Faculdade de Ciências e Tecnologia

Radiação e Radioterapia

Código

10536

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Física

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Adelaide de Almeida Pedro de Jesus

Horas semanais

4

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta é uma disciplina de 5º ano que, suportando-se nos conhecimentos adquiridos em Física Atómica e Nuclear, introduz as áreas de dosimetria, efeitos biológicos da radiação e sua aplicação. A familiarização dos alunos com os conceitos, a prática e os equipamentos de espectrometria nuclear, nomeadamente IGNOREes e detectores de radiação, electrónica de processamento e aquisição de dados, adquirida anteriormente, é requerida para a concepção de testes e experiências laboratoriais. Pretende-se ainda uma familiarização dos alunos com o software de simulação para cálculos dosimétricos.

Pré-requisitos

Freqência em Física Atómica e Molecular e Física Nuclear.

Conteúdo

Radiação: Interacção da radiação electromagnética com a matéria – efeitos para a radiação (absorção, dispersão); Interacção de partículas carregadas com a matéria – efeitos para as partículas (poder de paragem, alcance-range, dispersão em energia e dispersão angular, produção de radiação electromagnética); Efeitos da radiação sobre a matéria – transferência de energia, excitação, ionização; Dosimetria – unidades, medidas, cálculo de doses; Efeitos da radiação sobre tecidos biológicos – directos e indirectos, somáticos e genéticos, estocásticos e determinísticos; relação dose/efeito; Normas de base de Segurança e Protecção Radiológica.
Radioterapia: Radioterapia externa com radiação electromagnética; Radioterapia externa com partículas carregadas aceleradas; Radioterapia interna ou Braquiterapia.

 

Bibliografia

Atoms, Radiation, and Radiation Protection, 2nd Edition, James E. Turner 

Radiation Therapy Physics, 3rd Edition, William R. Hendee, Geoffrey S. Ibbott, Eric G. Hendee 

Medical Applications of Nuclear Physics, Series: Biological and Medical Physics, Biomedical Engineering, Bethge, K., Kraft, G., Kreisler, P., Walter, G.  

 

 

Método de ensino

 O método de ensino é inspirado em “Active Learning”,  existindo dois tipos de aulas: Teóricas e Práticas.

Teóricas: Nas teóricas os alunos estão divididos em grupos de 6 (excepcionalmente 7 elementos), tendo que estudar, com base nos meios bibliográficos e slides ao seu dispôr, antecipadamente a matéria. Em cada aula, depois de uma breve síntese feita pelo docente dos pontos fulcrais da matéria dessa aula, é proposta a cada grupo, uma questão contendo componentes conceptuais e de aplicação. Durante a actividade o docente discute alguns aspectos da questão com cada grupo. De duas em duas semanas os alunos fazem um teste de 30 mn.

Práticas: Em grupos de 2 (excepcionalmente 3) elementos - Simulação relativa a questões levantadas nas aulas teóricas.


Método de avaliação

A avaliação tem 2 componentes, relativas a: testes (nota correspondente NT); trabalhos práticos (nota correspondente NP).

A nota dos testes é a média dos 3 melhores testes realizados (são feitos 4 ao longo do semestre).

 A nota prática é a média pesada dos 4 exercícios de simulação realizados (e respectivos relatórios) com pesos de 10%, 25%, 25% e 40% do primeiro para o último.   

Para obter frequência é necessário que NP>10 e para aprovação é necessário que NP>10 e NT>10 

  A nota final de avaliação contínua é dada pela expressão seguinte com as notas parciais aproximadas às décimas.

            NAC = 0,5 x NP+0,5 x NT

O exame de recurso substitui os testes.

A classificação final é dada por

NF = 0,5 x NP+0,5 x NE

em que NE é a nota de exame.

Cursos