
Tecnologias de Processamento de Dados na Agro-Indústria
Código
11376
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências da Terra
Créditos
6.0
Professor responsável
José António de Almeida, Sofia Verónica Trindade Barbosa
Horas semanais
4
Total de horas
56
Língua de ensino
Português
Pré-requisitos
Nenhuns em especial.
Conteúdo
Revisões de análise estatística e teoria das probabilidades. Visualização gráfica de dados. Variáveis categóricas e contínuas. Variáveis auxiliares. Estatísticas univariadas e bivariadas. Posição central, dispersão, assimetria e kurtose. Frequências. Correlação e similitude. Probabilidade. Incerteza. Variáveis aleatórias. Leis de distribuição de probabilidades. Lei Binomial e de Poisson. Lei Normal. Testes de hipóteses. Simulação de Monte Carlo. Regressão. Modelos lineares generalizados. Abordagem espacio-temporal. Curvas de crescimento. Análise multivariada. Classificação ascendente hierárquica e classificação não hierárquica (K-means). Análise de variância (ANOVA). Análise em componentes principais. Análise de correspondências. Análise espacial de dados contínuos e modelação. Covariância espacial e variograma. Estimação por krigagem e validação posterior. Introdução ao ambiente R. Importação e exportação de dados. Tipos de objectos em R. Representação gráfica.
Bibliografia
[1] Gotelli, N.J., Ellison, A.M. (2004) A Primer Of Ecological Statistics, Sinauer Associates Inc, 511pp.
[2] McGarigal, K., Cushman, S., Stafford, S. (2000) Multivariate Statistics for Wildlife and Ecology Research, Springer, 283 pp.
[3] Plant, R.E. (2012) Spatial Data Analysis in Ecology and Agriculture Using R, CRC Press.
[4] Burkhart, H.E., Tomé, M. (2012) Modeling Forest Trees and Stands, Springer, 457pp.
[5] Isaaks, E.H., Srivastava, R.M., 1989. Applied Geostatistics. Oxford University Press, 561 pp.
Método de avaliação
A avaliação é de preferência do tipo contínuo, mas, alternativamente, pode ser feita pelo exame clássico. O modelo de avaliação contínuo é constituido por dois testes escritos para os algoritmos e métodos (que representam 25% + 25% da nota final) e um relatório feito por grupos de dois alunos com a resolução dos problemas práticos resolvidos nas aulas práticas (50% restantes). Alternativamente, e apenas para a componente teórica, os alunos podem optar pelo exame final, onde também podem fazer melhoria da nota dos testes. A frequência é obtida por assistência a 2/3 das aulas práticas.