Faculdade de Ciências e Tecnologia

Seminário em Arte e Ciência I

Código

10843

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Conservação e Restauro

Créditos

3.0

Professor responsável

Christopher Damien Auretta, Robert Wiley

Horas semanais

3

Total de horas

42

Língua de ensino

Português

Objectivos

 

(i) plano das aprendizagens/aquisições de conhecimentos:

  • conceptualizar as ideias motoras da modernidade e a sua evolução até aos nossos dias tal como se manifestam na cultura científica e artística
  • discernir o impacte da racionalidade científica e técnico-científica na compreensão actual do mundo social e pessoal, bem como a sua representação e mediação por artistas e suas obras
  • compreender por via de análise de manifestações da criação científica e artística a relação estreita entre a representação objectiva do mundo (domínio das ciências naturais e das engenharias) e a compreensão da vida com base nas artes interpretativas de imanência histórico-subjectiva
  • adquirir uma maior compreensão das técnicas básicas de comunicação escrita e oral
  • aprender a pesquisar, documentar e organizar um trabalho de reflexão escrita e/ou oral
  • dominar regras essenciais de argumentação com vista ao desenvolvimento de um ponto de vista bem fundado e à expressão de ideias em vários graus de abstracção

 

 (ii) plano da aquisição de competências:

  • produzir um discurso crítico acerca de aspectos problemáticos da cultura científica e artística moderna
  • contextualizar os fenómenos da cultura artística e científica numa perspectiva diacrónica e dinâmica
  • elaborar uma compreensão da cultura artística e científica de um modo coerente e incisivo mediante a utilização de conceitos complexos oralmente e por escrito
  • identificar, resumir e desenvolver correctamente o conteúdo, ponto de vista e enquadramento conceptual das obras abordadas
  • avaliar de modo coerente e com fluência conceptual exemplos da cultura artística e científica que exijam um elevado grau de análise e de interpretação

 

Pré-requisitos

Alunos inscritos no Mestrado em Art e Ciência do Vidro/VICARTE 

Todos os alunos inscritos num curso de primeiro e segundo ciclos da FCT

Conteúdo

 

PRIMEIRO SEMESTRE (SEIS TÓPICOS E UM ATELIER DE ESCRITA A DECORRER AO LONGO DO SEMESTRE)

·         ARTE E ARTISTA/CIÊNCIA E CIENTISTA: MANIFESTOS, CARTAS, DIÁRIOS E ENTREVISTAS: NA ENCRUZILHADA DA TEORIA E DOS CASOS DE ESTUDO: I

 

·         ARTE, CIÊNCIA E A COMUNIDADE HUMANA: I

 

Teoria:

 

Estudos de caso:

 

·         A ARTE E A IMAGEM: A FOTOGRAFIA: I

 

Teoria:

 

Estudos de caso:

 

·         A ARTE EM MOVIMENTO: CINEMA: I

 

Teoria:

 

Casos de estudo:

 

·         A ARTE E A CIDADE: MODERNIDADE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA EM DIÁLOGO COM A ARTE: I

 

Teoria: Excertos de obras da bibliografia fundamental

 

Casos de estudo:

 

·         A ARTE E A INVESTIGAÇÃO: A ARTE E O LABORATÓRIO/A ARTE NO LABORATÓRIO: I

 

Teoria: Arte Molecular Art, Bioarte, Arte multi-media

 

Casos de estudo:

 

·         ATELIER DE ESCRITA: I

 

Um workshop para autores de teses, diários e “journaling” e outras formas escritas de auto-apresentação 

Bibliografia

 

 

Anker, Susanne and Dorothy Nelkin. The Molecular Gaze, Art in the Genetic Age, Kahn, Louis, Writings, Lectures, Interviews, Mazlish, Bruce, The Uncertain Sciences, Silvester, David. Interviews with Frances BaconScience, Not Art, Ten Scientist’ Diaries e Art, Not Chance: Nine Artists’ Diaries, The Oxford Book of Modern Science Writing. Org. Richard Dawkins, The Third Culture, Beyond the Scientific Revolution,Wilson, Edward O. Consilience, The Unity of Knowledge

Método de ensino

 

1) uma abordagem maiêutica na sala de aula: a construção de um saber mediante um diálogo, ora estruturado, ora espontâneo, interligando ideias e obras oriundas da cultura artística e científica moderna;

2) a abordagem a estes temas à luz da conceptualização contemporânea da pedagogia crítica;

3) a utilização de IGNOREes livrescas e multi-média com vista ao desenvolvimento da voz crítica de cada participante em trabalhos escritos e em apresentações orais. 

Método de avaliação

 

Um projecto escrito (com base em ateliers de escrita organizados ao longo do semestre, bem como a elaboração de um diário de reflexões sobre os temas abordados neste seminário); uma apresentação oral no final do semestre; assiduidade e participação semanal no diálogo em torno dos textos teóricos, bem como dos casos de estudo abordados.

 

 

 

Cursos