Faculdade de Ciências e Tecnologia

Pedagogia e Didática da Matemática II

Código

11528

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências e Tecnologia

Departamento

Departamento de Matemática

Créditos

6.0

Professor responsável

Helena Cristina Oitavem Fonseca da Rocha, Maria Helena Coutinho Gomes Almeida Santos

Horas semanais

5

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta disciplina tem como objectivo geral dotar os alunos com uma visão aprofundada dos modos de ensinar os diferentes tópicos que compõem os programas de Matemática do 3º ciclo e do ensino secundário preparando-lhes a actividade lectiva que se avizinha. Pretende-se adicionalmente que os alunos tomem conhecimento de movimentos de mudança dos programas em vigor.

Pré-requisitos

Os alunos deverão ter conhecimentos ao nível da disciplina de Pedagogia e Didáctica da Matemática I.

Conteúdo

A. Currículo

B. Programas de Matemática em Portugal

C. Ensino da estatística

D. Ensino das probabilidades

E. Ensino dos números e da álgebra

F. Ensino de funções e cálculo

G. Ensino da geometria

Bibliografia

Programas de Matemática do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

RIBEIRO, A., RIBEIRO, L., Planificação e avaliação do ensino-aprendizagem, Universidade Aberta, Lisboa, 1989

VALADARES, J., Avaliando para melhorar a aprendizagem, Plátano, Lisboa, 1998

Método de ensino

A metodologia a seguir nesta disciplina envolve a planificação das unidades didácticas correspondentes ao programa do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Relativamente a cada um dos temas a estudar em ambos os ciclos os alunos deverão desenvolver planos de aula, ou de uma sequência de aulas, de modo a estruturar o processo de ensino-aprendizagem. Estes planos serão alvo de uma simulação na sala de aula, de modo a testar as suas potencialidades e a discutir as dificuldades resultantes da sua implementação.

Método de avaliação

A avaliação será contínua e terá por base:

- a participação dos alunos no trabalho da aula,

- a realização de dois trabalhos individuais incidindo sobre a planificação de um conjunto de aulas de uma unidade didáctica

- a apresentação e discussão de planos de unidade e de aula,

- a realização de dois trabalhos de sintese e reflexão sobre temas do programa, sua apresentação e discussão,

- a realização de reflexões escritas sobre o trabalho desenvolvido nas aulas.

Os alunos que não estejam presentes em pelo menos 2/3 das horas de aula terão que realizar trabalhos adicionais, podendo ainda ter que realizar um exame final.

Cursos