Faculdade de Ciências e Tecnologia

Biologia Molecular B

Código

1116

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências da Vida

Créditos

6.0

Professor responsável

José Paulo Nunes de Sousa Sampaio, Sérgio Joaquim Raposo Filipe

Horas semanais

4

Total de horas

72

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objetivo principal da disciplina de Biologia Molecular B é a apresentação/descrição dos diferentes processos moleculares que asseguram a viabilidade de uma unidade celular e a identificação dos diferentes componentes que exercem estas funções. Deste modo, os alunos serão expostos a uma introdução generalista dos diferentes processos que asseguram a viabilidade numa unidade celular (bactéria ou célula eucariótica) tendo uma especial atenção aos processos moleculares que permitem a transmissão e a interpretação da informação hereditária.

Após a frequência desta disciplina, cujas aulas focar-se-ão na síntese, estrutura e regulação da expressão de genes de uma unidade celular, os alunos deverão ser capazes de:

  1. Identificar os diferentes componentes que são encontrados em diferentes tipos de células.
  2. Descrever o processo através do qual a molécula de DNA foi identificada como determinante para a informação hereditária
  3. Identificar a composição química da molécula de DNA, da sua estrutura e da sua organização dentro de uma unidade celular.
  4. Descrever o processo de replicação do DNA, dos mecanismos que asseguram a fiabilidade deste processo e como os diferentes elementos são normalmente usados no laboratório.
  5. Descrever o processo através do qual a informação codificada na molécula de DNA é convertida em mRNA (transcrição) e proteína (tradução).
  6. Identificar mecanismos que asseguram a regulação do processo de expressão genética.

Pré-requisitos

A frequência das aulas práticas lecionadas na disciplina de Biologia Molecular B é obrigatória.

Nestas aulas práticas, os alunos poderão executar tarefas, consideradas de rotina num laboratório de Biologia Molecular e apresentadas em diferentes protocolos experimentais, e integrarem os conceitos lecionados nas aulas teóricas através da realização de tarefas que incluem a interpretação dos resultados experimentais obtidos.

Conteúdo

O programa da disciplina inclui os seguintes tópicos:

  1. Componentes moleculares das células e suas funções.
  2. Experiências que demonstraram como o DNA é responsável pela hereditariedade.
  3. Estrutura e composição química dos diferentes ácidos nucleicos.
  4. Caracterização do DNA presente numa unidade celular (composição, organização e empacotamento).
  5. Mecanismos usados para a propagação, com elevada fidelidade, do DNA (replicação).
  6. Processos de modificação e mutagénese do DNA.
  7. Mecanismos utilizados na recombinação e reparação da molécula de DNA.
  8. Processos que as células usam, e sua regulação, para ler a informação codificada seu genoma: (1) do DNA para o RNA (transcrição); (2) do RNA para a proteína (tradução).
  9. Controlo da expressão genética.

Os protocolos executados em laboratório incluem:

  1. Propagação de células bacterianas em meios de cultura líquidos.
  2. Isolamento, purificação e quantificação de ácidos nucleicos
  3. Quantificação e análise de pureza de uma amostra de DNA por espectrofotometria nos UV.
  4. Hidrólise enzimática do DNA plasmídico e análise dos fragmentos resultantes por electroforese em gel de agarose.
  5. Isolamento de DNA de células da mucosa oral e amplificação de fragmentos de DNA por PCR.
  6. Regulação da expressão genética: avaliação da ativação do operão Lac.

Bibliografia

- Molecular Biology of the Cell; B. Alberts, A. Johnson, J. Lewis, D. Morgan, M. Raff, K. Roberts, P. Walter; 6ª edição (2015). Garland Science, Taylor & Francis Group, New York.

- Biologia Celular e Molecular; C. Azevedo, C. E.; 5ª edição (2012). Lidel, Porto.

- Diapositivos e documentos apresentados nas aulas teóricas e nas aulas práticas que serão fornecidos pelos docentes.

- Páginas na internet, de associações com a American Society for Microbiology, Howard Hughes Medical Institute, com conteúdos associados a temas lecionados nas aulas.

Método de ensino

Ensino teórico e laboratorial com sessões teórico-práticas para resolução de problemas, resolução de questionários.

Método de avaliação

Avaliação:

Os conceitos dominados pelo aluno nesta unidade curricular serão avaliados através de três componentes de avaliação:

- uma componente de avaliação teórico-prática dos conhecimentos adquiridos, que será avaliada através da realização de dois testes escritos com perguntas sobre os conteúdos lecionados nas aulas teóricas (80% da classificação final, ou seja 16/20 valores). Cada um destes elementos de avaliação terá uma classificação realizada com uma casa decimal.

- uma componente de avaliação laboratorial, avaliada através de um processo de avaliação contínua do aluno no laboratório (15% da classificação final, ou seja 3/20 valores). Esta avaliação, com uma classificação realizada com uma casa decimal em todos os momentos de avaliação, será efetuada através de uma apresentação oral (2/20 valores) e uma ficha sobre os resultados experimentais obtidos numa das últimas aulas lecionadas na unidade curricular (1/20 valores)

- uma componente de avaliação sumativa realizada através de elementos de avaliação apresentados pelos alunos em contexto de sala de aula (5% da classificação final, ou seja, 1/20 valores). Esta componente de avaliação será avaliada pelo número de elementos de avaliação realizados pelos alunos nas aulas teóricas. No caso em que o número de elementos de avaliação entregues pelo aluno for menor do que 80% do número de elementos realizados nas aulas teóricas, esta componente terá uma classificação com a mesma nota obtida pelo aluno na componente de avaliação teórico-prática, com uma classificação realizada com uma casa decimal. No caso em que exista a entrega de mais do que 80% dos elementos de avaliação, realizados em todas as aulas teóricas, o aluno obterá uma classificação máxima neste parâmetro e, deste modo, poderá majorar a nota de avaliação teórico-prática em 1 valor.

 

Frequência:

De modo a poderem ter frequência à disciplina de Biologia Molecular B, os alunos terão de assistir a um mínimo 2/3 das aulas práticas lecionadas, ou seja, só podem ter 4 faltas não justificadas num total de 13 aulas. Será assinada uma folha de presença nas aulas práticas.

As aulas teóricas não são obrigatórias, mas a sua frequência, aferida através da componente de avaliação sumativa (elementos de avaliação assinados e entregues durante as aulas teóricas), permitirá ao aluno majorar a nota de avaliação teórica em 1 valor pela simples presença e participação nas aulas teóricas. Os alunos que venham a identificados com elementos perturbadores das aulas teóricas, para além de serem convidados a saírem da aula, não poderão entregar, nesse dia, o elemento de avaliação sumativa.

 

Aprovação:

De modo a poder ter aprovação na disciplina de Biologia Molecular B, um aluno terá de ter uma classificação nos dois testes, sem nota mínima, que lhe permita ter uma média aritmética superior ou igual a 9,5 valores, na componente de avaliação teórico-prática. Não há nota mínima na componente de avaliação laboratorial nem na componente de avaliação sumativa.

 

Falta de pontualidade às aulas práticas e outras questões:

As aulas práticas têm início 10 min depois da hora indicada pelo horário do CLIP.

Com um atraso superior a 20 minutos, depois da hora indicada pelo horário do CLIP, e inferior a uma hora, o docente emitirá uma notificação de atraso. Caso o aluno receba três notificações de atraso injustificadas, estas serão automaticamente convertidas numa falta de presença, sem possibilidade de justificação, na terceira aula em que foi observado o atraso repetido.

Caso o aluno se apresente nas aulas práticas sem o material necessário para estas (por exemplo, sem a bata, o protocolo da aula, ou outro material indicado pelo docente), o aluno receberá uma notificação de falta de material.  Caso o aluno receba três notificações de falta de material, estas serão automaticamente convertidas numa falta de presença, sem possibilidade de justificação, na terceira aula em que foi observado a falta de material.

Com um atraso superior a 60 minutos, depois da hora indicada pelo horário do CLIP, o aluno poderá assistir à aula, se assim o entender, mas ser-lhe-á marcada uma falta de presença.

Caso o aluno tenha 2 ou mais faltas, não justificadas, em aulas práticas correspondentes a um módulo conducente a uma apresentação oral, o aluno terá de fazer a apresentação do trabalho sozinho e a sua avaliação será independente da avaliação do seu grupo.

 

Justificações de faltas e notificações nas aulas práticas:

O aluno poderá justificar faltas de presença, ou de notificações de atraso, através de atestados ou outros documentos considerados relevantes e emitidos por entidades oficiais.

Atestados e/ou outras justificações relevantes só poderão ser submetidas até à aula imediatamente a seguir à falta (ou última falta, se houver várias faltas de presença consecutivas).

 

Momentos de avaliação nas aulas práticas:

A data das apresentações será divulgada no início das aulas e não haverá data(s) alternativa(s), nem repetição de nenhuma das duas apresentações. Caso um aluno falte a uma apresentação oral, com justificação válida e tenha participado na realização dos trabalhos e na preparação da apresentação (a ser confirmado pelos colegas do grupo) terá a nota correspondente igual à do seu grupo. Pode ser atribuída nota diferente aos elementos de um mesmo grupo, em consequência da exposição oral e das respostas dadas às questões colocadas pelos docentes. 

 

Estudantes trabalhadores e outros casos excecionais:

O método de avaliação da componente laboratorial terá de ser obrigatoriamente combinado com os docentes no início do semestre.

 

Resumo e outras questões

Componente de avaliação teórico-prática de conhecimentos (80% da nota final - total 16/20 valores)

Dois Testes Parciais escritos

  • Duração máxima de 1,5 – 2 h.
  • Não há nota mínima nos testes. Não há repetições dos testes.
  • Caso o aluno falte a um dos testes terá nota 0 nesse teste.
  • A nota é obtida pela média aritmética simples dos 2 testes, com uma classificação realizada com uma casa decimal, calculada até às décimas.

 

Componente da avaliação laboratorial 15% (total 3/20 valores)

  • Uma apresentação oral (2/20 valores) sobre os resultados obtidos nas aulas práticas
  • Uma ficha sobre os resultados experimentais obtidos numa das últimas aulas lecionadas na unidade curricular (1/20 valores).
  • A nota em cada momento de avaliação é apresentada com arredondamento efetuado até às décimas.
  • Não há nota mínima nos elementos de avaliação desta componente. Não há repetições dos testes. Caso o aluno falte a um destes elementos de avaliação terá nota 0.

 

Componente da avaliação sumativa 5% (total 1/20 valores)

  • Avaliação efetuada com base no número de elementos de avaliação realizados nas aulas teóricas.
  • Se o número de elementos de avaliação do aluno for menor do que 80% do número de elementos realizados, esta componente terá um valor igual à componente de avaliação teórica. Caso contrário, terá nota máxima (1/20 valores)

 

Exame de recurso

  • O exame de recurso poderá ser realizado para suprir a componente de avaliação teórico-prática. Incluirá perguntas sobre os conteúdos lecionados nas aulas teóricas e deverá ter uma duração máxima de 1,5-2h. A nota final será obtida do mesmo modo que a classificação obtida por avaliação contínua: uma componente de avaliação teórico-prática (80%); uma componente de avaliação laboratorial (15%) e uma componente de avaliação sumativa (5%).
  • Destina-se aos alunos reprovados (nota final na componente de avaliação teórico-prática, ou seja, na média dos dois testes sem nota mínima, inferior a 9,5 valores), mas com frequência e nota na componente de avaliação laboratorial, ou para os alunos que pretendam melhorar a nota da componente teórico-prática (inscrição no CLIP obrigatória).
  • Alunos sem frequência à disciplina não se podem apresentar a exame de recurso.

 

Alunos de anos anteriores com frequência válida (2014-2015 e 2015-2016):

Os alunos dos anos anteriores e com frequência válida, estão dispensados das aulas práticas. Mantêm a nota da componente Laboratorial (TBLs), que será convertida proporcionalmente na componente laboratorial descrita atrás, mas terão de ser avaliados na componente teórico-prática de um modo semelhante aos outros alunos (através da avaliação por dois testes, sem nota mínima, cuja média, arredondada às décimas, contribuirá com 80% da nota final na disciplina ou, no fim do semestre, através de um exame de recurso, cuja classificação, arredondada às décimas, contribuirá com 80% da nota final na disciplina. Estes alunos terão uma classificação na componente de avaliação sumativa semelhante à obtida na classificação na componente teórico-prática.

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