Faculdade de Ciências e Tecnologia

Introdução à Física Experimental

Código

10538

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Física

Créditos

3.0

Professor responsável

André João Maurício Leitão do Valle Wemans

Horas semanais

3

Total de horas

39

Língua de ensino

Português

Objectivos

Proporcionar aos alunos o primeiro contacto com laboratórios de física, e através do estudo de sistemas físicos simples treiná-los a:
•    Criar consciência dos erros sistemáticos nos métodos e nos instrumentos, e providenciar para os suprimir;
•    Realizar medidas e proceder ao seu registo;
•    Realizar cálculos com precisão, clareza e concisamente;
•    Fazer estimativa da precisão do resultado final;
•    Analisar os resultados e tirar conclusões corretas;
•    Comunicar com clareza e precisão os resultados.
Reconhecer a necessidade do método experimental, enquanto parte essencial do método científico, na procura de novos conhecimentos e no teste e validação das representações teóricas.

Conteúdo

Conceitos básicos relativo ao método experimental. Tratamento de incerteza de resultados experimentais.
Realização, análise e discussão de 8 trabalhos laboratoriais, em grupo de dois alunos:
1 - Leis da reflexão e da refração
2 - Lentes finas e espelhos esféricos
3 - Painel fotovoltaico
4 - Pêndulo simples
5 - Colisões na calha de ar
6 - Termómetro de gás a volume constante
7 - Lei do arrefecimento de Newton
8 - Osciloscópio e velocidade da luz
Planificação de uma experiência ou alteração de uma das experiências realizadas para verificação experimental de uma lei ou problema específico, proposto a cada grupo.

Bibliografia

a) Guiões dos Trabalhos Práticos;
b) Manual de Elaboração de Relatórios e Tratamento de Resultados Experimentais;
c) “Fundamentals of Physics”, Halliday, Resnick e Walker; “Física” Alonso e Finn; ou outros livros equivalentes;
d) Outra indicada nos guiões e no Manual.

Método de ensino

Aulas práticas de laboratório (3h/semana). Após exposição inicial dos conceitos subjacentes ao método experimental haverá a realização semanal, em grupo, de uma experiência laboratorial. A aprendizagem é complementada com a realização de dois trabalhos fora de aula, discussão de relatórios e por uma apresentação.

Método de avaliação

Os alunos respondem a um questionário no moodle antes de cada trabalho de laboratório.

A classificação final é obtida a partir de três diferentes tipos de elementos de avaliação: CF=0,10xTC+0,70xR+0,20xA, onde CF é a classificação final, TC é classificação média dos 2 trabalhos fora de aula, R é classificação média de 7 relatórios e A é a nota atribuída à apresentação; todos os componentes de avaliação são classificados até 20 valores.

Os alunos para obterem frequência deverão realizar pelos menos 2/3 das aulas, e produzir os respetivos relatórios e comparecerem a todos os outros momentos de avaliação.

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