Faculdade de Ciências e Tecnologia

Pedagogia e Didática da Matemática I

Código

11527

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

António Manuel Dias Domingos

Horas semanais

5

Total de horas

70

Língua de ensino

Português

Objectivos

 • Desenvolver um conjunto de ferramentas conceptuais relevantes para o processo de ensino-aprendizagem da Matemática;

 • Proporcionar a integração de diversos saberes disciplinares, tornando-os relevantes para a prática profissional;

 • Desenvolver a capacidade de análise e reflexão sobre o currículo, as situações de ensino-aprendizagem da Matemática e sobre os problemas da prática profissional;

 • Proporcionar contextos relevantes para a prática profissional futura e onde seja possível desenvolver a capacidade de trabalhar cooperativamente.

 

Pré-requisitos

A frequência desta disciplina pressupõe que o aluno domina os conhecimentos matemáticos adequados.

Conteúdo

A. A natureza da matemática

B. Finalidades do ensino da matemática

C. Aprendizagem da matemática

D. A aula de matemática

E. Matemática e resolução de problemas

F. Investigações matemáticas

G. Avaliação

Bibliografia

Abrantes, P., Serrazina, L. & Oliveira, I. (1999). A Matemática na Educação Básica. Lisboa:

Ministério da Educação – DEB.

Davis, P. J., & Hersh, R. (1986/1995). A experiência matemática. Lisboa: Gradiva.

Matos, J. M., e Serrazina, M. L. (1996). Didáctica da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta.

National Council of Teachers of Mathematics. (1991). Normas para o currículo e a avaliação em

matemática escolar. Lisboa: APM/IIE.

Pacheco, J. A. (2001). Currículo: Teoria e práxis (2ª edição ed.). Porto: Porto Editora.

Poincaré, H. (1988). Intuição e lógica em Matemática. Em APM (Ed.),

Cadernos de Educação e Matemática — A natureza da Matemática (pp. 7-16). Lisboa: APM.

Santos, L. (2003). A avaliação em documentos orientadores para o ensino da matemática: uma

análise sucinta. Quadrante, 12(1), 7-20.

Programas de Matemática em vigor

Neves, Maria Augusta Ferreira e outros, (2011) Matemática 7,8, 9, Porto Editora 

Neves, Maria Augusta Ferreira e outros, (2011) Matemática A 10, 11 Porto Editora 

Método de ensino

Será adoptado um conjunto diversificado de metodologias de ensino que incluirá:

- Apresentação de algumas ideias ou teorias relavantes para as temáticas em estudo, reflexão critica sobre estas e discussão do potencial que encerram;

- Leitura crítica de textos de autores relevantes ou produzidos pelos alunos e discussão dos contributos que podem trazer à futura prática profissional dos alunos;

- Análise de tarefas matemáticas com características distintas e discussão das suas potencialidades para o ensino da Matemática, bem como da diversidade existente entre estas;

- Simulação de aulas pelos alunos (momentos de implementação de tarefas matemáticas previamente preparadas pelos alunos) e sua análise e discussão.

Método de avaliação

A avaliação será contínua e terá por base:

- A participação dos alunos no trabalho da aula;

- A discussão de textos e elaboração de reflexões orais e escritas sobre estes;

- Trabalhos individuais escritos sobre temas do programa, sua apresentação oral e discussão;

-  A discussão de alguns conteúdos programáticos e possíveis abordagens didácticas;

- A resolução de tarefas diversas com apresentação de possíveis abordagens didácticas;

-Trabalhos individuais escritos sobre abordagens didácticas de conteúdos programáticos, sua apresentação oral e discussão.

Os alunos que por motivo de faltas a aulas (ainda que de forma justificada) não consigam realizar todos os elementos da avaliação contínua poderão ter que realizar trabalhos adicionais e/ou um exame escrito.

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