
Radiação e Radioterapia
Código
10536
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Física
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria Adelaide de Almeida Pedro de Jesus
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta é uma disciplina de 5º ano que, suportando-se nos conhecimentos adquiridos em Física Atómica e Nuclear, introduz as áreas de dosimetria, efeitos biológicos da radiação e sua aplicação. A familiarização dos alunos com os conceitos, a prática e os equipamentos de espectrometria nuclear, nomeadamente IGNOREes e detectores de radiação, electrónica de processamento e aquisição de dados, adquirida anteriormente, é requerida para a concepção de testes e experiências laboratoriais. Pretende-se ainda uma familiarização dos alunos com o software de simulação para cálculos dosimétricos.
Pré-requisitos
Freqência em Física Atómica e Molecular e Física Nuclear.
Conteúdo
Radiação: Interacção da radiação electromagnética com a matéria – efeitos para a radiação (absorção, dispersão); Interacção de partículas carregadas com a matéria – efeitos para as partículas (poder de paragem, alcance-range, dispersão em energia e dispersão angular, produção de radiação electromagnética); Efeitos da radiação sobre a matéria – transferência de energia, excitação, ionização; Dosimetria – unidades, medidas, cálculo de doses; Efeitos da radiação sobre tecidos biológicos – directos e indirectos, somáticos e genéticos, estocásticos e determinísticos; relação dose/efeito; Normas de base de Segurança e Protecção Radiológica.
Radioterapia: Radioterapia externa com radiação electromagnética; Radioterapia externa com partículas carregadas aceleradas; Radioterapia interna ou Braquiterapia.
Bibliografia
Método de ensino
O método de ensino é inspirado em “Active Learning”, existindo dois tipos de aulas: Teóricas e Práticas.
Teóricas: Nas teóricas os alunos estão divididos em grupos de 6 (excepcionalmente 7 elementos), tendo que estudar, com base nos meios bibliográficos e slides ao seu dispôr, antecipadamente a matéria. Em cada aula, depois de uma breve síntese feita pelo docente dos pontos fulcrais da matéria dessa aula, é proposta a cada grupo, uma questão contendo componentes conceptuais e de aplicação. Durante a actividade o docente discute alguns aspectos da questão com cada grupo. De duas em duas semanas os alunos fazem um teste de 30 mn.
Práticas: Em grupos de 2 (excepcionalmente 3) elementos - Simulação relativa a questões levantadas nas aulas teóricas.
Método de avaliação
A avaliação tem 2 componentes, relativas a: testes (nota correspondente NT); trabalhos práticos (nota correspondente NP).
A nota dos testes é a média dos 3 melhores testes realizados (são feitos 4 ao longo do semestre).
A nota prática é a média pesada dos 4 exercícios de simulação realizados (e respectivos relatórios) com pesos de 10%, 25%, 25% e 40% do primeiro para o último.
Para obter frequência é necessário que NP>10 e para aprovação é necessário que NP>10 e NT>10
A nota final de avaliação contínua é dada pela expressão seguinte com as notas parciais aproximadas às décimas.
NAC = 0,5 x NP+0,5 x NT
O exame de recurso substitui os testes.
A classificação final é dada por
NF = 0,5 x NP+0,5 x NE
em que NE é a nota de exame.