
Metrologia e Sistemas de Medição
Código
10590
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Sofia Leonardo Vilela de Matos, Rogério Salema Araújo Puga Leal
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que, no final da leccionação da disciplina de Metrologia e Sistemas de Medição, os alunos revelem competências e capacidades que lhes permitam:
- Reconhecer a importância da metrologia, a nível Nacional, Internacional e empresarial.
- Desenvolver e/ou acompanhar um processo de acreditação de um laboratório de ensaios e calibração (elaboração do manual da qualidade e dos procedimentos de gestão).
- Analisar o resultado de uma medição através da identificação de todas as IGNOREes de incerteza envolvidas no processo de medição, determinação do erro e do valor da incerteza da medição.
- Estabelecer critérios de aceitação para diversos instrumentos de medição e estabelecer a periodicidade das calibrações.
- Avaliar o estado de operacionalidade de um sistema de medição através do estudo da linearidade, estabilidade, exactidão e estudos R&R.
Aplicar a metodologia do Desenho de Experiências de Taguchi, utilizando características dinâmicas, para analisar e/ou comparar sistemas de medição.
Conteúdo
Importância da Metrologia (enquadramento e níveis de atuação; documentação; Organizações Nacionais e Internacionais).
Qualidade e Metrologia (ferramentas, estruturas e garantia).
Laboratórios de Metrologia (obrigações dos laboratórios; acreditação de laboratórios; NP EN ISO 17025).
Validação de Resultados Experimentais (sistema Internacional de Unidades; deteção de outleirs - método de Dixon, Intervalo de confiança e Grubbs; detecção de outleirs em ensaios interlaboratoriais - métodos de Cochran e Dixon).
Medição de Grandezas e Cálculo de Incertezas (classificação dos erros nas medições;
incerteza nas medições; tolerância e critérios de Aceitação; periodicidade de calibração).
Análise de Sistemas de Medição (estudo da linearidade, exactidão e estabilidades do instrumento de medição; estudo de Repetibilidade e Reprodutibilidade (R&R)).
Métodos de Taguchi no Controlo Metrológico (estudo de características dinâmicas).
Bibliografia
Instituto Português da Qualidade (2007), NP EN ISO/IEC 17025:2005 - Requisitos gerais de competência para laboratórios de ensaio e calibração, IPQ, Monte de Caparica.
VIM-Vocabulário Internacional de Metrologia (2012), 1ª Ed. Luso-Brasileira, IPQ, Monte de Caparica (disponível na net).
Vários documentos tutoriais disponibilizados na página da disciplina.
Método de avaliação
Nas aulas teóricas será dada matéria teórica, conceitos e exercícios resolvidos, com recurso a slides e quadro. O primeiro trabalho de grupo (apresentação de um tema) será realizado na aula teórica. As aulas práticas ocorrem no laboratório e os alunos resolvem exercícios práticos e realizam dois trabalhos de laboratório.
A frequência é obtida através da realização de três trabalhos de grupo (3 a 4 alunos). Cada trabalho tem um peso de 20% para a nota final e classificação mínima de 10 valores. Frequência válida por um ano lectivo.
A aprovação e a classificação final na disciplina é feita tendo em consideração os três trabalhos práticos e o resultado de dois testes a realizar ao longo do semestre (20% cada teste), ou exame final (40%). Média dos dois testes ou exame superior a 9.5 valores.
A classificação final é obtida a partir das classificações dos cinco elementos de avaliação ou do exame e dos três trabalhos de grupo.