Faculdade de Ciências e Tecnologia

Atuariado Vida

Código

10806

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Gracinda Rita Diogo Guerreiro

Horas semanais

4

Total de horas

62

Língua de ensino

Português

Objectivos

Os objectivos desta disciplina baseiam-se em parte no “Core Syllabus for Actuarial Training in Europe” proposto pelo “Groupe Consultatif des Associations D’Actuaires des Pays des Communautes Europeennes”. Pretende-se que os alunos, com base nos conhecimentos de Cálculo Financeiro, necessários em problemas de ciências actuariais,  adquiram formação em modelos de sobrevivência. Pretende-se ainda proporcionar formação em técnicas matemáticas que são de particular relevância para o trabalho actuarial em seguros de vida, saúde e pensões.

Pré-requisitos

Os alunos deverão ter conhecimentos ao nível da análise matemática (sucessões em progressão aritmética e geométrica, somatórios, séries, derivação  e integração), análise numérica (resolução numérica de equações não lineares), probabilidades e estatística (noção de probabilidade, variáveis aleatórias, funções de densidade, probabilidade e distribuição, valor esperado e momentos) e cálculo financeiro (actaulização e caitalização, taxas de juro e rendas).

Conteúdo

  1. Breve revisão de Cálculo Financeiro
  2. Mortalidade
  3. Rendas vitalícias
  4. Seguros de vida

Bibliografia

Barroso, M. de Nazaré;. Couto, Eduardo; Crespo, Nuno. Cálculo e instrumentos Financeiros: da prática para a teoria, Escolar editora 2008

Bowers, Newton, Gerber, Hickman, Jones and Nesbitt. Actuarial mathematics (second edition). Itasca, Illinois: The Society of Actuaries, 1997.

Dickson, D.C.M., Hardy, M.R. and Waters, H.R.. Actuarial Mathematics for Life Contingent Risks. Cambridge University Press, 2009

Garcia, J.A. e Simões, O.A.. Matemática Actuarial: Vida e Pensões. Almedina. 2010

Gerber, Hans U. Life insurance mathematics (third edition). Springer-Verlag, Berlin, 1997.

McCutcheon, J. and Scott, W. An Introduction to the Mathematics of Finance. The Institute of Actuaries and the Faculty of Actuaries, 1998.

Neill, A. Life contingencies. Butterworth-Heinemann, Oxford, 1992.

Silva, A. Matemática das Finanças. Vol I. McGraw-Hill, 1995

Método de ensino

Os assuntos a estudar são introduzidos através de uma exposição oral cujo principal objectivo é motivar no aluno o interesse pelo estudo desse assunto e onde, simultamente, se chama a atenção do ouvinte para pontos dignos de especial menção. Numa segunda fase, os alunos são incitados a resolver por si os exercícios propostos, sendo debatidos nas aulas aqueles que suscitam mais dúvidas. As aulas decorrem em âmbiente laboratorial, pelo que a resolução dos exercícios é realizada recorrendo a ferramentas informáticas.

Método de avaliação

  1. Avaliação contínua:
      a. A avaliação contínua é composta por 2 testes e 1 trabalho prático. 
      b. Sejam T1,T2 e TP as notas obtidas nos testes e trabalho prático, por ordem cronolǵica.
      c. Seja NT=0.35 * T1+0.35 * T2+ 0.3 * TP                                                                                            d. O aluno obtém frequência se TP>=7.5                                                                                             e. O aluno é aprovado se NT>=9.5
  2. Avaliação por exame

               a. Seja E a nota exame e TP o trabalho prático.

               b. Seja NE=0.7 * E+ 0.3 * TP

               c. O aluno é aprovado se tiver obtido frequência e NE>=9.5

Provas Escritas:
  a. Cada prova escrita é individual e com consulta de um formulário. 
  b. Cada prova é avaliada de 0 a 20 valores, com arredondamento às décimas. 
  c. Não há pré-inscrição nas provas. 
  d. É necessário levar um caderno de exame, máquina de calcular e um documento de
      identificação com fotografia (e.g., Cartão de Cidadão ou Cartão de Estudante)
      para a sala de teste ou exame.
  e. Qualquer aluno envolvido numa fraude reprova na disciplina.

Trabalho Prático:

O trabalho prático é realizado em grupos a indicar pelo docente.

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