquisa de literatura recente sobre temas leccionados e consiga fazer uma exposição e discussão crítica de trabalhos científicos.
Conteúdo
1. Células procarióticas e células eucarióticas. A célula como unidade fundamental dos tecidos e como unidade de fronteira dos vários organelos.
2. Membrana celular :Estrutura da membrana celular: o modelo do mosaico fluído. Transporte transmembranar.
3. Sistema endomembranoso: retículo endoplasmático liso e rugoso e aparelho de Golgi; estrutura e função.
4. Lisossoma: Características estruturais e funcionais. Processos de nutrição e defesa, autofagia, autólise e digestão extracelular. Peroxissoma: Estrutura e função.
5. Citosqueleto: microtúbulos, microfilamentos e filamentos intermédios. organização, estrutura e função. Transporte intracelular dependente de proteínas motoras.
6. Mitocôndria: Constituição estrutural e funcional. Morte celular por apoptose.
7. Comunicação celular. Vias de sinalização intracelular. ligandos, receptores celulares e vias de transdução de sinal
Bibliografia
. Molecular Cell Biology
Lodish H, Berk A, Kaiser CA, Krieger M, Bretscher A, Ploegh H, Amon A, Scott MP
7th Ed. WH Freeman & Company, NY, 2012
. Molecular Biology of the Cell
Alberts B, Johnson A, Lewis J, Raff M, Roberts K, Walter P
5th Ed. Garland Science, NY, 2007
. The World of the Cell
Hardin J, Bertoni GP, Kleinsmith LJ, ,
8th Ed. Benjamin Cummings Publ. Co., 2010
. The Cell. A molecular Approach
Cooper GM, Hausman RE
5th Ed. Sinauer Associates Inc., 2009
. Artigos científicos seleccionados
Disponibilizados pela docente na página MOODLE da disciplina
Método de ensino
Aulas teóricas expositivas.
Aulas TP para realização de um trabalho de grupo.
Método de avaliação
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
A) Frequência na disciplina:
1. Para a obtenção da frequência à disciplina ao alunos têm que frequentar, no mínimo, 2/3 das aulas teorico-práticas leccionadas (máximo 2 faltas). A presença nas aulas TP é registada em fichas de presença.
2. As faltas são marcadas 10 minutos após o início das aulas TP (11h20m - TP1; 14h40m - TP2), no entanto o aluno pode optar por assistir à aula.
3. Duas faltas de atraso não justificadas convertem-se numa falta efectiva, no entanto o aluno pode optar por assistir à aula.
4. Atestados e outras justificações válidas para as faltas só serão aceites se entregues na aula da semana imediatamente após o dia da falta.
5. Os trabalhadores estudantes, e outros casos de excepção, que não frequentem as aulas teórico-práticas devem realizar uma avaliação (a combinar com a docente) para a obtenção da frequência à disciplina.
O aluno sem frequência à disciplina não pode apresentar-se a exame de recurso, nem terá nota válida nas componentes de avaliação teórica/teórico-prática, contínua e sumativa.
B) Avaliação na disciplina
B.1) Regras de Avaliação
A classificação final da disciplina (escala de 0 a 20 valores) resulta da soma das notas das 3 componentes da avaliação:
i) Avaliação da componente teórica/teórico-prática (60% = 12 valores). Um teste escrito, para avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teóricas e teorico-práticas, com duração máxima de 1h30m. A data do teste é divulgada no inicio das aulas, e marcada no CLIP, e não há data(s) alternativa(s), nem repetição do teste.
Em alternativa, os alunos podem ter aprovação na disciplina através da realização de um exame final (Época de Recurso).
A aprovação exige a obtenção, no mínimo, de 6 valores em 12 valores na nota do teste, ou na nota do exame de recurso.
ii) Avaliação contínua (teórico-prática) (30% = 6 (5+1) valores). Um trabalho de grupo que sobre um dos seguintes organelos/estruturas celulares de uma célula eucariota:
. Mitocôndria
. Reticulo endoplasmático rugoso
. Retículo endoplasmático liso
. Aparelho de Golgi
. Ribossomas
. Lisossomas
. Peroxissomas
. Elementos do citoesqueleto
. Membrana plasmática
. Transportadores membranares (transporte activo ou passivo)
. Receptores membranares e intracelulares (sinalização celular)
Os temas são distribuídos pelos grupos de forma aleatória (ou outra, a definir entre docente e alunos).
Excepcionalmente será possível haver trocas de temas entre grupos, desde que de comum acordo, não sendo possível a duplicação de temas dentro do mesmo turno.
O trabalho escrito deverá incluir obrigatoriamente a seguinte informação:
. caracterização estrutural e bioquímica do organelo - ilustrar com imagens e/ou esquemas
. função(ões) do componente celular
. localização e tamanho relativo na célula
. data de descoberta/identificação
. metodologia(s) utilizada(s) para o observar (ex. tipo de microscopia adequado) e/ou estudar (por ex. electrofisiologia para estudar canais) - ilustrar com imagens reais; incluir tóxicos ou agentes que permitem condicionar o funcionamento do organelo e desta forma perceber a sua função fisiológica
. métodos de isolamento/fraccionamento celular necessários para isolar esse componente
. patologias associadas a alterações do funcionamento do organelo - causas e consequências das disfunções.
. exemplo de outro organelo celular dependente ou do qual o organelo em estudo dependa (ou tenham "relação" de proximidade/cooperação); identificar a relação; se possível, ilustrar com imagens
. tipos de célula (função) ou condições ambientais intra/extracelulares que modulem positivamente o funcionamento ou dimensão do organelo (e as causas implicadas no processo); se possível ilustrar com imagens
Estrutura do trabalho:
. Trabalho deve ser feito em Word, letra 12, espaçamento duplo.
Na 1ª página do trabalho deve aparecer:
. Título
. Nome dos autores, nº de alunos, turma TP e Grupo
. Data
Na 2ª página deve haver um resumo (em português) e um abstract (em inglês) do trabalho. No resumo devem evitar-se abreviaturas (a não ser que a palavra apareça mais do que 3 vezes) e referências bibliográficas. A última frase do resumo deve indicar a importância do trabalho realizado para o conhecimento da matéria em causa.
Nas páginas seguintes desenvolve-se o trabalho, que pode (e deve) ser "interrompido" por figuras, esquemas, gráficos e/ou tabelas (todos com a respectiva legenda). O texto deve ter no máximo 1500 (3-4 págs A4) e no mínimo 1000 (2-3 págs A4) palavras, excluindo folha dos resumos e lista de referências bibliográficas.
No final do trabalho deve aparecer a lista de referências bibliográfica utilizadas. Todas as referências listadas devem aparecer no texto e vice-versa. O trabalho tem de ter no mínimo 12 referências bibliográficas sólidas: mínimo de 10 artigos com arbitragem, sendo que 3 deles no mínimo devem ser mais recentes que 2013. Além disto pode ter referências a sites, e nesse caso devem indicar a data em que foi consultado.
As referências devem aparecer por ordem numérica de entrada no texto em parêntises rectos ([]). Devem ser indicadas na lista da seguinte forma:
Referência de artigo científico:
[1] J. van der Geer, J.A.J. Hanraads, R.A. Lupton, The art of writing a scientific article, J. Sci. Commun. 163 (2010) 51–59.
Referência de um livro:
[2] W. Strunk Jr., E.B. White, The Elements of Style, fourth ed., Longman, New York, 2000.
O trabalho deve ser entregue por mail à docente (mccb@fct.unl.pt), no assunto deve vir: "Trabalho_BCb_TPx_Gx". Não serão abertos e-mails sem este assunto.
Prazos:
Os trabalhos devem ser enviados até ao dia 9 de Dezembro às 23h59m. Trabalhos entregues fora deste prazo serão penalizados em 40% da nota, se entregues nos 2 dias seguintes ao prazo estipulado. Não serão aceites passado este prazo.
Parte da nota desta componente de avaliação (1 val) consiste na avaliação da progressão do trabalho do grupo em cada aula.
Em cada aula TP devem mostrar o trabalho realizado até essa altura, o qual será analisado e avaliado pela docente, que fará as devidas correcções na aula e avaliará também a progressão do trabalho de aula para aula.
A nota total desta componente será dividida de forma uniforme por todas as aulas TP leccionadas (0,2 val/aula, excluindo a 1ª aula).
Se o grupo não tiver o trabalho consigo, não é possível a avaliação, pelo que todos os elementos do grupo terão 0 valores nesse dia.
Faltas não justificadas implicam nota 0 valores nesta componente na aula do dia da falta.
iii) Avaliação sumativa (10% = 2 valores). Consiste na avaliação de conhecimentos sobre a matéria em cada aula TP.
No início de cada aula TP serão colocadas 2 ou 3 questões sobre os conteúdos da aula T da semana anterior. Os alunos terão um intervalo de tempo curto para responder por escrito às questões, e logo de seguida entregam a folha à docente. Estão previstos 5 momentos de avaliação. Cada conjunto de questões vale 0,5 val. No final do semestre serão apenas consideradas para cada aluno os 4 conjuntos de questões com notas mais elevadas (nota máx = 2 val).
Se o aluno faltar à aula TP terá 0 val nesse dia. Não há data alternativa para realização das questões.