
Bio-Segurança e Bioética
Código
10653
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
3.0
Professor responsável
Palmira de Jesus Fontes da Costa
Horas semanais
4
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Contextualizar a dimensão ética das ciências da vida e das suas aplicações;
- Promover o debate informado sobre a importância crescente das aplicações das ciências da vida e da biotecnologia na sociedade;
-Debater a questão da neutralidade da ciência e da responsabilidade social do cientista;
- Desenvolver as capacidades de contextualização e o raciocínio argumentativo dos alunos sobre problemos científicos e éticos.
Pré-requisitos
Não há.
Conteúdo
1. A emergência da Bioética: Contexto histórico;
2. A Natureza e âmbito da Ética, Bioética e Bio-segurança;
3. A responsabilidade do cientista na sociedade. Testemunhos de cientistas Nobel.
4. .Ética e pesquisa nas Ciências da Vida: Plágio, fraude, enviesamentos em processos de publicação; Códigos de conduta e comités de ética científica;
5. Questões éticas suscitadas pelo desenvolvimento da Genética e da Biotecnologia: Criar e patentear novas formas de vida; Acesso à informação genética; Clonagem e investigação em células estaminais; Terapia génica; Transplante de órgãos e tecidos na era biotecnológica, as novas técnicas de edição de genes em embriões humanos;
6. Desafios éticos da Biologia Sintética;
7. Ética e animais: O utilitarismo e a defesa do bem estar animal; Devem os animais não humanos ter direitos?; A experimentação animal; Métodos alternativos à experimentação animal; Valores étcos na conservação da biodiversidade;
8. Organismos geneticamente modificados e Agricultura biotecnológica;
9. Bio-segurança: Avaliação de risco, O princípio da precaução, Bio-segurança em laboratórios, Bio-segurança e ambiente; O protocolo de bio-segurança de Cartagena.
10. A abordagem de dilemas da Bioética em algumasculturas e religiões.
Bibliografia
Ben Mephan, Bioethics: An Introduction to the Biosciences, Oxford University Press, 2008.
Cristina Beckert (ed.), Ética Ambiental, Uma Ética para o Futuro, Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2003.
H. Kuhse & P. Singer, (eds.). A Companion to Bioethics. Blackwell, 1998.
Humberto Rosa, Bioética para as Ciências Naturais, FLAD/NSF International Bioethics Institute, 2002.
James Rachels, Elementos de Filosofia Moral, Gradiva, 2003.
Peter Singer, Ética Prática, Gradiva, 2000.
Palmira Fontes da Costa (ed.), Ciência, Ética e Cidadania: Reflexões de Cientistas Nobel, Lisboa, Ed. Autor, 2015.
Método de ensino
Aulas teóricas, debate e elaboração de casos de estudo, visionamento e debate de um filme e de um documentário relacionado com temáticas abordadas na disciplina, apresentação, em grupo, de artigos sobre temáticas abordadas na disciplina.
Método de avaliação
É necessário frequentar pelo menos dois terços das aulas práticas para obter aprovação à disciplina.
A avaliação da disciplina é continua.
Elementos incluídos na avaliação das aulas teórias:
Teste (35%): 29 de Maio de 2017.
Realização de pequenas actividaedes (tendo como base textos ou excertos de vídeo) sobre alguns dos temas que constam no programa da disciplina (15%).
Elementos incluindos na avaliação das Aulas Práticas:
Apresentação promoção do debate de um artigo sobre bioética (grupos de doisa três elementos) (40%);
Realização de pequenas actividaes no âmbito da disciplina (10%).