
Técnicas de Laboratório
Código
10824
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
3.0
Professor responsável
Ana Maria Ferreira da Costa Lourenço
Horas semanais
3
Total de horas
33
Língua de ensino
Português
Objectivos
Preparação dos alunos para a realização eficiente das principais técnicas experimentais utilizadas em química: preparação de soluções, titulação, determinação de constantes físicas, recristalização, sublimação, destilação, extracção líquido-líquido, extracção sólido-líquido, filtração e cromatografia.
Aquisição das competências experimentais para efectuar as operações referidas de forma eficaz e em segurança bem como a aquisição dos conhecimentos necessários a uma correcta interpretação dos resultados. Pretende-se que os alunos adquiram as noções fundamentais de organização geral do laboratório de química, regras de segurança, boas práticas laboratoriais, registo preciso e organizado do trabalho efectuado no caderno de laboratório e a elaboração de relatórios.
Conteúdo
Organização de um laboratório químico. Regras de segurança e boas práticas laboratoriais. Protecção ambiental e gestão de resíduos no laboratório. Metodologia de trabalho no laboratório: preparação do trabalho, execução experimental, elaboração do caderno de laboratório e elaboração de relatórios.
Técnicas gerais de laboratório: medição, mistura, dissolução, aquecimento/arrefecimento, agitação. Montagens para trabalho laboratorial. Preparação de soluções. Diluição de soluções. Titulação. Medição de contantes físicas. Processos de purificação de sólidos: recristalização e sublimação. Processos de purificação e de separação de líquidos: destilação. Processos de extracção: liq – liq e sól – liq. Filtração. Cromatografia: cromatografia em coluna e cromatografia em camada fina. Cromatografia analítica e preparativa. Doseamento.
Sessões práticas
1ª sessão: Apresentação do Laboratório. Identificação de material corrente de laboratório. Regras de segurança no laboratório de química. Pesagens, medição de volumes e preparação de soluções.
2ª sessão: Determinação de constantes físicas: ponto de fusão, índice de refracção e densidade.
3ª sessão: Preparação de soluções de ácidos e bases a diferentes concentrações. Titulação ácido-base.
4ª sessão: Purificação de sólidos: recristalização e sublimação.
5ª sessão: Purificação de líquidos: destilação fraccionada. Demonstração de destilações a pressão reduzida e por arrastamento de vapor.
6ª sessão: Extracção líquido-líquido. Lavagem. Secagem de solventes orgânicos. Filtração gravítica. Evaporação à secura. Extracção sólido-líquido. Noção de extracto.
7ª sessão: Cromatografia em coluna e em placa fina.
8ª sessão: Doseamento. Preparação de soluções/cálculos de diluições/recta de calibração.
Bibliografia
Introduction to Organic Laboratory Techniques, A Small Scale Approach. R.G. Engel, G.S. Kriz, G.M. Lampman and D.L. Pavia, 3rd ed. Brooks/Cole 2011.
Online Safety Library: Laboratory and Chemical Safety http://ehs.okstate.edu/
ChemKeys http://www.chemkeys.com/bra/index.htm
Método de ensino
A disciplina tem carácter prático sobre o trabalho em laboratório de química, apoiado nos conceitos que permitem a aquisição de conhecimentos para a boa realização das técnicas experimentais e interpretação de resultados.
Nas aulas teorico-práticas são expostos os conceitos teóricos fundamentais associados à realização dos trabalhos práticos com o apoio de apresentações em Power Point.
Em cada uma das aulas práticas é feita a exposição dos conceitos específicos do trabalho a realizar em escrita directa no quadro, seguida da realização do trabalho experimental pelos alunos no laboratório.
Método de avaliação
A UC tem Avaliação Contínua com os seguintes:
Componentes de Avaliação e Elementos de Avaliação (ponderação)
i) Avaliação teorico-prática
a) mini-teste individual (10%)
b) teste prático individual na última aula do semestre lectivo (30%)
ii) Avaliação laboratorial
a) preparação e realização dos trabalhos práticos (30%)
b) caderno de laboratório individual (20%)
c) relatório em grupo (10%)
1. É obrigatória a realização de todos os Elementos de Avaliação salvo o mencionado em 6.
2. Os Elementos de Avaliação i) a), ii) a), b) e c) são obrigatórios para obter Frequência.
3. A média ponderada dos Elementos de Avaliação que dão Frequência terá que ser ≥ 9,5 valores para a aprovação na UC.
4. O Elemento de Avaliação i) b) tem que ter classificação ≥ 9,5 valores.
5. Qualquer outro Elemento de Avaliação não tem classificação mínima.
6. É obrigatória a realização de sete dos oito trabalhos práticos correspondentes aos Elementos de Avaliação ii) a).
7. A falta do aluno a um segundo trabalho prático tem que ser devidamente justificada.
8. Para a realização de um trabalho prático em atraso referido em 7. o aluno deve inscrever-se junto do seu docente para a aula de repescagem criada para este efeito no final do semestre lectivo.
9. A não realização ou reprovação no Componente de Avaliação i) b) obriga ao exame escrito de Recurso na Época de Exames que tem ponderação de 30% para a cassificação final.
10. Para os alunos que obtenham Frequência mas não aprovem no Componente de Avaliação i) b) podem manter a classificação da Frequência para o ano seguinte.
11. Os alunos com estatuto especial ou estudantes trabalhadores podem realizar os trabalhos práticos da UC em módulo condensado a estabelecer para cada caso. Serão avaliados de modo idêntico ao acima descrito.