
Atividade Prática de Desenvolvimento Curricular (Prj)
Código
11293
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Informática
Créditos
15.0
Total de horas
50
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende consolidar uma visão integrada de várias técnicas, metodologias e princípios, assim como o seu suporte ao nível dos sistemas computacionais, abordados ao longo do primeiro ciclo, no contexto de concepção e implementação de um sistema informático de média complexidade. O projeto, realizado por grupos de alunos, requerer a integração de vários subsistemas, e envolver de forma efetiva, competências endereçadas de forma independente nas várias disciplinas de primeiro ciclo, nomeadamente modelação e desenho de software, bases de dados, algoritmos e estruturas de dados, linguagens de programação, sistemas e redes de computadores, e interfaces pessoa-máquina.
Pré-requisitos
Para frequentar a disciplina de PI têm que satisfazer as seguintes condições:
- Necessitem, no máximo, de 24 créditos ECTS para a conclusão da licenciatura (além dos créditos ECTS da unidade PI);
- Tenham obtido aprovação às seguintes disciplinas:
- Algoritmos e Estruturas de Dados (AED);
- Bases de Dados (BD);
- Fundamentos de Sistemas de Operação (FSO);
- Métodos de Desenvolvimento de Software (MDS);
- Linguagens e Ambientes de Programação (LAP);
- Redes de Computadores (RC).
Se não cumprir algumas dessas condições a decisão cabe à Comissão Científica da LEI, que analisará caso a caso.
Adicionalmente é considerado como muito vantajoso para os alunos a frequência da unidades curriculares
- Desenvolvimento de Aplicações Web (DAWeb);
- Sistemas Distribuídos
Considerando a carga de trabalho envolvida é fortemente aconselhável que além de PI os alunos não estejam inscritos a mais do que 18 ECTS, preferencialmente 12 ECTS. Para aqueles que estejam a fazer a unidade PIICEI devem procurar ajustar o período de trabalho com o orientador para não colidir com PI.
Conteúdo
Inicialmente é apresentado aos alunos um cenário aplicacional e os requisitos de uma aplicação informática, a qual deverá ser desenhada como uma sistema com vários componentes e recorrendo a várias técnicas. Tipicamente, será um pequeno sistema de gestão de informação, composto por um repositório de informação persistente, uma arquitetura cliente-servidor, usando a Web, uma interface com o utilizador, um subsistema de configuração por "scripting". Este enunciado é comum a todos os alunos que se irão organizar em grupos de 3/4 alunos, sendo que cada grupo é livre de desenhar soluções próprias, recorrendo a tecnologias distintas, dentro das balizas definidas no enunciado.
O programa de uma unidade curricular com estas características não segue os termos habituais, sendo no entanto de salientar os tópicos seguintes:
- Familiarização com os conceitos, as tecnologias e as metodologias necessárias ao longo do projeto.
- Técnicas de gestão de projeto informático e de trabalho em equipa.
- Técnicas de comunicação (documentação, apresentação, posters).
- Aspectos fundamentais de segurança no desenho de aplicações Web.
- Aspectos fundamentais de aplicações móveis e de Web-móvel
- Aspectos elementares no desenho de interfaces Web.
- Aspectos fundamentais de informação geo-localizada.
Bibliografia
Não aplicável
Método de ensino
Todo o ensino nesta disciplina é orientado para a elaboração por parte dos alunos, com um elevado grau de autonomia, de um projeto com dimensão considerável e que envolve conhecimentos de várias áreas da Informática.
O enunciado do projecto é igual para todos os alunos. É admitido algum grau de variabilidade nos projectos, tanto quanto às ferramentas tecnológicas para desenvolvimento, como quanto a funcionalidades do sistema para além do conjunto mínimo.
O projecto é feito maioritariamente por grupos de 3 alunos, podendo por indicação da equipa docente haver poucos grupos de 4 alunos.
A disciplina funciona com duas horas de apoio e acompanhamento semanais e aulas teórico-práticas/seminários que decorrerão, em datas que serão indicadas aos alunos com antecedência.
Há 5 turnos de acompanhamento semanal, cada um deles assegurado por um dos docentes da disciplina. Todos os alunos que constituem cada grupo têm que estar obrigatoriamente inscritos no mesmo turno.
As horas de apoio e acompanhamento não deverão em caso algum ser confundidas com tradicionais aulas práticas. Nelas não será dada matéria e, na grande maior parte dos casos, nem sequer exercícios para os alunos resolverem. Assim sendo, as aulas teórico-práticas revestem-se de especial importância, pois o seu conteúdo não voltará a ser repetido em nenhuma ocasião.
Método de avaliação
A avaliação desta unidade curricular tem uma forte componente sobre o trabalho desenvolvido pelo grupo e uma menor componente individual. São 4 as componentes da avaliação:
C1 - Avalia o desempenho e participação do aluno nas AULAS PRÁTICAS e, de um modo geral, na interação com o docente ao longo do semestre. Este desempenho faz-se por observação e indicadores de desempenho registrados, em relação a presença, controlo de evolução do trabalho, pró-actividade e autonomia, controlo e acompanhamento do projeto bem como do nível de "reporting/tracking" das tarefas do projeto e qualidade de chefias do projeto na interação com os docentes.
C2 - Trabalho desenvolvido / qualidade e extensão do projeto - Avalia a qualidade, extensão e cobertura de requisitos do projeto, (com avaliação final de objetivos alcançados, completude face a especificações, robustez e usabilidade e aspectos de qualidade de produto e processo), incluindo a qualidade documentação técnica a entregar.
C3 - Prova oral / workshop de apresentação, poster e demonstração e discussão do trabalho. Aferição com base numa grelha de critérios a aplicar às apresentações, demonstrações e consistência do desempenho do grupo na prova oral (workshops). Da grelha de avaliação da prova oral poderá diferenciar-se ou destacar-se a atuação de um dos membros do grupo, dependendo do desempenho individual na apresentação e defesa do trabalho do grupo bem como da participação geral nos workshops e em intervenções que possam ter lugar sobre outros trabalhos.
C4: Exame (Exame escrito) - Aferição de conhecimento individual, em geral, sobre aspectos de domínio do sistema desenvolvido e sobre ferramentas utilizadas .
A nota final é obtida pela formula 0.6 x C2 + 0.2 x C3 + 0.2 x C4, sendo que as classificações de C2 a C4 são dadas entre 0 e 20, arredondadas às décimas.
A componente C1 será avaliada entre -1 e 1, e será a somar à nota anteriormente obtida, sendo que a nota final será sempre menor ou igual a 20.
Para obter aproveitamento na unidade curricular, tem que ter nota final e a nota de exame superior ou igual a 10.
Se a nota de exame for inferior a 10, repete em exame de recurso, desta vez oral.
Não existe a noção de frequencia. Nenhuma componente de avaliação transita de ano. Melhoria significa fazer nova edição completa.