
Seminário Interdisciplinar, Inovação em Educação
Código
11386
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
3.0
Professor responsável
João José de Carvalho Correia de Freitas
Língua de ensino
Português
Objectivos
- Conhecer as mais recentes orientações políticas e estudos internacionais em matéria de organização dos sistemas educativos e de processos de ensino-aprendizagem
- Compreender as possibilidades de inovação em educação a nível macro (sistema), meso (escolas e territórios) e micro (salas de aula e ambientes de aprendizagem
- Ser capaz de identificar e planear modelos e práticas inovadoras nos respectivos contextos profissionais
-
Conteúdo
1 – A organização dos sistemas educativos:
1.1. perspetivas inovadoras nos estudos e recomendações dos organismos internacionais (OCDE, UNESCO,…);
1.2. orientações recentes das políticas nacionais.
2 – As escolas e os territórios:
2.1. modelos e práticas inovadoras;
2.2. potencialidades educativas das instituições locais (culturais, artísticas, científicas, sociais, profissionais,…).
3 – As salas de aula e os ambientes de aprendizagem:
3.1. recomendações nacionais e internacionais sobre processos de ensino-aprendizagem modelos e práticas inovadoras.
Bibliografia
vária, a indicar pelos oradores
Método de ensino
A unidade curricular decorrerá com conferências semanais, seguidas de debate, com leitura prévia e fórum online.Será requerida a participação em pelo menos 4/5 das conferências.
Método de avaliação
A avaliação na unidade curricular será contínua e terá em consideração a assiduidade e participação nas conferências, bem como a elaboração por cada aluno de um artigo (máximo de 15000 caracteres, incluindo espaços) sobre a temática de uma ou várias conferências, para um público alvo devidamente identificado (e.g., jornal do tipo “A Página da Educação” ou um texto de opinião para um semanário ou diário).