Faculdade de Ciências e Tecnologia

Seminário

Código

10662

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

3.0

Professor responsável

Margarida Casal Ribeiro Castro Caldas Braga

Horas semanais

2

Total de horas

8

Língua de ensino

Português

Objectivos

Gerais

(i)           Providenciar os princípios básicos e conceitos inerentes à comunicação científica;

(ii)          Explorar as particularidades das várias formas de comunicação requeridas;

(iii)         Reforçar as dicotomias expressão escrita|oral e comunicação técnica|corrente;

(iv)         Encorajar o raciocínio autónomo na interpretação de resultados e formulação de conclusões.

Específicos

a)            Reforçar o conceito de adequação do discurso ao meio de comunicação empregue;

b)           Compreender o papel da terminologia técnica no reforço da precisão dos conteúdos transmitidos;

c)            Aprender a necessidade empregar diferentes níveis de síntese em função do meio de comunicação e público-alvo;

d)           Aprender a articular de forma clara a exposição de resultados, a sua discussão e respectivas conclusões;

e)           Aprender a enquadrar a comunicação pretendida dentro dos limites impostos pelas normas de formatação.

Pré-requisitos

Sem requisitos particulares.

Conteúdo

No decorrer da unidade curricular o aluno produzirá um póster, e fará a apresentação oral do mesmo.

Bibliografia

Riley M. 2012. Write Like A Pro, 1st ed. Bookboon.com.(http://bookboon.com/en/textbooks/career-job-search/write-like-a-pro)
Basten G. 2010. Introduction to Scientific Research Projects, 1st ed. Bookboon.com.(http://bookboon.com/en/textbooks/biology-biochemistry/introduction-to-scientific-research-projects)
Ivey A. 2010. Perfect Presentations - How You Can Master the Art of Successful Presenting, 1st ed. Bookboon.com. (http://bookboon.com/en/textbooks/personal-development/perfect-presentations)
Garner E. 2012. The A to Z of Presentations, 1st ed. Bookboon.com. (http://bookboon.com/en/textbooks/personal-development/the-a-to-z-of-presentations)
Raveenthiran V. 2005. The 10 commandments of oral presentations. Student BMJ 13:353–396. (http://student.bmj.com/student/view-article.html?id=sbmj0510374)
Block SM. 1996. Do’s and don’t’s of poster presentation. Biophysical Journal 71:3527.

Método de ensino

A produção das comunicações decorrerá durante os primeiros dois meses do semestre par. O essencial do esforço do aluno (76h) decorrerá em autonomia, existindo ainda a obrigação de frequentar sessões públicas de apoio e orientação (4h), além da possibilidade de orientação tutorial (4h).

 

 

Método de avaliação

Componentes da avaliação da comunicação em poster (70% do total):

(i) Originalidade e qualidade da expressão gráfica, 20%;

(ii) Clareza na exposição e disposição dos assuntos, 30%;

(iii) Precisão e rigor no emprego da linguagem, 30%;

(iv) Legibilidade e produção gráfica, 20%

 

Componentes da avaliação da comunicação oral (30% do total):

(i) Clareza na exposição e disposição dos assuntos, 60%;

(ii) Precisão e rigor no emprego da linguagem, 20%;

(iii) Capacidade demonstrada na interpretação dos dados, 20%;

Cursos