Faculdade de Ciências e Tecnologia

Modelação Hidrológica

Código

10722

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente

Créditos

6.0

Professor responsável

António Pedro de Nobre Carmona Rodrigues

Língua de ensino

Português

Objectivos

Conhecimento dos métodos, princípios e leis leccionados no âmbito do programa da disciplina, por forma a permitir uma abordagem teórica e prática de problemas e questões do foro da modelação hidrológica, incluindo ferramentas para o dimensionamento de albufeiras de regularização, amortecimento de ondas de cheia e modelos de precipitação-escoamento.


 

Conteúdo

Ciclo global da água. Climatologia global e climatologia regional. Modelos climáticos. Variáveis hidrológicas e redes de monitorização. Escalas temporais dos processos hidrológicos. Técnicas de análise de dados. Preenchimento de falhas. Interpolação espacial e temporal. Modelação hidrológica para diferentes escalas de tempo e de espaço. Análise estatística e processos estocásticos. Estimativa da magnitude e frequência de eventos extremos. Processos de modelação do escoamento de superfície. Alterações, por causas naturais e antropogénicas, nos processos hidrológicos.

Bibliografia

Lencastre, A. e Franco, F.M., Lições de Hidrologia, FCT-UNL, 2003.

Linsley et al., Water Resources Engineering, McGraw Hill, 1992.

Loucks, D. P. and E. van Beek, Water Resources Systems Planning and Management, UNESCO, Paris, 2005.

Mays, L.W. (ed.), Water Resouces Handbook, McGrawHill, 1996.

http://snirh.inag.pt

 

 

Método de ensino

Os conteúdos programáticos teóricos são apresentados, explicados e exemplificados aos alunos no decurso das aulas teóricas.
As aulas práticas são utilizadas para a aplicação dos conceitos e técnicas do foro da modelação hidrológica, através da resolução de exercícios práticos e do desenvolvimento de trabalhos em que os conteúdos programáticos são aplicados de forma integrada. Aos alunos é exigido que os trabalhos sejam desenvolvidos organizados e apresentados sob a forma de documento científico, em forma de artigo cientificio ou relatório técnico/cientifíco.

Método de avaliação

Os alunos da unidade curricular são avaliados de forma contínua ao longo do semestre.
A nota final (NF), entre 0 e 20 valores, é o resultado da ponderação entre os resultados de 1 teste (T1) e dois trabalhos práticos (TP1 e TP2), de acordo com a seguinte fórmula:
NF = 0,4 x T1 + 0,3 x TP1 + 0,3 x TP2
A nota do teste pode ser substituída pela nota de um exame de recurso.

Cursos