
Introdução à Biofísica B
Código
11832
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Física
Créditos
6.0
Professor responsável
António Carlos Simões Paiva
Horas semanais
5
Total de horas
65
Língua de ensino
Português
Objectivos
Dar uma introdução aos principais conceitos da Física de um ponto de vista Biológico.
Pré-requisitos
Física do 11˚ ano do Ensino Secundário.
Conteúdo
As Leis de Newton
Os Fluidos
Fenómenos de Transporte
A Electrostática no Vácuo
A Electrostática na Água
A Corrente Eléctrica. A Resistência
A Óptica
Interferência, Difracção e Polarização
Bibliografia
- Slides PowerPoint apresentados nas aulas e Série de Problemas, afixados no CLIP.
Bibliografia Complementar
- “General Physics with Bioscience Essays”, 2nd Ed, Jerry Marion, Wiley, 1985
- “Introdução à Biofísica” Lídia Salgueiro, J. Gomes Ferreira. Fundação Calouste Gulbenkian, 1991
- “Biofísica Médida” J. J. Pedroso de Lima. Imprensa da Universidade, Coimbra, 2014
Método de ensino
A Unidade curricular funciona com três aulas teóricas semanais ao longo do semestre complementadas por aulas práticas onde são resolvidos problemas e discutidos os conceitos principais cobertos nas aulas teóricas.
Método de avaliação
Artigo 1º – Modo de avaliação de conhecimentos
1. De acordo com o Regulamento de Avaliação da FCT a avaliação em “Introdução à Biofísica” enquadra-se no tipo Avaliação contínua.
Artigo 2º – Classificação Final dos Estudantes
1. A classificação é a média aritmética arredondada às unidades das classificações obtidas em três testes (a classificação de cada teste é arredondada às unidades) em avaliação contínua ou a classificação do exame final em recurso arredondada às unidades.
2. Os estudantes que obtenham uma classificação no 1º teste igual ou inferior a seis valores perdem a possibilidade de aprovação em avaliação contínua.
Artigo 3º – Testes e Exame
1. Os testes são constituídos por uma parte formada por Questões de Escolha Múltipla e por outra parte com exercícios de resposta aberta.
2. Cada teste incidirá essencialmente sobre a matéria leccionada nas aulas teóricas até à aula teórica anterior ao teste.
3. Apesar de a avaliação nos testes não ser cumulativa, e devido à natureza dos assuntos abordados nesta Unidade Curricular, não é excluído que um elemento de avaliação se socorra de conhecimentos respeitantes à matéria avaliada no elemento anterior.
4. Os testes realizam-se no horário das aulas dos respectivos turnos teóricos, na sala onde normalmente decorrem as lições ou em sala previamente anunciada no CLIP.
5. Os estudantes inscritos num determinado turno teórico só podem realizar os testes calendarizados para esse turno. É OBRIGATÓRIO a inscrição no turno teórico para se poder apresentar no teste.
6. Os estudantes só poderão ter consigo durante a prova de avaliação:
a. Lápis e borracha (o lápis deverá ser bastante macio, B ou mais, por exemplo);
b. Documento de identificação com fotografia;
c. Uma calculadora científica;
7. Durante a realização das provas não é permitida a utilização de aparelhos electrónicos, tais como máquinas de calcular gráficas, programáveis, “tablets” e telemóveis (os quais devem estar desligados e não podem estar sobre as mesas onde é realizada a prova).
8. Não é permitido desagrafar as folhas dos cadernos com os enunciados.
9. A prova será anulada se não forem satisfeitos os nºs 5, 6 ou 7.
10. Os estudantes que cometam ou que tentem cometer uma fraude numa prova de avaliação (Teste ou Exame) terão a referida prova anulada e ficarão, automaticamente, reprovados na unidade curricular no presente ano lectivo.
11. Os 2º e 3º testes têm inscrição obrigatória no CLIP.
Artigo 4º – Melhoria de Classificação
1. Os estudantes que pretendam efectuar melhoria de classificação devem cumprir, para esse efeito, as formalidades legais de inscrição.
Artigo 5º – Trabalhadores Estudantes
1. Os estudantes são considerados como detentores do estatuto de Trabalhador Estudante se constarem como tal nas pautas no CLIP.
2. Os estudantes devem, assim que possível, comunicar o seu estatuto ao docente responsável da unidade curricular.
3. Os estudantes detentores do estatuto de Trabalhador Estudante, tal como os restantes estudantes, têm que realizar as provas de avaliação segundo o calendário previamente tornado público.
Artigo 6º – Outros
1. Os estudantes quando contactarem os docentes através de mensagem electrónica (email) devem indicar no “Assunto (Subject)” a seguinte informação: “IBf - Curso – Turno – Nome – Nº de estudante – Assunto”.
2. Não serão respondidas mensagens electrónicas com perguntas cuja resposta conste nos Artigos anteriores ou na página da unidade curricular no CLIP.