Faculdade de Ciências e Tecnologia

Modelação em Geotecnia (MEG)

Código

11301

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Engenharia Civil

Créditos

6.0

Língua de ensino

Português

Objectivos

Pretende-se que o aluno domine modelos básicos do comportamento de solos de forma a que, integrando-os em códigos de elementos finitos, possa modelar o comportamento de estruturas geotécnicas.

Conteúdo

Introdução aos conceitos base de modelação.

Noções sobre o método dos elementos finitos: discretização e aproximação, construção de matrizes elementares, sistema governativo, noções sobre condições de não-linearidade.

Modelos de comportamento: modelação da elasto-plasticidade, dedução das matrizs de comportamento elasto-plástico, aplicação a modelos usuais na Mecânica dos Solos - Mohr-Coulomb, HSM e Cam-Clay.

Modelação de estruturas geotécnicas: parâmetros básicos dos modelos, seu cálculo a partir de resultados de ensaios. Modelação do comportamento mecânico do solo e modelação do comportamento de estruturas geotécnicas. Aspectos particulares deste tipo de modelação.

Bibliografia

Bhatti, M. Asghar (2005) Fundamental finite element analysis and its applications: with mathematica and Matlab. John Wiley and Sons. ISBN 0-471-64808-6.

Muir Wood, D. (2004) Geotechnical Modelling (Applied Geotechnics), Taylor & Francis | 2004-09 | ISBN: 040419237305

Método de ensino

Aulas teóricas, de exposição e explicação das matérias do programa.

Aulas práticas para aplicação dos conceitos adquiridos nas aulas teóricas.

Método de avaliação

A disciplina tem duas componentes de avaliação: teórico-prática e laboratorial, tendo cada componente igual peso na nota final, com nota mínima de 9 val. na componente teórico-prática.

A componente teórico-prática é avaliada por tres testes e a laboratorial por tres trabalhos, todos com igual peso em cada uma das componentes.

Não existem condições de frequência.

 Os alunos podem ainda realizar um exame de recurso para avaliação da componente teórico-prática.

Um aluno desejando efectuar melhoria de nota será classificado de igual forma à descrita anteriormente.

Aconselham-se os srs. alunos a consultarem o artigo do Regulamento de Avaliação da FCT, sobre Plágio e Fraude, que será seguido estritamente na disciplina.

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