Faculdade de Ciências e Tecnologia

Técnicas de Laboratório em Biologia I

Código

10649

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

3.0

Professor responsável

José Paulo Nunes de Sousa Sampaio, Rosario Mato Labajos

Horas semanais

3

Total de horas

41

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objectivo estruturante da presente unidade curricular consiste na integração do aluno num espaço laboratorial de Biologia Celular e Molecular e a aprendizagem de um conjunto abrangente de metodologias básicas nestas áreas. Deste modo, e de forma a ser complementada com a disciplina de Técnicas de Laboratório em Biologia II (7624), pretende-se preparar os alunos para as práticas laboratoriais específicas associadas a disciplinas mais diferenciadas.

Conteúdo

Módulo 1. Apresentação e modo de funcionamento da disciplina. Âmbito da TLB I. Regras de segurança no laboratório. Procedimentos básicos no laboratório: medições de volumes diversos (material de vidro, pipetas e micropipetas), medições de pesos diversos (balanças de precisão), regras básicas de centrifugação. Unidades SI. Preparação de soluções simples e compostas: p/v, v/v, molaridade; soluções stock e soluções de trabalho; diluições em série. Determinação do pH; soluções tampão. Noções básicas de espectrofotometria. A lei de Lambert-Beer. Curvas de calibração: aplicação em análise quantitativa. Cálculo de valores desconhecidos de concentração de soluções. 

Módulo 2. IIntrodução às técnicas de cultura de células: microbianas, vegetais e animais. Manipulação asséptica e preparação de meios de cultura. Cultura e isolamento de microrganismos. Teoria e Prática do crescimento microbiano. Parâmetros fisiológicos condicionantes do crescimento celular. Preservação e colecções de culturas. Exemplos de técnica de culturas de células. 

Módulo 3. Elementos de um relatório científico. Procura de resultados científicos e bibliografia. 

Módulo 4. Introdução à microscopia e descrição histórica da evolução deste método. Elementos fundamentais de um microscópio. Distinção entre microscopia ótica simples e composta (ex. de campo claro, campo escuro, de contraste de fase e interferência). Introdução à microscopia de fluorescência e imunofluorescência. Caracterização de técnicas de microscopia de fluorescência (ex. “widefield”, confocal TIRF) e de força atómica. Caracterização de técnicas de microscopia de fluorescência de super-resolução (ex. SIM, PALM/STORM). Caracterização de técnicas de microscopia electrónica (ex. de transmissão, de varrimento). 

Bibliografia

Livros de leitura aconselhada:

Becker, W.M. et al. (2005). The World of the Cell (6th ed.). Benjamin Cummings Publ. Co.

Anderson, C. (1995). Basic Experimental Chemistry. Kendall/Hunt Publ. Co.

Richwood, D. et al. (1997). Cell Biology Essential Techniques. Willey & Sons.

Canas Ferreira W.F. et al. Microbiologia. Volume I.

Outro material:

Artigos, slides das aulas e outros elementos de apoio disponibilizados na página da UC no Moodle.

Método de ensino

Qualquer dos 4 módulos desta UC compreende aulas teórico-práticas (1h/semana) e práticas laboratoriais (2,5h/semana). As aulas teórico-práticas são de natureza expositiva, servindo de preparação e complemento às aulas práticas laboratoriais de cada semana. A aprendizagem é complementada pela resolução de questionários em autonomia. As aulas práticas consistirão de sessões laboratoriais com a realização de trabalhos práticos em grupo. A aprendizagem é complementada pela realização dum relatório em forma de poster que incluirá o trabalho prático realizado no módulo de microscopia.

Método de avaliação

TLB I- 2016-17. Regras Frequência/Avaliação.

1. Regras para a obtenção de Frequência:

Esta disciplina é constituída por 4 módulos. A obtenção de Frequência implica a presença obrigatória em pelo menos 2/3 das aulas teórico-práticas e 2/3 das aulas práticas de cada módulo. Os trabalhadores estudantes que não frequentem as aulas práticas e/ou teórico-práticas deverão realizar uma avaliação específica (a combinar com o docente) de modo a poderem obter a frequência à disciplina. 

Falta de pontualidade às aulas teórico-práticas e práticas:

  • A chamada é realizada 10 min após a hora marcada para o início da aula. Se o aluno não estiver na aula será marcada uma falta de pontualidade. A acumulação de 3 faltas de pontualidade num mesmo módulo será considerada como uma 1 falta efetiva e, deste modo, contabilizada para a obtenção da frequência à disciplina.
  •  Uma falta só é marcada definitivamente, se o aluno não estiver na aula 30 min após a hora marcada para o início da mesma. O aluno que chegar depois desses 30 min pode assistir à aula, mas ser-lhe-á marcada uma falta efetiva

As faltas efetivas só poderão ser justificadas mediante a apresentação de um documento devidamente acreditado. (ex. atestado médico) e que terá que ser entregue ao docente até uma semana após o dia da falta.

Atenção: O aluno sem frequência à disciplina não se poderá apresentar a exame de recurso.

 2. Regras Avaliação:

2.1. Componente Teórica-Prática/Prática (TP/P, 75% - 15 valores).

Os módulos 1, 2 e 3-4 terão uma avaliação própria, a acontecer no final de cada módulo. Esta avaliação consiste na realização de um teste escrito (TP/P), englobando a matéria lecionada nas aulas teórico-prática e práticas do respetivo módulo.

Datas dos testes: Módulo 1- 22 de Outubro, Módulo 2- 19 Novembro, Módulo 3/4 19 Dezembro

A nota final desta componente TP/P, que contará 75% para a nota final, será obtida pela média aritmética simples dos 3 testes, calculada até as décimas. Não há repetições dos testes. Caso o aluno falte a um dos testes, este será classificado com nota 0 e será considerado para a média final.

Todos os testes têm igual peso na nota final (TP/P-25% cada teste). Não há nota mínima.

2.2. Componente laboratorial. (CL, 25% - 5 valores).

No fim dos módulos 1, 2 deverão ser entregues, por grupo, as respostas às questões e os exercícios relativas/os a estes módulos fornecidos pelo docente (1 valor por cada módulo). Os elementos de avaliação entregues pelos alunos deverão estar identificados com o turno e grupo.

No caso dos módulos 3 e 4, a realização dos exercícios será individualmente através de questionários disponibilizados no Moodle (0.5 valores por cada módulo). No fim do módulo 4, cada grupo também apresentará um artigo (indicado previamente pelo docente), em forma de poster, e esta comunicação terá uma classificação até 2 valores.

Exceto em casos excecionais, a nota atribuída em cada sessão prática, será a mesma para todos os elementos do grupo.

2.3. Nota final

A nota final de TLBI será obtida pela média ponderada das várias componentes arredondadas às unidades.

A componente laboratorial (CL-25%) só será somada à componente teórico-prática /prática (TP/P-75%) quando a nota final desta última componente, obtida pela média aritmética simples dos 3 testes, for igual ou superior a 7,5 valores.

2.4. Condições Para Obter Aprovação

De modo a obter aprovação, um aluno terá de obter uma classificação final-NF (obtida pela média ponderada das componentes laboratorial e teórico-prática/prática) igual ou superior a 9,5 valores. 

NF = (TP/P*0,75)+(CL*0,25) >= 9,5 valores

3.  Exame de Recurso e Melhoria de Nota

Avaliação individual de conhecimentos de conteúdos de aulas teórico-práticas e práticas.

O exame escrito terá uma duração máxima de 1h 30min. Este exame destina-se aos alunos reprovados pela forma de avaliação contínua (nota final inferior a 9,5 valores), mas com frequência à UC e nota nas outras componentes de avaliação, e para os alunos que pretendam melhorar a nota da componente teórico-prática/prática do ano letivo corrente ou do ano anterior. Este exame integrará toda a matéria lecionada (a melhoria de nota será realizada tendo em conta o conjunto da matéria) e não apenas sobre um dos módulos em particular.

Atenção: Inscrição no CLIP obrigatória.

4. Alunos com Frequência anterior e com nota da componente laboratorial

Os alunos com frequência no ano 2015-16 e com nota da componente laboratorial, estão dispensados das aulas práticas e manterão a nota da componente laboratorial (CL) do ano anterior, mas terão obrigatoriamente de ser avaliados na componente de avaliação teórica-prática e prática (TP/P).

5. Alunos com Frequência anterior ao ano letivo 2015-16 com ou sem nota da componente laboratorial

Os alunos com frequência anterior ao ano 2015-16 e com/sem nota da componente laboratorial (CL) terão que fazer novamente a componente laboratorial para obter a frequência na disciplina.

Cursos