
Biotecnologia e Empreendedorismo
Código
10829
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Química
Créditos
3.0
Professor responsável
Ana Cecília Afonso Roque, Fernanda Antonia Josefa Llussá
Horas semanais
2
Total de horas
40
Língua de ensino
Português
Objectivos
Objetivos da disciplina:
- A partir de uma tecnologia real na área de biotecnologia consolidar os conhecimentos na área de empreendedorismo, através da preparação de uma estratégia de lançamento desta tecnologia para o mercado.
- Expor os alunos de mestrado as bio – tecnologias desenvolvidas nos laboratórios da universidade e a ligação destas com as empresas.
- Desenvolver habilidades escritas e técnicas de redação de um Case-Study.
- Desenvolver habilidades orais e de apresentação.
Pré-requisitos
Frequência a Empreendedorismo
Conteúdo
Introdução e visão histórica do Empreendedorismo em Biotecnologia.Relevância do ensino de Empreendedorismo em Biotecnologia. Casos de estudo de sucesso.
Estudo de "Business case studies" (p.ex. Harvard Business School)
Encontrar e avaliar tecnologias/oportunidades na área da Biotecnologia.
Montagem de um "Business case study" sobre uma empresa de Biotecnologia com base em informação disponível e recolhida através de entrevistas. Identificação e estudo da tecnologia e de principais produtos comercializados. Identificação dos principais competidores. Vantagens e desvantagens do produto ou serviço oferecido pela empresa escolhida e dos principais competidores (Performance Map). Estratégias e marketing da empresa. Elaboração do business model canvas. Identificação de desafio e propostas para resolução.
Bibliografia
Recomendada:
R.C. Dorf & T.H. Byers, “Technology Ventures: From Idea to Enterprise”, 2nd ed., McGraw-Hill Int´l Ed., 2007.
R. D. Hisrich, M.P. Peters & D.A. Shepherd, “Entrepreneurship”, 7th ed., McGraw-Hill Int´l Ed, 2007.
Osterwalder, A., Pigneur, Y., “Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers and Challengers”, John Wiley & Sons, Inc. Ed, 2010.
Outra:
[SA] Spinelli, S. and Adams, R., 2011, New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century, McGraw-Hill/Irwin.
[BDN] Byers, T., et al., 2010, Technology Ventures: From Idea to Enterprise, McGraw- Hill Science/Engineering/Math.
[HBS] Harvard Business School Case Studies
[B] Bhide, A., 1996, The Questions Every Entrepreneur Must Answer, Harvard Business Review.
[D06] Drucker, P., 2006, Innovation and Entrepreneurship, Harper Business.
Método de ensino
Aulas de apresentação e discussão de temas, apresentações dos alunos sobre os trabalhos e orientação tutorial.
Método de avaliação
A avaliação da unidade de Biotecnologia e Empreendedorismo será realizada ao longo do semestre, num total de 2 apresentações por grupo, uma no dia 21 de Abril e outra no dia 19 de Maio. As apresentações terão um peso de 60% na nota final (30% para cada). Todo o material apresentado pelos alunos – power-points – deverá ser em língua inglesa. O apresentador poderá falar em português.
Cada grupo também deverá entregar no dia 30 de Maio 2016 até às 17h00, DUAS cópias impressas do Case Study um documento escrito cujas regras estão definidas abaixo. Uma das cópias impressas deverá ser entregue da secretaria do DQ, 5º piso e outra das cópias impressas deverá ser entregue na secretaria do DCSA (Ed. VII – 1º andar). Deverão também enviar em formato pdf para os emails dos docentes. O Case Study terá um peso de 40% na nota final (30% documento + 10% discussão). A discussão será no dia 2 de Junho no horário da aula.
Regras para o Case Study (documento escrito) – Deverá ser elaborado em língua inglesa tendo um máximo de 15 páginas (letra Calibri 12, espaçamento 1,5), incluindo anexos e capa. A sua estrutura será discutida em aula. O template será disponibilizado no CLIP.
Todo o material será fornecido em língua inglesa.