
Ecossistemas de Negócios Digitais
Código
10616
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Engenharia Mecânica e Industrial
Créditos
3.0
Professor responsável
António Carlos Bárbara Grilo, Virgílio António Cruz Machado
Horas semanais
3
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Conhecer em profundidade como Internet está a transformar as regras de negócio, empresas, e redes colaborativas
2. Conhecer os modelos de negócios digitais
3. Saber como desenvolver uma negócios digitais e start ups baseadas na Internet
4. Saber como financiar e gerir um negócio digital
Conteúdo
A evolução da Internet, os mercados electrónicos e as redes colaborativas.
Redes sociais, Web 2.0, e Móvel
Internet Semântica, Big Data e Internet of Things
Marketing Digital
Modelos de Negócios Digitais
Gamification
Inovação Aberta e Design Thinking
Cidades Inteligentes
Crowdsourcing
Crowdfunding
Ciclo de vida dos negócios digitais
Bibliografia
Disponibilização de artigos relevantes sobre as várias matéricas leccionadas.
Método de ensino
A metodologia de ensino desta unidade curricular tem duas componentes fundamentais: a componente da Exploração e a componente do Desenvolvimento.
Na primeira componente, são apresentados aos alunos um conjunto de tópicos relevante e tranversais sobre a importância, impacto e características dos negócios digitais.
Na sua segunta componente, os alunos desenvolvem através de trabalhos práticos a aplicação prática dos principais conceitos apresentados.
Método de avaliação
A avaliação será feita através da realização de um trabalho de grupo, em que será solicitado aos alunos que elaborem o planeamento de uma Start Up Digital, ou o desenvolvimento de um negócio digital em empresa já estabelecida.
A avaliação será feita através da avaliação dos trabalhos, resultante de 3 elementos de avaliação:
Apresentação Oral (30%),
Apresentação Multimedia (20%),
Relatório Escrito (50%)
O trabalho será realizado durante as aulas, e a apresentação e entrega será realizada no final do período de aulas.