Faculdade de Ciências e Tecnologia

Pensamento Contemporâneo

Código

10996

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

3.0

Professor responsável

Christopher Damien Auretta

Horas semanais

3

Total de horas

42

Língua de ensino

Português

Objectivos

 

OS OBJECTIVOS DA DISCIPLINA DE PC 

Os objectivos da disciplina podem ser, assim, sumariados nos seguintes pontos: 

(i) plano das aprendizagens/aquisições de conhecimentos: 

  • conceptualizar as ideias motoras da modernidade e a sua evolução até aos nossos dias na cultura contemporânea
  • discernir o papel da racionalidade científica e técnico-científica na nossa compreensão actual do mundo social e individual
  • compreender por via de análise de obras de reflexão filosófica, literárias e cinematagráficas a relação estreita entre a representação objectiva do mundo e a compreensão subjectiva da vida humana

 (ii) plano da aquisição de competências: 

  • efectuar uma reflexão crítica sobre aspectos problemáticos da cultura contemporânea e a sua apropriação e/ou tradução conceptual em forma de auto-compreensão e compreensão axiológica
  • contextualizar os fenómenos da contemporaneidade numa perspectiva diacrónica e dinâmica
  • elaborar uma compreensão da contemporaneidade de um modo coerente e incisivo mediante a utilização de conceitos complexos oralmente e por escrito

 

 

Pré-requisitos

Esta disciplina é de primeiro e/ou de segundo ciclo, conforme o curso.

Indica-se, acima de tudo, para alunos do segundo ano em adiante. 

Conteúdo

A contemporaneidade cultural e a modernidade ocidental. 

O progresso técnico-científico e os desafios éticos e filosóficos que acarreta.

O avançar dos saberes e a persistência do mal

A dissolução digital das fronteiras e a globalização política, económica e cultural o endurecimento dos fundamentalismos religioso e secular.

A mutação radical da nossa percepção do tempo e do espaço e a erosão de uma memória cultural milenar.

A luta pelo reconhecimento dos direitos e a modernidade ocidental como processo emancipatório do Sujeito.

O corpo natural e a reinvenção da definição de vida: os novos trajectos do corpo bio-tecnológico.

Consequências concretas dos conceitos de “família”, "tradição", risco", "democracia" e "globalização" desenvolvidos por Anthony Giddens.

Bibliografia

 

Gedeão, António.  RTX-78/24

Giddens, Anthony. O Mundo na Era da Globalização 

Kant, Immanuel, "Que é o Iluminismo?" 


Kafka, Franz. A Metamorfose


Fontes multi-média: podcasts, documentários, filmes, etc..


Método de ensino

Análise de sites representativos da cultura contemporânea, leitura de excertos de ensaios e/ou excertos de obras literárias, visionamento e análise de (excertos de) filmes pertinentes, debates sobre temas da contemporaneidade e a elaboração de ensaios e de uma apresentação oral. 

Especificamente:

1. Debates semnais: análise de sites, leitura de excertos de ensaios e/ou excertos de obras literárias antes e durante a aula, visionamento e análise de filmes pertinentes, debates sobre temas da contemporaneidade de acordo com os núcleos temáticos do Programa ao longo do semestre; a elaboração de breves comentários (um parágrafo) em determinadas aulas na sequência dos temas abordados e discutidos na aula; estes escritos fazem parte do dossier do/a aluno/a a entregar no final do semestre;

2. A elaboração de duas reflexões escritas (uma página/cada) relacionadas com os workshops organizados no âmbito de PC; estas reflexões fazem parte do Dossier do/a aluno/a a entregar no final do semestre; 

3. A elabração de uma apresentação oral, em power point, a realizar-se, ou individualmente, ou em grupo.

Método de avaliação

 

PC AVALIAÇÃO 2016-2017

1. ASSIDUIDADE E PARTICIPAÇÃO = 40%

QUANTAS AULAS NO MÍNIMO? = 9/12

PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL EM CADA AULA, bem como a elaboração de duas reflexões relativas a dois dos três workshops planeados para PC entre Março e Maio.

(DE MODO A TODOS PODEREM PARTICIPAR NAS AULAS, MESMO OS MAIS RESERVADOS, E DEVIDO AO GRANDE NÚMERO DE ALUNOS INSCRITOS EM PC, HAVERÁ em determinadas aulas UMA ACTIVIDADE DE ESCRITA, i.e., BREVES REFLEXÕES -- aproximadamente, um parágrafo -- BASEADAS NO tema da respectiva aula. ISTO FARÁ PARTE DO DOSSIER DO/A ALUNO/A, VERTENTE: ASSIDUIDADE E PARTICIPAÇÃO.)

 

2. O PROJECTO = 40%

(UM PROJECTO PROPOSTO POR UM/A ALUNO/A OU POR UM GRUPO DE ALUNOS (ATÉ 6 INDIVÍDUOS), BEM COMO PELO MENOS UMA REUNIÃO COM O DOCENTE AO LONGO DO SEMESTRE PARA DIÁLOGO EM TORNO DO PROJECTO ANTES DO DIA DA SUA APRESENTAÇÃO)

 

3. O Dossier de cada aluno -- a entregar no final do semestre -- contém, portanto, as reflexões e o projecto.

 

 

 

 

 

 

UMA IGNOREE DE CRÉDITO EXTRA = 20%

 

·         A ELABORAÇÃO DE UMA REFLEXÃO EM TORNO DO TERCEIRO WORKSHOP

·         E-MAILS TROCADOS COM O DOCENTE

·         PARTICIPAÇÃO NO FORUM DE PC (VER MOODLE)

·         REALIZAÇÃO DE PROPOSTAS DE REFLEXÃO E/OU ACTIVIDADE POR PARTE DO/A ALUNO/A

·         ASSIDUIDADE A MAIS DE 9 AULAS

·         REALIZAÇÃO DE REFLEXÕES EM TORNO DE UM OU MAIS FILMES DO CINE CLUBE: VER CALENDÁRIO DE FILMES NO PORTAL DA BIBLIOTECA

 

 

 

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