Faculdade de Ciências e Tecnologia

História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia III

Código

11399

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Ciências Sociais Aplicadas

Créditos

9.0

Professor responsável

Isabel Maria da Silva Pereira Amaral

Horas semanais

8

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta disciplina tem por objetivo transmitir aos discentes um conjunto de conhecimentos decorrentes de uma leitura histórica e filosófica da ciência e da tecnologia, centrada numa perspetiva contemporânea com particular enfoque em:

  1. os novos paradigmas da investigação pós IIª Guerra Mundial
  2. a dinâmica das redes de investigação e de divulgação do conhecimento técnico científico

Os alunos adquirirão assim conhecimentos relativos a indivíduos, conceitos e teorias, instrumentos e técnicas, instituições (formais e informais) e publicações e redes.

Os alunos ficarão habilitados a:

  • compreender a existência e o modo de agir e pensar em diferentes contextos do passado e do presente.
  • avaliar a complexidade e diversidade de situações, acontecimentos e mentalidades.
  • compreender os problemas inerentes ao próprio registo histórico
  • Desenvolver uma atitude crítica e anti-reducionista, promotora de maturidade intelectual.

Conteúdo

Conteúdos programáticos gerais : 

  1. O ensino científico e técnico no século XX
  2. Os novos paradigmas da investigação no pós-II guerra Mundial
    1. Nas ciências físicas
    2. Nas ciências da vida e da saúde
    3. Nas engenharias
    4. A divulgação do conhecimento técnico-científico na internet e a sua relevância no ensino em Portugal
      1. ALLEA (pela Federação das Academias de Ciências e Humanidades, www.allea.org)
      2. International Networks for Natural Sciences (innspub.net)
      3. Tensions of Europe (http://www.tensionsofeurope.eu)
      4. international network on bioethics (bioethics-international.org)

Bibliografia

H. Collins, T. Pinch, T. (eds.), The Golem at Large: what you should know about technology, Cambridge, Cambridge University Press, 1998

 P. J.  Bowler, I. R. Morus, Making Modern Science. A Historical Survey, Chicago: Chicago University Press, 2005

S. Psillos,  M. Curd (eds.) The Routledge Companion to Philosophy of Science, Londres/Nova Iorque: Routledge, 2008 

T. G. Cook., History of Education in Europe, Nova Iorque: Beekman Pub,1974 (http://www.inventingeurope.eu/tours/)

Cursos