
Pensamento Contemporâneo
Código
10996
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
3.0
Professor responsável
Christopher Damien Auretta
Horas semanais
3
Total de horas
42
Língua de ensino
Português
Objectivos
OS OBJECTIVOS DA DISCIPLINA DE PC
Os objectivos da disciplina podem ser, assim, sumariados nos seguintes pontos:
(i) plano das aprendizagens/aquisições de conhecimentos:
-
conceptualizar as ideias motoras da modernidade e a sua evolução até aos nossos dias na cultura contemporânea
-
discernir o papel da racionalidade científica e técnico-científica na nossa compreensão actual do mundo social e individual
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compreender por via de análise de obras de reflexão filosófica, literárias e cinematagráficas a relação estreita entre a representação objectiva do mundo e a compreensão subjectiva da vida humana
(ii) plano da aquisição de competências:
-
efectuar uma reflexão crítica sobre aspectos problemáticos da cultura contemporânea e a sua apropriação e/ou tradução conceptual em forma de auto-compreensão e compreensão axiológica
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contextualizar os fenómenos da contemporaneidade numa perspectiva diacrónica e dinâmica
-
elaborar uma compreensão da contemporaneidade de um modo coerente e incisivo mediante a utilização de conceitos complexos oralmente e por escrito
Pré-requisitos
Esta disciplina é de primeiro e/ou de segundo ciclo, conforme o curso.
Indica-se, acima de tudo, para alunos do segundo ano em adiante.
Conteúdo
A contemporaneidade cultural e a modernidade ocidental.
O progresso técnico-científico e os desafios éticos e filosóficos que acarreta.
O avançar dos saberes e a persistência do mal
A dissolução digital das fronteiras e a globalização política, económica e cultural e o endurecimento dos fundamentalismos religioso e secular.
A mutação radical da nossa percepção do tempo e do espaço e a erosão de uma memória cultural milenar.
A luta pelo reconhecimento dos direitos e a modernidade ocidental como processo emancipatório do Sujeito.
O corpo natural e a reinvenção da definição de vida: os novos trajectos do corpo bio-tecnológico.
Consequências concretas dos conceitos de “família”, "tradição", risco", "democracia" e "globalização" desenvolvidos por Anthony Giddens.
Bibliografia
Gedeão, António. RTX-78/24
Giddens, Anthony. O Mundo na Era da Globalização
Kant, Immanuel, "Que é o Iluminismo?"
Kafka, Franz. A Metamorfose
Fontes multi-média: podcasts, documentários, filmes, etc..
Método de ensino
Análise de sites representativos da cultura contemporânea, leitura de excertos de ensaios e/ou excertos de obras literárias, visionamento e análise de (excertos de) filmes pertinentes, debates sobre temas da contemporaneidade e a elaboração de ensaios e de uma apresentação oral.
Especificamente:
1. Debates semnais: análise de sites, leitura de excertos de ensaios e/ou excertos de obras literárias antes e durante a aula, visionamento e análise de filmes pertinentes, debates sobre temas da contemporaneidade de acordo com os núcleos temáticos do Programa ao longo do semestre; a elaboração de breves comentários (um parágrafo) em determinadas aulas na sequência dos temas abordados e discutidos na aula; estes escritos fazem parte do dossier do/a aluno/a a entregar no final do semestre;
2. A elaboração de duas reflexões escritas (uma página/cada) relacionadas com os workshops organizados no âmbito de PC; estas reflexões fazem parte do Dossier do/a aluno/a a entregar no final do semestre;
3. A elabração de uma apresentação oral, em power point, a realizar-se, ou individualmente, ou em grupo.
Método de avaliação
PC AVALIAÇÃO 2016-2017
1. ASSIDUIDADE E PARTICIPAÇÃO = 40% QUANTAS AULAS NO MÍNIMO? = 9/12 PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL EM CADA AULA, bem como a elaboração de duas reflexões relativas a dois dos três workshops planeados para PC entre Março e Maio. (DE MODO A TODOS PODEREM PARTICIPAR NAS AULAS, MESMO OS MAIS RESERVADOS, E DEVIDO AO GRANDE NÚMERO DE ALUNOS INSCRITOS EM PC, HAVERÁ em determinadas aulas UMA ACTIVIDADE DE ESCRITA, i.e., BREVES REFLEXÕES -- aproximadamente, um parágrafo -- BASEADAS NO tema da respectiva aula. ISTO FARÁ PARTE DO DOSSIER DO/A ALUNO/A, VERTENTE: ASSIDUIDADE E PARTICIPAÇÃO.) |
2. O PROJECTO = 40% (UM PROJECTO PROPOSTO POR UM/A ALUNO/A OU POR UM GRUPO DE ALUNOS (ATÉ 6 INDIVÍDUOS), BEM COMO PELO MENOS UMA REUNIÃO COM O DOCENTE AO LONGO DO SEMESTRE PARA DIÁLOGO EM TORNO DO PROJECTO ANTES DO DIA DA SUA APRESENTAÇÃO)
3. O Dossier de cada aluno -- a entregar no final do semestre -- contém, portanto, as reflexões e o projecto.
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UMA IGNOREE DE CRÉDITO EXTRA = 20%
· A ELABORAÇÃO DE UMA REFLEXÃO EM TORNO DO TERCEIRO WORKSHOP · E-MAILS TROCADOS COM O DOCENTE · PARTICIPAÇÃO NO FORUM DE PC (VER MOODLE) · REALIZAÇÃO DE PROPOSTAS DE REFLEXÃO E/OU ACTIVIDADE POR PARTE DO/A ALUNO/A · ASSIDUIDADE A MAIS DE 9 AULAS · REALIZAÇÃO DE REFLEXÕES EM TORNO DE UM OU MAIS FILMES DO CINE CLUBE: VER CALENDÁRIO DE FILMES NO PORTAL DA BIBLIOTECA
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