Faculdade de Ciências e Tecnologia

Bioética

Código

10828

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

3.0

Professor responsável

Isabel Maria da Silva Pereira Amaral

Horas semanais

2

Total de horas

44

Língua de ensino

Português

Objectivos

A disciplina tem por objectivo:

1. Conduzir os alunos a interrogarem-se sobre a natureza e a extensão das relações entre a tecnociência, a bioética e a sociedade no mundo actual;

2. Catalisar a reflexão crítica dos alunos sobre a sua futura experiência profissional, desenvolvendo uma cidadania activa;

3. Aumentar a capacidade de decisão e adaptação dos alunos a um mundo dinâmico, em constante mudança.

Pretende-se assim, no âmbito da aquisição de conhecimentos, que os alunos sejam capazes de:

  1. Dominar conceitos fundamentais para a análise das inter-relações entre ciência, tecnologia e sociedade, numa perspectiva bioética.
  2. Compreender a posição da bioética com o tecido social e cultural, enquadrando diferentes modelos de decisão adaptados a cada contexto;

 E no contexto da aquisição de competências, que consigam:

  1. Compreender a dinâmica das relações estabelecidas entre a bioética, a tecnociência e o todo-social, em diferentes contextos geográficos e geopolíticos à escala mundial
  2. Desenvolver o sentido de responsabilidade ética na tomada de decisões
  3. Relacionar a prática profissional com a cidania informada e activa.

Pré-requisitos

n/a

Conteúdo

Programa


1. Introdução à bioética: natureza e história

  • A vida: formas, origem e sentido

2. O estado de arte em bioética global – (a bioética aplicada à biotecnologia e à medicina)

3. Os grandes paradigmas da bioética ocidental (modelo teleológico, deontológico e utilitarista)

4. Códigos de investigação científica e normas de conduta no contexto internacional – a utilização de populações-alvo na investigação biológica, clínica e terapêutica

  • Código de Nuremberg
  • Declaração de Helsinquia e seguintes
  • Relatório Belmont
  • Comissões de Bioética e Direitos Humanos no contexto internacional (UNESCO, ONU, OMS e CICOM)
  • Implementação local das directrizes internacionais – o caso português

5.O debate sobre o principio e o fim da vida humana (interrupção voluntária da gravidez e eutanásia) numa perspectiva interdisciplinar

6. A utilização dos animais em experiências laboratoriais – bioética animal

7. O lugar da bioética nos diferentes rostos da humanidade – “biologia da pobreza” e sustentabilidade

8. É possível utilizar a biotecnologia e tudo o que ela pode oferecer para progresso da humanidade?

  • Patenteamento de genes, determinismo biológico e eugenia

Debates contemporâneos – estudos de caso:

  1. Sexualidade e procriação humana (infertilidade e “barrigas de aluguer”)
  2. Manipulação e selecção genética (diagnóstico pré-natal, tecnologias de melhoramento da espécie humana, terapia genética)
  3. Investigação em embriões humanos (Fertilização in vitro, clonagem e investigação em células estaminais embrionárias)
  4. Organismos geneticamente modificados e agricultura biotecnológica
  5. Transplante de órgãos

Bibliografia

Bibliografia

Caplan, A.L & Arp, R. (2014), Contemporary Debates in Bioethics, Wiley Blackwell: West Sussex.

Cristina Beckert (2012), Ética. Lisboa: CFUL.

Donna Dickenson (2012), All that Matters, Mc Graw Hill: London.

Ben Mepham, (2008), Bioethics- an introduction for the biosciences, Oxford University Press: Oxford.

Helga Kruse & Peter Singer, (2006), Bioethics, an Antology, Blackwell Publishing: Oxford.

Henk ten Have (2016), Vulnerability – challenging bioethicsRoutledge: New York.

Holland, S. (2012), Arguing About Bioethics, Routledge: Oxon.

Millum, J.;  Emanuel, E. (ed.) (2012),  Global Justice and Bioethics, Oxford University Press: Oxford.

Método de ensino

Cada sessão da disciplina tem duas horas teórico-práticas, onde a exposição dos conteúdos do programa são assegurados pelo docente, apoiado em materiais didácticos complementares relevantes, nomeadamente iconografia diversa, documentários, filmes, artigos científicos e extractos de obras de referência no dominio da bioética.

 

Procura-se sempre estimular nos alunos uma leitura crítica e integrada destes materiais didácticos nos conteúdos do programa através dos quais serão directamente avaliados.

Método de avaliação

A disciplina é avaliada pelos seguintes elementos:

 

  1. 1.    Um comentário escrito sobre um dos tópicos do programa, escolhido aleatoriamente.

 

Peso na nota final: 35%

  1. 2.   Um trabalho de grupo apresentado e discutido na turma, nos dois últimos dias de aulas.

Peso na nota final: 20%

  1. 3.   Um poster sobre o tema de grupo para ficar exposto durante as últimas semanas de aula do semester, no átrio do Ed. VII ou no preguiçodromo da biblioteca.

Peso na nota final: 20%

 

Nota: Data limite para a entrega do poster impresso -  dia 16 de Junho.

 

  1. 4.   Uma biografia e uma entrada num glossário da disciplina, elaborados por cada elemento do grupo, escolhido de acordo com o tema seleccionado para a realização do poster.

 

Peso na nota final: 12.5% para a biografia e 12.5% para a entrada no glossário.

 

Nota: Data limite para a entrega da biografia e da entrada no glossário -  até ao dia da apresentação oral do tema de grupo, em sala de aula.

 

 

A disciplina tem frequência mínima e registo de presenças. É condição necessária para que o aluno tenha frequência, o que corresponde a 2/3 das aulas teorico-práticas lecciondas ao longo do semestre. 

 

O comentário escrito tem como objectivo  a avaliação da compreensão e domínio dos conteúdos do programa da disciplina; o trabalho de grupo, que corresponde a um mini-projecto de investigação (apresentado e discutido oralmente, editado em forma de poster e referenciado no dicionário biográfico e no glossário da disciplina) assenta no trabalho de interpretação do material de apoio apresentado nas sessões em novos contextos, de forma autónoma.

Cursos