
Bioética
Código
10828
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
3.0
Professor responsável
Isabel Maria da Silva Pereira Amaral
Horas semanais
2
Total de horas
44
Língua de ensino
Português
Objectivos
A disciplina tem por objectivo:
1. Conduzir os alunos a interrogarem-se sobre a natureza e a extensão das relações entre a tecnociência, a bioética e a sociedade no mundo actual;
2. Catalisar a reflexão crítica dos alunos sobre a sua futura experiência profissional, desenvolvendo uma cidadania activa;
3. Aumentar a capacidade de decisão e adaptação dos alunos a um mundo dinâmico, em constante mudança.
Pretende-se assim, no âmbito da aquisição de conhecimentos, que os alunos sejam capazes de:
- Dominar conceitos fundamentais para a análise das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade, numa perspectiva bioética.
- Compreender a posição da bioética com o tecido social e cultural, enquadrando diferentes modelos de decisão adaptados a cada contexto;
E no contexto da aquisição de competências, que consigam:
- Compreender a dinâmica das relações estabelecidas entre a bioética, a tecnociência e o todo-social, em diferentes contextos geográficos e geopolíticos à escala mundial
- Desenvolver o sentido de responsabilidade ética na tomada de decisões
- Relacionar a prática profissional com a cidania informada e activa.
Pré-requisitos
n/a
Conteúdo
Programa
1. Introdução à bioética: natureza e história
- A vida: formas, origem e sentido
2. O estado de arte em bioética global – (a bioética aplicada à biotecnologia e à medicina)
3. Os grandes paradigmas da bioética ocidental (modelo teleológico, deontológico e utilitarista)
4. Códigos de investigação científica e normas de conduta no contexto internacional – a utilização de populações-alvo na investigação biológica, clínica e terapêutica
- Código de Nuremberg
- Declaração de Helsinquia e seguintes
- Relatório Belmont
- Comissões de Bioética e Direitos Humanos no contexto internacional (UNESCO, ONU, OMS e CICOM)
- Implementação local das directrizes internacionais – o caso português
5.O debate sobre o principio e o fim da vida humana (interrupção voluntária da gravidez e eutanásia) numa perspectiva interdisciplinar
6. A utilização dos animais em experiências laboratoriais – bioética animal
7. O lugar da bioética nos diferentes rostos da humanidade – “biologia da pobreza” e sustentabilidade
8. É possível utilizar a biotecnologia e tudo o que ela pode oferecer para progresso da humanidade?
- Patenteamento de genes, determinismo biológico e eugenia
Debates contemporâneos – estudos de caso:
- Sexualidade e procriação humana (infertilidade e “barrigas de aluguer”)
- Manipulação e selecção genética (diagnóstico pré-natal, tecnologias de melhoramento da espécie humana, terapia genética)
- Investigação em embriões humanos (Fertilização in vitro, clonagem e investigação em células estaminais embrionárias)
- Organismos geneticamente modificados e agricultura biotecnológica
- Transplante de órgãos
Bibliografia
Bibliografia
Caplan, A.L & Arp, R. (2014), Contemporary Debates in Bioethics, Wiley Blackwell: West Sussex.
Cristina Beckert (2012), Ética. Lisboa: CFUL.
Donna Dickenson (2012), All that Matters, Mc Graw Hill: London.
Ben Mepham, (2008), Bioethics- an introduction for the biosciences, Oxford University Press: Oxford.
Helga Kruse & Peter Singer, (2006), Bioethics, an Antology, Blackwell Publishing: Oxford.
Henk ten Have (2016), Vulnerability – challenging bioethics, Routledge: New York.
Holland, S. (2012), Arguing About Bioethics, Routledge: Oxon.
Millum, J.; Emanuel, E. (ed.) (2012), Global Justice and Bioethics, Oxford University Press: Oxford.
Método de ensino
Cada sessão da disciplina tem duas horas teórico-práticas, onde a exposição dos conteúdos do programa são assegurados pelo docente, apoiado em materiais didácticos complementares relevantes, nomeadamente iconografia diversa, documentários, filmes, artigos científicos e extractos de obras de referência no dominio da bioética.
Procura-se sempre estimular nos alunos uma leitura crítica e integrada destes materiais didácticos nos conteúdos do programa através dos quais serão directamente avaliados.
Método de avaliação
A disciplina é avaliada pelos seguintes elementos:
- 1. Um comentário escrito sobre um dos tópicos do programa, escolhido aleatoriamente.
Peso na nota final: 35%
- 2. Um trabalho de grupo apresentado e discutido na turma, nos dois últimos dias de aulas.
Peso na nota final: 20%
- 3. Um poster sobre o tema de grupo para ficar exposto durante as últimas semanas de aula do semester, no átrio do Ed. VII ou no preguiçodromo da biblioteca.
Peso na nota final: 20%
Nota: Data limite para a entrega do poster impresso - dia 16 de Junho.
- 4. Uma biografia e uma entrada num glossário da disciplina, elaborados por cada elemento do grupo, escolhido de acordo com o tema seleccionado para a realização do poster.
Peso na nota final: 12.5% para a biografia e 12.5% para a entrada no glossário.
Nota: Data limite para a entrega da biografia e da entrada no glossário - até ao dia da apresentação oral do tema de grupo, em sala de aula.
A disciplina tem frequência mínima e registo de presenças. É condição necessária para que o aluno tenha frequência, o que corresponde a 2/3 das aulas teorico-práticas lecciondas ao longo do semestre.
O comentário escrito tem como objectivo a avaliação da compreensão e domínio dos conteúdos do programa da disciplina; o trabalho de grupo, que corresponde a um mini-projecto de investigação (apresentado e discutido oralmente, editado em forma de poster e referenciado no dicionário biográfico e no glossário da disciplina) assenta no trabalho de interpretação do material de apoio apresentado nas sessões em novos contextos, de forma autónoma.