
Introdução à Investigação Operacional
Código
3107
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Departamento
Departamento de Matemática
Créditos
6.0
Professor responsável
Ana Luísa da Graça Batista Custódio
Horas semanais
5
Total de horas
70
Língua de ensino
Português
Objectivos
Introduzir a área científica da Investigação Operacional, nas suas componentes de modelação e optimização.
Estas duas componentes serão abordadas em diferentes temáticas subjacentes ao domínio científico da Investigação Operacional, nomeadamente na Optimização Linear, na Gestão de Stocks, na Gestão de Projectos, na Teoria da Decisão e na Simulação.
Sendo esta uma unidade curricular introdutória, alguns dos conteúdos serão (ou poderão ser, por escolha do aluno) aprofundados em unidades curriculares subsequentes do plano curricular.
Pré-requisitos
Os alunos devem ter conhecimentos básicos de Análise Matemática, Álgebra Linear e de Probabilidades e Estatística. Algum conhecimento de uma linguagem de programação, embora não obrigatório, será uma mais-valia.
Conteúdo
1 - Optimização Linear (formulação de problemas; método gráfico; método Simplex).
2 - Gestão de Stocks (modelos determinísticos básicos; extensões dos modelos determinísticos básicos).
3 - Gestão de Projectos (Método do Caminho Crítico; Diagrama de Gantt / Gestão de recursos; Redução da duração total de um projecto; Técnica PERT) .
4 - Teoria da Decisão (Decisão em situações de incerteza e de risco; Utilidade. Introdução à decisão multicritério; Decisões sequenciais).
5 - Simulação (Geração de números pseudo-aleatórios; Aplicações).
Bibliografia
1. "Elementos de apoio às aulas de Introdução à Investigação Operacional", "Enunciados de Exercícios de Introdução à Investigação Operacional", Ruy A. Costa
2. Investigação Operacional, Valadares Tavares et al, McGraw Hill
3 Investigação Operacional-Exercícios e Aplicaçõrs, Mourão et al, Verlag Dashofer
4. Introduction to Operations Research, Hillier e Lieberman, McGraw Hill
5. Operations Research - An Introduction, Taha, Prentice Hall
6. Operations Research- Applications and Algorithms, Winston, Brooks/Cole
7. Programação Linear (Vol. 1), Ramalhete et al, McGraw Hill
Método de ensino
As aulas teórico-práticas decorrem em laboratório computacional e permitem a apresentação dos conteúdos programáticos e a sua imediata aplicação, quando necessário utilizando meios informáticos.
Os alunos dispõem de elementos teóricos de apoio às aulas, bem como de enunciados de exercícios.
Quaisquer dúvidas são esclarecidas no decorrer das aulas, nas sessões semanais destinadas ao atendimento aos alunos ou ainda em sessões combinadas directamente entre aluno e professor.
Existe uma avaliação regular de conteúdos durante o semestre.
Método de avaliação
Regulamento de Avaliação de Conhecimentos de Introdução à Investigação Operacional (2º Semestre de 2016/17)
O presente documento regula o processo de avaliação de conhecimentos da unidade curricular Introdução à Investigação Operacional, no segundo semestre do ano lectivo 2016/17. Em qualquer situação omissa aplica-se o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, revisto a 15 de Dezembro de 2015.
Frequência
Estão dispensados da obtenção de Frequência os alunos com estatuto de Trabalhador Estudante ou que tenham obtido frequência à unidade curricular no ano lectivo 2015/16. Será atribuída Frequência a qualquer aluno que assista a pelo menos 2/3 das aulas leccionadas durante o semestre.
Avaliação Contínua
A Avaliação Contínua da unidade curricular é efectuada com recurso a três testes escritos, cada um com a duração de 1 hora (a que acresce 15 minutos de tolerância), cotados entre 0 e 20 valores.
Um aluno que cumpra o critério de Frequência acima explicitado, terá uma classificação final por Avaliação Contínua igual à média aritmética das classificação obtidas em cada um dos três testes, arredondada às unidades.
O aluno obterá aprovação na unidade curricular se esta classificação for superior ou igual a 10 valores. Caso contrário, o aluno terá reprovado por Avaliação Continua à unidade curricular.
Exame
Os alunos reprovados por Avaliação Contínua, que tenham obtido Frequência à unidade curricular ou que dela tenham sido dispensados, podem apresentar-se a uma prova complementar, adiante designada por Exame, a realizar na época de recurso.
O Exame consiste numa prova escrita, com duração de 3 horas, cotada entre 0 e 20 valores, que avalia a totalidade dos conteúdos leccionados na unidade curricular.
O aluno obterá aprovação na unidade curricular se a sua classificação no Exame, após arrendondamento às unidades, for superior ou igual a 10 valores. Caso contrário, o aluno terá reprovado à unidade curricular.
Defesa de Nota
Todos os alunos com uma classificação final superior a 17 valores (mesmo em situações de “Melhoria de Nota”) podem, caso o desejem, apresentar-se a uma prova de defesa de nota. A não realização desta prova implica uma classificação final de 17 valores à unidade curricular.
Melhoria de Classificação
Os alunos aprovados na unidade curricular podem requerer, mediante o cumprimento de todas as disposições impostas pela FCT-UNL, Melhoria de Classificação. Neste caso, devem realizar o Exame. A sua classificação final à unidade curricular será substituída pela nota de Exame (arredondada às unidades), caso esta lhe seja superior.
Logística
Em qualquer das provas escritas da unidade curricular, os alunos devem apresentar-se munidos de um caderno de prova em branco, material de escrita e um documento de identificação oficial, com fotografia recente.
Nas provas de avaliação só é permitida a utilização de calculadoras científicas básicas sem alfanuméricos, sem representação gráfica de funções e sem cálculo matricial. Não são ainda permitidos quaisquer dispositivos de comunicações móveis junto dos alunos.
Monte da Caparica, 4 de Janeiro de 2017