
Pedagogia e Didática da Matemática I
Código
11527
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Matemática
Créditos
6.0
Professor responsável
António Manuel Dias Domingos
Horas semanais
5
Total de horas
70
Língua de ensino
Português
Objectivos
• Desenvolver um conjunto de ferramentas conceptuais relevantes para o processo de ensino-aprendizagem da Matemática;
• Proporcionar a integração de diversos saberes disciplinares, tornando-os relevantes para a prática profissional;
• Desenvolver a capacidade de análise e reflexão sobre o currículo, as situações de ensino-aprendizagem da Matemática e sobre os problemas da prática profissional;
• Proporcionar contextos relevantes para a prática profissional futura e onde seja possível desenvolver a capacidade de trabalhar cooperativamente.
Pré-requisitos
A frequência desta disciplina pressupõe que o aluno domina os conhecimentos matemáticos adequados.
Conteúdo
A. A natureza da matemática
B. Finalidades do ensino da matemática
C. Aprendizagem da matemática
D. A aula de matemática
E. Matemática e resolução de problemas
F. Investigações matemáticas
G. Avaliação
Bibliografia
Abrantes, P., Serrazina, L. & Oliveira, I. (1999). A Matemática na Educação Básica. Lisboa:
Ministério da Educação – DEB.
Davis, P. J., & Hersh, R. (1986/1995). A experiência matemática. Lisboa: Gradiva.
Matos, J. M., e Serrazina, M. L. (1996). Didáctica da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta.
National Council of Teachers of Mathematics. (1991). Normas para o currículo e a avaliação em
matemática escolar. Lisboa: APM/IIE.
Pacheco, J. A. (2001). Currículo: Teoria e práxis (2ª edição ed.). Porto: Porto Editora.
Poincaré, H. (1988). Intuição e lógica em Matemática. Em APM (Ed.),
Cadernos de Educação e Matemática — A natureza da Matemática (pp. 7-16). Lisboa: APM.
Santos, L. (2003). A avaliação em documentos orientadores para o ensino da matemática: uma
análise sucinta. Quadrante, 12(1), 7-20.
Programas de Matemática em vigor
Neves, Maria Augusta Ferreira e outros, (2011) Matemática 7,8, 9, Porto Editora
Neves, Maria Augusta Ferreira e outros, (2011) Matemática A 10, 11 Porto Editora
Método de ensino
Será adoptado um conjunto diversificado de metodologias de ensino que incluirá:
- Apresentação de algumas ideias ou teorias relavantes para as temáticas em estudo, reflexão critica sobre estas e discussão do potencial que encerram;
- Leitura crítica de textos de autores relevantes ou produzidos pelos alunos e discussão dos contributos que podem trazer à futura prática profissional dos alunos;
- Análise de tarefas matemáticas com características distintas e discussão das suas potencialidades para o ensino da Matemática, bem como da diversidade existente entre estas;
- Simulação de aulas pelos alunos (momentos de implementação de tarefas matemáticas previamente preparadas pelos alunos) e sua análise e discussão.
Método de avaliação
A avaliação será contínua e terá por base:
- A participação dos alunos no trabalho da aula;
- A discussão de textos e elaboração de reflexões orais e escritas sobre estes;
- Trabalhos individuais escritos sobre temas do programa, sua apresentação oral e discussão;
- A discussão de alguns conteúdos programáticos e possíveis abordagens didácticas;
- A resolução de tarefas diversas com apresentação de possíveis abordagens didácticas;
-Trabalhos individuais escritos sobre abordagens didácticas de conteúdos programáticos, sua apresentação oral e discussão.
Os alunos que por motivo de faltas a aulas (ainda que de forma justificada) não consigam realizar todos os elementos da avaliação contínua poderão ter que realizar trabalhos adicionais e/ou um exame escrito.