
História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia III
Código
11399
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Ciências Sociais Aplicadas
Créditos
9.0
Professor responsável
Isabel Maria da Silva Pereira Amaral
Horas semanais
8
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta disciplina tem por objetivo transmitir aos discentes um conjunto de conhecimentos decorrentes de uma leitura histórica e filosófica da ciência e da tecnologia, centrada numa perspetiva contemporânea com particular enfoque em:
- os novos paradigmas da investigação pós IIª Guerra Mundial
- a dinâmica das redes de investigação e de divulgação do conhecimento técnico científico
Os alunos adquirirão assim conhecimentos relativos a indivíduos, conceitos e teorias, instrumentos e técnicas, instituições (formais e informais) e publicações e redes.
Os alunos ficarão habilitados a:
- compreender a existência e o modo de agir e pensar em diferentes contextos do passado e do presente.
- avaliar a complexidade e diversidade de situações, acontecimentos e mentalidades.
- compreender os problemas inerentes ao próprio registo histórico
- Desenvolver uma atitude crítica e anti-reducionista, promotora de maturidade intelectual.
Conteúdo
Conteúdos programáticos gerais :
- O ensino científico e técnico no século XX
- Os novos paradigmas da investigação no pós-II guerra Mundial
- Nas ciências físicas
- Nas ciências da vida e da saúde
- Nas engenharias
- A divulgação do conhecimento técnico-científico na internet e a sua relevância no ensino em Portugal
- ALLEA (pela Federação das Academias de Ciências e Humanidades, www.allea.org)
- International Networks for Natural Sciences (innspub.net)
- Tensions of Europe (http://www.tensionsofeurope.eu)
- international network on bioethics (bioethics-international.org)
Bibliografia
H. Collins, T. Pinch, T. (eds.), The Golem at Large: what you should know about technology, Cambridge, Cambridge University Press, 1998
P. J. Bowler, I. R. Morus, Making Modern Science. A Historical Survey, Chicago: Chicago University Press, 2005
S. Psillos, M. Curd (eds.) The Routledge Companion to Philosophy of Science, Londres/Nova Iorque: Routledge, 2008
T. G. Cook., History of Education in Europe, Nova Iorque: Beekman Pub,1974 (http://www.inventingeurope.eu/tours/)